TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Curso de Especialização em Gestão Pública das Organizações de Saúde

Por:   •  24/2/2019  •  Resenha  •  699 Palavras (3 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 3

Curso:

Curso de Especialização em Gestão Pública das Organizações de Saúde.

Pólo/Turma

Itamonte – Turma 01

Tutor (a):

Samir Resende Guimarães Souza 

Aluno (a):

Gleyce Kelly Ali de Oliveira

  1. Uma breve reflexão sobre as Pesquisas amostrais e institucionais do IBGE

Atualmente o principal foco de qualquer pesquisa no setor público ou privado é levantar dados mais precisos possíveis, retratando a realidade e trabalhando em cima delas. Com o IBGE não é diferente, podemos citar as pesquisas amostrais e institucionais: Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD); Pesquisa Mensal de Emprego (PME); Pesquisa de Orçamento Familiar (POF) e do IBGE, Pesquisa de Informações Básicas Municipais (MUNIC). Cada uma delas tem um objetivo de retratar informações levantadas pelo Censo Demográfico.

        A PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) é fundamental na construção e atualização dos indicadores sociais porque retrata o Mercado de Trabalho, Educação, Características Demográficas, Migração e outros temas. É uma responsabilidade retratar esses temas que são bases fundamentais para criação de programas sociais para uma melhora nas condições de vida da população. Como em outras pesquisas, dados devem acabar perdidos, omitidos e não retratam a realidade a fundo, mas mostram o que deve ser trabalhado e investido nas organizações. Trabalhar na quantidade de empregos que devem ser gerados, nas condições de moradia que a população vive e o risco de desenvolver doenças por conta disso, o que deve ser aprimorado nos serviços de saúde, a renda da família se é compatível para suprir suas necessidades, dentre outros temas é importante para analisar as condições de vida da população e investir em recursos para sua melhoria.

        A PME (Pesquisa Mensal de Emprego) é uma pesquisa mensal realizada nas principais capitais do País que informa mensalmente os indicadores do Mercado de Trabalho, diferente da PED (Pesquisa de Emprego e Desemprego), de ordem conceitual, no que diz respeito à condição de atividade e à situação de desemprego, referido a um período de procura maior e que contempla também o contingente de indivíduos em desemprego oculto (pelo trabalho precário e pelo desalento) (JANUZZI, 2009). A taxa de desemprego que temos atualmente é preocupante devido ao número de jovens aumentarem esses indicadores. Se aprofundar essa pesquisa, teríamos números mais consideráveis, visto que a dificuldade de ingressar no mercado de trabalho também é enorme nas cidades menores do País, o que não é o foco dessas pesquisas.

        A POF (Pesquisa de Orçamento Familiar) contribui para os indicadores da inflação, custo de vida e padrões de alimentação de cada população. Essa pesquisa contribui para formular programas sociais voltados ao combate à pobreza. Podemos usar dados de avaliação antropométrica, instituídos pelo Ministério da Saúde para focar mais em algumas regiões precárias em que a fome e a pobreza são evidentes e impossíveis de esconder.

        A Pesquisa de Informações Básicas Municipais (MUNIC), muito importante para mostrar o desenvolvimento e gestão de cada município, a participação da população e controle da ação pública. Mostra os indicadores em qual deve aprimorar e focar no município de interesse, fazendo com que os programas sociais tenham efetividade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (84.9 Kb)   docx (18.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com