TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cultura organizacional

Por:   •  7/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.575 Palavras (11 Páginas)  •  771 Visualizações

Página 1 de 11

1 INTRODUÇÃO

A cultura organizacional pode ser conceituada como o conjunto de normas e leis compartilhadas pelos membros de uma organização. Deste modo, quando tratamos de cultura organizacional, fazemos relação com a forma que os valores são absorvidos, disseminados e propagados para os funcionários com o intuito de alcançar os objetivos da Organização.

No caso apresentado para estudo, o gerente de uma multinacional americana, aceitou o desafio para alavancar sua carreira numa grande empresa alemã e meses depois saiu da organização por não se adaptar à cultura existente.

Este trabalho encontra justificativa no desafio de analisar e compreender os diversos níveis de cultura existentes numa organização, bem como, de que maneira eles são benéficos à organização e até que ponto influenciam o comportamento dos funcionários, tomando como exemplo o problema mencionado para análise.

O estudo tem a finalidade de entender e pontuar, a importância da cultura existente numa empresa, pois a mesma é responsável pelo clima organizacional, ou seja, cada colaborador tem um papel importante adesempenhar no contexto empresarial, podendo influenciá-lo e ser por ele influenciado. Logo, esse clima gerado por uma cultura pré-existente pode impactar positiva ou negativamente a produtividade da empresa em questão.

• Nesse aspecto, têm-se como objetivo geral, analisar de que forma a cultura organizacional influencia o comportamento dos funcionários em uma empresa. E específicos: apresentar os níveis de cultura organizacional; identificar os impactos que a cultura organizacional pode causar no comportamento dos funcionários; analisar o processo de socialização dos novos membros; e compreender a relação do clima com a cultura organizacional.

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A cultura organizacional de uma empresa é a base que fundamenta as discussões sobrea identificação dos funcionários com a mesma.É através da cultura organizacional que se define a missão da organização e estabelecem-se os seus objetivos. Através dela é possível encontrar as normas informais e não escritas que orientam o comportamento dos seus membros no seu dia-a-dia para o alcance dos objetivos organizacionais. Segundo Sobral e Peci (2008, p.73) “a cultura organizacional é definida como um conjunto de significados compartilhados pelos membros da organização, expressa e produzida por meio de história, lendas, símbolos, linguagem e cerimônias”.

É por meio da cultura organizacional que é possível diferenciar uma organização da outra. Na avaliação de Chiavenato (2005)a cultura representa o universo simbólico da organização e proporciona um referencial de padrões de desempenho entre os funcionários, influenciando a pontualidade, produtividade e a preocupação com qualidade de serviço ao cliente. Conforme Chiavenato (2005) toda cultura organizacional se apresenta em três níveis: artefatos, valores compartilhados e pressupostos básicos.

Artefatos referem- se ao primeiro nível da cultura, é o mais visível e perceptível, ou seja, são as coisas que cada pessoa vê quando se depara com uma organização. Os artefatos tratam das estruturas e processos organizacionais visíveis, como os padrões comportamentais, o espaço físico, a linguagem, os logotipos, vestuários, os símbolos (SOBRAL; PECI, p. 73).

Através dos artefatos pode-se indicar visualmente ou auditivamente como se define a cultura da organização. Segundo Chiavenato (2010) quando se percorre os escritórios de organizações, pode-se notar como as pessoas se vestem, como falam, sobre o que conversam, como se comportam, o que éimportante e relevante para elas. Também faz parte dos artefatos os símbolos, os heróis, os lemas, as cerimônias anuais.

Valores compartilhados referem-se ao segundo nível da cultura. É mais profundo do que os artefatos e às vezes de difícil percepção. Segundo Sobral

ePeci (2008, p.73) resultam da crença sobre o que é certo ou errado, normalmente a partir da ação original de um líder. A ação é aceita como valor.

Na avaliação de Lacombe (2011) eles estão relacionados à maneira das pessoas resolverem seus problemas, e na capacidade de desempenho no trabalho, correspondendo também à lealdade, democracia, riqueza e a capacidade de inovação.

Pressupostos básicos é o terceiro nível da cultura organizacional, trata-se do mais profundo e oculto dos níveis.Sãoas crenças coletivas, inconscientes, fonte original dos valores e da ação dos funcionários da organização. Conforme Sobral e Peci(2008) são valores tão profundamente internalizados que deixam de ter forma explícita, passando a funcionar como uma percepção não questionada da realidade e através dos pressupostos básicos determinam como os membros da organização percebem, pensam e sentem.

Assim, a cultura prescreve a maneira de fazer as coisas adotadas na organização, muitas vezes através de pressuposições não escritas e nem sequer faladas. De acordo com Lacombe (2011) esse nível de cultura é constituído de elementos invisíveis e de difícil identificação. Geralmente, essas crenças são vistas como tabu na organização, pelo fato de haver grande dificuldade de mudança.

Segundo Sobral e Peci (2008, p.74),

A cultura guia o comportamento e as decisões dos membros organizacionais, tendo uma influência direta no desempenho organizacional. Na realidade, a cultura organizacional manifesta no estilo de liderança democrática ou autoritária, centralizada ou na descentralização do processo de tomada de decisão, nas pratica motivacionais e em outras dimensões que influenciam diretamente o desempenho organizacional.

2.1Impactos da Cultura Organizacional sob o comportamento dos funcionários

Cada organização tem suas características e sua própria cultura vigente, mas a influência inconsciente de comportamentos é um fator comum no homem e fundamental nas organizações.De acordo Chiavenato (2010) a cultura organizacional nada tem a ver com a cultura genérica de costumes, artes, erudições ou manifestações do intelecto coletivo. No estudo das organizações a cultura é equivalente ao modo de vida da empresa com suas relações voltadas para ideias, crenças, regras e técnicas internas.

Para Robbins (2009) a cultura organizacional funciona como um sistema de valores compartilhados pelos membros de uma organização e se distingue de outras.

Para dar embasamento ao desenvolvimento da cultura organizacional nas empresas deve-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)   pdf (67.8 Kb)   docx (19.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com