TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nas Curvas da Vida

Por:   •  19/4/2016  •  Resenha  •  725 Palavras (3 Páginas)  •  973 Visualizações

Página 1 de 3

Nas Curvas da Vida

No filme Curvas da Vida, Clint Eastwood precisa confrontar o inimigo oposto, uma realidade atual: a substituição da experiência humana pela tecnologia. Gus é um experiente olheiro de um famoso time de beisebol pressionado a provar sua magnitude diante das inovações tecnológicas propostas por um funcionário mais jovem. A prova de fogo é uma viagem à Carolina do Norte na qual tem a incumbência de avaliar se um lisonjeado jogador da liga estudantil deve ou não ser contratado. Gus tem um problema complementar: seu principal instrumento de trabalho – os olhos – dão sinais de cansaço e ele, aos poucos, enxerga cada vez menos. Quem o ajuda é a filha, uma advogada de sucesso ressentida de que o beisebol – e não ela – foi prioridade da vida de seu pai. Atendendo ao pedido de um amigo da família, ela aceita viajar com seu o pai, uma ideia à qual ele, naturalmente, é contra. Logicamente, também, a temporada na Carolina do Norte se transforma em uma oportunidade para que os dois lidem com os problemas do passado e se aproximem um do outro.

No filme, podemos observar as três principais técnicas de enfrentamento demonstradas pelo ator principal durante o decorrer do enredo. É necessário que Gus aprenda a lidar com diferentes problemas que o levam a situações de grande estresse e preocupação em sua vida. Por exemplo:
Coping: Foi necessário que ele se adaptasse para encarar a pressão de entregar um resultado em um curto espaço de tempo e mostrar que inda é capaz de trazer bons resultados para a empresa, tendo em vista que seu contrato terminaria daqui há 3 meses.  Além disso, teve que aprender a lidar com uma doença de visão que prejudicaria seu trabalho e o problema de relacionamento com sua filha.

Resiliência: Nota-se que o ator mostrou uma resistência a inúmeras situações adversas, tendo que se reequilibrar constantemente para manter o foco nos seus objetivos. No âmbito profissional, ele mostrou autoconfiança em seu trabalho, enfrentou a concorrência acirrada, a desconfiança do superior imediato, o avanço da tecnologia (a qual ele não acompanha ao longo do tempo), além do problema com sua saúde visual.  No que diz respeito a vida familiar, ele teve capacidade para reconhecer a dor da perda da esposa e do afastamento de anos que teve com sua filha, mas, ao perceber os problemas causados, teve sucesso em resolvê-los.

Coaching: Percebemos a técnica de coaching no filme quando Gus coloca em evidencia as habilidades de sua filha no conhecimento especifico sobre o jogo,

quer dizer,  ao perceber que ela possui conhecimento sobre o assunto, este que foi adquirido ao longo dos anos com os ensinamentos do próprio pai sem ele mesmo perceber.

           Uma das maiores dificuldades encontradas pelas pessoas, tanto em relação a sua vida pessoal, quanto no âmbito profissional, é a falta de habilidade para resolver problemas. É comum nos sentirmos ansiosos quando surge a necessidade de resolvermos problemas que, ate então, estão além de nossa capacidade. Nasce algumas vezes, um sentimento de angustia e impotência, que na minha opinião, aumentam ainda mais o grau de dificuldade. Acredito que os problemas são percebidos pelas pessoas de diferentes formas. Algumas encaram os problemas como oportunidades, outras tendem transformar pequenos problemas em “grandes tragédias”, sofrendo por antecipação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (67.8 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com