TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E CIDADANIA

Por:   •  27/9/2021  •  Monografia  •  875 Palavras (4 Páginas)  •  68 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

[pic 2]

PARECER Nº           , DE 2017

Da COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E

CIDADANIA, sobre o Projeto de Lei do Senado nº 113, de 2008, do Senador Paulo Paim, que autoriza o Poder Executivo a criar Centros de Integração Federal em todas as comunidades quilombolas do país.

RELATOR: Senador MAGNO MALTA 

  1. – RELATÓRIO

O Projeto de Lei do Senado (PLS) nº 113, de 2008, de autoria

[pic 3]parlamentar, tem como objetivo “autorizar o Poder Executivo” a instituir o que denomina Centros de Integração Federal nas comunidades remanescentes de quilombos, conforme consta do seu art. 1º.  

De acordo com o art. 2º da proposição, os referidos centros fornecerão

ensino básico e tecnológico, atividades de esporte, cultura e lazer, bem como serviços de saúde e inclusão digital aos residentes nas comunidades quilombolas, estando vinculados a cada área competente do Poder Executivo federal.  

A proposição faz constar, ainda, no seu art. 3º, que a estrutura

organizacional e a forma de funcionamento dos Centros de Integração Federal Quilombola (CIFQ) serão definidos nos termos da legislação pertinente e de seus estatutos. No parágrafo único desse mesmo dispositivo está especificada a origem do patrimônio dos CIFQ, enquanto o art. 4º subordina a implantação dos centros à prévia consignação, no Orçamento da União, de dotação específica e ao disposto na Lei nº

9.962, de 22 de fevereiro de 2000.  

O art. 5º veicula, por fim, a cláusula de vigência.

A justificação da proposição percorre aspectos relevantes da formação

dos quilombos, territórios estruturados como espaços de resistência cultural e de sobrevivência da população negra. Destaca, também, que a finalidade dos centros de

2

integração propostos é a realização de políticas sociais que garantam a essas comunidades cidadania e capacidade de estruturação.  

Dos termos dessa justificação destaca-se:

[pic 4]Muitas comunidades permanecem agregadas até os dias de hoje, algumas, inclusive, guardando resquícios arqueológicos. O seu reconhecimento não se materializa mais pelo isolamento geográfico – apesar das grandes dificuldades de acesso para alcançar o núcleo residencial de algumas delas – nem pela homogeneidade física ou biológica dos seus habitantes. É possível afirmar que a ligação com o passado reside na manutenção de práticas de resistência e reprodução do seu modo de vida num determinado local, onde prevalece a coletivização dos bens materiais e imateriais. As comunidades remanescentes de quilombos são grupos sociais cuja identidade étnica os distingue do restante da sociedade. É importante explicitar que, quando se fala em identidade étnica, trata-se de um processo de autoidentificação bastante dinâmico e não se reduz a elementos materiais ou traços biológicos distintivos, como cor da pele, por exemplo. A identidade étnica de um grupo é a base para sua organização, sua relação com os demais grupos e sua ação política.

O histórico de tramitação da proposição consigna que esta foi

despachada inicialmente ao exame das Comissões de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), cabendo à última a decisão terminativa. No entanto, por força da aprovação do Requerimento nº 845, de 2008, o projeto foi encaminhado para análise da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), tendo neste órgão fracionário desta Casa recebido parecer favorável, com acréscimo de quatro emendas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (62.7 Kb)   docx (21.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com