TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cultura organizacional

Por:   •  23/5/2015  •  Resenha  •  300 Palavras (2 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 2

I - Introdução

Definir aquilo que é produzido a partir da inteligência humana é a função da palavra cultura. Ela está presente, desde os primeiros seres humanos, em seus costumes, crenças, leis e sistemas, em suas artes, mitos, valores morais e em tudo aquilo que compõe o modo de sentir, pensar e agir dos indivíduos. Segundo Michaelis (DIC.), Sistema de ideias, conhecimentos, técnicas e artefatos, de padrões de comportamento e atitudes que caracteriza uma determinada sociedade.

II – Objetivo

O referido trabalho tem como objetivo escolher uma definição sobre Cultura Organizacional, abranger o tema do filme “Fábrica de Loucuras”, e após elaborar uma correlação da temática do filme com a definição escolhida. Faz-se necessário também destacar as características das culturas apresentadas pelo filme, seguindo os conceitos do Iceberg da Cultura Organizacional, o que será demonstrado no decorrer deste trabalho.

III - Cultura Organizacional

Como citado no capitulo primeiro deste trabalho, A cultura é um conjunto de crenças e hábitos, estabelecidos através de valores, atitudes e expectativas compartilhados, no caso da cultura organizacional ou cultura corporativa, são compartilhados por todos os membros da organização da qual compõe. Ela refere-se ao sistema de valores compartilhados pelos membros da organização e é o fator que distingue esta organização das outras tantas que compõe o meio onde estão englobadas. A cultura organizacional demonstra o modo como a instituição pensa e age diante das situações que existem em uma organização.

Em síntese, cultura organizacional figura-se como normas informais, ou seja, não escritas, que estimulam o comportamento cotidiano dos membros de uma organização. Essa estrutura informal se dá através das relações interpessoais que englobam toda a empresa, e recebem grande influência do meio onde está inserida. O aglomerado da cultura individual de cada pessoa que faz a instituição compõe de certa forma a cultura organizacional da empresa na qual trabalham.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (36.2 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com