TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DAD - Comunicação Empresarial Endomarketing da empresa DTS Consultoria

Por:   •  17/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.847 Palavras (12 Páginas)  •  402 Visualizações

Página 1 de 12

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE – UNI BH

DAD - Comunicação Empresarial

Endomarketing da empresa DTS Consultoria.

                         Professor: Giovanni Vinícius Sales

Autores: Gabriel de Andrade Ribeiro

       Gustavo Braga Araujo

1º/2016


Introdução

Como parte da formação do terceiro módulo do Centro Universitário de Belo Horizonte - UNIBH, curso de Administração, foi proposto identificar como é feita a comunicação interna de uma empresa. Dessa forma, identificar os canais usados pela organização para se comunicar internamente, o funcionamento da organização, projetos que a empresa tem voltados para o endomarketing e apontar os pontos fortes e fracos do respectivo Programa de Endomarketing e comunicação interna.

Com a busca das respostas sobre os focos mencionados acima e a partir das análises realizadas, que podem ter impactos positivos e negativos, iremos dar um feedback.

Através de dados coletados e de questionários de pesquisa sobre a empresa em estudo, desenvolvemos um trabalho com o objetivo de fácil entendimento sobre o tema proposto e procurando oferecer opiniões para a melhoria na comunicação interna da organização.

O grupo optou trabalhar com uma empresa do segmento em consultoria, especializada em gestão empresarial, cujo nome é DTS CONSULTORIA, esta empresa atualmente conta com uma atuação de nível nacional, nos mais variados ramos mercadológicos e está em uma crescente projeção no seu mercado.

Levantamento de Dados

Histórico

A DTS CONSULTORIA surgiu de uma dissidência de um grupo de profissionais que estavam na TOTVS. A TOTVS comprou a antiga DATASUL em 2008, e em 2009 comprou a franquia da Datasul que havia na capital mineira, em Belo Horizonte. Todos os funcionários da empresa comprada pela TOTVS foram empregados pela mesma no ano de 2009.  Então a maioria dos profissionais que vieram para DTS ficou lá somente um ano.  A TOTVS tinha um gigantismo, mas não tinha um histórico bom de atendimento a clientes, estes reclamavam muito do atendimento, a maioria dos profissionais que vieram para DTS ficou lá somente um ano. Como a equipe contratada já tinha um ótimo histórico originado da forma da Datasul atender, os atuais diretores, os senhores Efraim Custodio de Araujo e Élson Eduardo de Sousa, com mais de 15 anos de experiência no mercado, decidiram sair e fundar a DTS com ajuda de colaboradores.  A DTS tem como mecanismo no mercado a consultoria, pelo qual a empresa presta os serviços a seus clientes, iniciou sua vida empresarial em Julho de 2010 com poucos profissionais e poucos clientes conseguindo um crescimento diante do mercado bastante competitivo, muito importante nesses quatro anos de existência.  

Sobre a empresa

A DTS comercializa várias soluções de mercado que levam aos clientes a expertise mundial em inteligência de negócios, fluxo de processos, soluções fiscais e sistemas de gestão integrados. Com o mercado em constante mudança, a DTS possui equipe que dá atendimento aos processos de negócio de clientes.

Sua equipe conta com profissionais formados e certificados nas soluções de mercado que oferecem. Além de atender aos mais complexos processos de negócio onde é aplicado o ERP, desde produções padronizadas até processos altamente customizáveis.

Foi identificado que a empresa possui em sua cultura organizacional, cultura democrática , na qual permite o funcionário e o cliente trabalhar e compreender de forma transparente, deixando ambos a vontade para expressar suas opiniões, condicionando a fácil administração das pessoas.

Estrutura

A empresa atualmente possui três unidades preparadas para atender seus clientes, sendo sua sede localizada na Rua da Bahia, 1443, Bairro Lourdes na região Centro-Sul de Belo Horizonte.  Esta sede conta com um ótimo escritório montado com todos os equipamentos necessários para os funcionários executarem suas atividades rotineiras, com uma estrutura avançada de servidor, rede e computadores. Também possui as salas dos departamentos de recursos humanos e financeiro, a sala da diretoria e com duas salas especificas para reuniões, seja presencial ou por meio de conferências, e para o treinamento de sua equipe.

 As outras unidades estão localizadas no Rio de Janeiro, Rua Nilo Peçanha na área central e em Goiânia, Al. Ricardo Paranhos, ambas contam com uma equipe multifuncional de implantação e desenvolvimento em soluções e atuam em mais de 80 empresas em todo o Brasil, dos mais variados ramos de serviços.

[pic 1][pic 2]

[pic 3][pic 4]

Fotos tiradas da sede em Belo Horizonte

Atualmente a DTS possui 87 funcionários sendo 15 deles terceirizados. Dentre eles temos as funções de presidência, diretoria, gerência, auxiliares e consultores. Para compreender como funcionam os níveis hierárquicos do processo de gestão da empresa, a seguir está representado o organograma vertical, levando em consideração a responsabilidade de cada profissional, sua função dentro da organização:

[pic 5]

[pic 6][pic 7][pic 8]

[pic 9][pic 10][pic 11][pic 12]

[pic 13][pic 14][pic 15]

[pic 16][pic 17][pic 18]

[pic 19][pic 20]

[pic 21]

             

Faturamento

Apesar da economia desfavorável, a empresa projeta sair com saldo positivo ao longo dos próximos 10 anos de acordo com o principal Diretor, Efraim Araujo, ainda que com imensa dificuldade enfrentada na economia brasileira, tem um planejamento para 2016 que vem sendo executado dentro do que foi esperado e expectativa é crescer pelo menos 8% em relação a 2015 com previsão de faturamento de R$ 12,5 milhões em 2016.

Concorrentes

 Há todo momento, novos concorrentes entram no mercado e normalmente oferecendo melhores condições para os produtos e serviços, com o objetivo de conquistar uma participação maior de mercado, conquistar uma “fatia do bolo”. Na entrevista realizada com o Diretor Geral, identificamos que mesmo atualmente a empresa TOTVS fazendo contratos com a DTS de parcerias em serviços, continua sendo a maior concorrente da empresa no mercado de prestação de serviços em consultoria.

Clientes

Conhecer os clientes significa ter uma visão ampla do relacionamento.  A empresa busca como “obrigação” pelo o tipo de seu serviço, sempre possuir todos os dados dos clientes para qual presta serviços, e para os disponíveis em todos os departamentos, tem a capacidade de analisar estes dados e finalmente transformar estes dados em informações úteis para criação de propostas. Estes dados são retirados a partir de questionários e reuniões com seus clientes e futuros clientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)   pdf (845.1 Kb)   docx (1.8 Mb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com