TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Curvas da Vida

Por:   •  12/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.141 Palavras (5 Páginas)  •  507 Visualizações

Página 1 de 5

Filme: Curvas da Vida

Um filme que conta a história e a experiência de um dos melhores olheiros de Beisebol durante décadas chamado Gus Lobel. Mas, junto com a experiência vem também a idade que começa a afetar sua visão, no entanto ele possui uma habilidade que poucos têm que é de poder identificar um bom arremessador apenas pelo barulho da rebatida. Gus Lobel, recusa-se a procurar um especialista para tratar sua visão após fazer uma breve consulta com seu médico, ele diz que ainda há mais três meses de trabalho pela frente e que não pode parar no momento.

Gus Lobel se recusa a utilizar as tecnologias disponíveis nos dias atuais para fazer seu trabalho, prefere acreditar em seus instintos e fazer como sempre fez, utilizando seus antigos métodos. Ele até que merece ganhar alguns pontos/créditos por acreditar que seus métodos ainda funcionam, mas ele deveria levar em conta que todos nós devemos evoluir e neste caso ele deveria acreditar na tecnologia e associar sua experiência para o desenvolvimento do profissional, porque ninguém é perfeito. A situação mostrada no filme é idênticas as que ainda acontecem em várias empresas, ou seja, “sempre fizemos assim” e não vamos mudar.

Além disso, o personagem tem que lidar com o relacionamento problemático que tem com sua filha, o que metaforicamente mostra a relação dos nossos problemas pessoais com o trabalho, pois assim que o personagem consegue administrá-los e usar a seu favor acaba melhorando tanto sua vida pessoal quanto a profissional.

No filme podem-se observar as três principais técnicas de enfrentamento demonstradas pelo ator principal Gus Lobel durante o desenvolvimento do drama. E ainda tendo que lidar problemas na visão que o levam a situações de grande estresse e preocupação em sua vida, tanto pessoal como profissional.

Coping:
Ele teve que se adequar ao enfrentamento de uma grande pressão para em entregar um ótimo resultado em um curto tempo de prazo e demonstrar que mesmo com uma idade avançada e com a doença na visão seria capaz de entregar ótimos resultados para a empresa, sabendo ainda que seu o contrato teria um fim dentro de três meses sem previsão de renovação e sua carreira encaminharias para a aposentadoria. E ainda havia os problemas pessoais de relacionamento com sua filha.

Resiliência:
Gus Lobel demonstrou uma grande capacidade de resistência a várias situações adversas, se reequilibrou constantemente para manter o foco nos seus objetivos. Ele demonstrava muita confiança em si mesmo no contexto profissional, também conseguiu enfrentar a concorrência acirrada de tantos outros olheiros de beisebol, a desconfiança de seus superiores, os avanços tecnológicos eram seus maiores inimigos, e sua limitação visual em função de uma doença. No âmbito familiar, o ator demonstrava e reconhecia a dor da perda da mulher e do afastamento por muitos anos de sua filha com a intenção de protegê-la.

Coaching:
A técnica de coaching pode ser observada no drama, bem quando o Gus Lobel potencializa as habilidades de sua filha no conhecimento específico sobre o jogo, o detalhamento e a riqueza de suas informações que ele passou a ela foram fundamentais para o conhecimento mais aprofundado sobre o beisebol.

Pretendo nesse trabalho, expor mais minhas ideias no âmbito profissional do que no âmbito familiar, pois acredito que conseguirei dar um melhor enfoque das ideias e estratégias das técnicas de enfrentamento que utilizo.

Ao longo dos anos se adquire muita experiência de vida profissional e acredito que elas são fundamentais para tomar decisões importantes em momentos difíceis, de impasses, dúvidas, e de estratégias por exemplo.

Já tenho alguns pares de anos na indústria e passei por vários setores de uma empresa, do chão de fábrica até a engenharia do produto (onde trabalho atualmente). Bom, as cobranças são sempre fortes para o atingimento dos objetivos e metas e a busca pelo profissional ideal é sempre continua. No filme, a filha do Gus Lobel encontrou um arremessador perfeito que sabia arremessar bolas com muitos efeitos, mas a busca pelo ideal nunca irá parar, pelo de fato da perfeição. Todos querem ser o melhor, então a busca pelo profissional melhor é continua.

Problemas todas as pessoas têm, tanto profissional como pessoal, o diferencial para uma vida mais saudável é saber a sua capacidade de absorver as dificuldades e saber trata-las em um ambiente de separação, ou seja, o que é profissional e o que é pessoal. E também saber classifica-las como problemas críticos, razoáveis, e aqueles que podem esperar. Falei aqui de problemas pessoais, porque acredito este problema afeta o desempenho do profissional, porque queira ou não queira são problemas que temos que resolver paralelamente sem a ajuda da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (81.3 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com