TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DEFINIÇÃO DE UM DESAFIO ESTRATÉGICO

Por:   •  6/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.985 Palavras (12 Páginas)  •  411 Visualizações

Página 1 de 12

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 5

2 DEFINIÇÃO DE UM DESAFIO ESTRATÉGICO 6

2.1 Principais mudanças sociais e demográficas que estão ocorrendo neste momento no contexto brasileiro, que foram identificadas pelo grupo: 6

2.2 Mudanças ocorrendo no cenário político e econômico: 7

2.3 Principais tendências tecnológicas na atualidade: 8

3 NECESSIDADES AINDA NÃO ATENDIDAS E VISLUMBRADAS 9

3.1 Que necessidades ainda não atendidas são vislumbradas? 9

4 DESAFIO ESTRATÉGICO 10

5 IDEIAS IDENTIFICADAS UITLIZANDO BRAINSTORMING E SCAMPER 11

5.1 A ideia selecionada: 11

5.1.1 Características do produto inovador escolhido: 11

5.1.2 Necessidades atendidas pelo produto e problemas que o mesmo resolve: 12

5.2 POTENCIAIS CLIENTES: 12

5.3 MOTIVOS PARA COMPRAR O PRODUTO: 12

5.4 PORQUE É INOVADOR? DIFERENCIAÇÃO E COMPARAÇÃO: 13

5.5 POTENCIAIS FORNECEDORES PARA A CRIAÇÃO E FORNECIMENTO DO PRODUTO: 13

5.6 DE QUAL SETOR FAZ PARTE: 13

6 PROTÓTIPO DO SERVIÇO INOVADOR 14

7 TESTE DO PROTÓTIPO: 17

8 APRESENTAÇÃO DA IDEIA DO NEGÓCIO 19

8.1 PROBLEMAS QUE NOSSO SERVIÇO AJUDA A RESOLVER: 19

8.2 NOSSO SERVIÇO: 19

8.3 CLIENTE TÍPICO: 19

8.4 PRINCIPAIS COMPETIDORES (CONCORRENTES): 20

9 TRAÇANDO CENÁRIOS 20

9. 1 PRINCIPAIS OPORTUNIDADES E AMEAÇAS FUTURAS: 21

9. 1 ESTRATÉGIAS PARA DIMINUIR AMEAÇAS OU APROVEITAR OPORTUNIDADES: 21

10 A GRANDE DECISÃO 21

10. 1 O SERVIÇO CRIADO É MESMO UMA OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO? 21

10. 2 O SERVIÇO É VIÁVEL PARA COMERCIALIZAÇÃO? PORQUE? 22

CONCLUSÃO 23

REFERÊNCIAS 24

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem o intuito de idealizar um projeto para diminuir os custos e o tempo das empresas no processo de recrutamento e seleção.

Nosso projeto se concretizara através de aplicativos online, usados em celulares, tabletes e computadores.

Os serviços oferecidos serão desde cursos até a parte burocrática da contratação, deixando apenas o trabalho da empresa fazer algumas definições, todos de forma rápida e objetiva.

O trabalho foi realizado através de leitura de materiais indicados identificando e analisando as tendências e mudanças no ambiente (tecnológico, social/demográfico ou político), além de problemas e desafios do dia a dia e necessidades não atendidas, visando encontrar possíveis oportunidades de negócio.

2 DEFINIÇÃO DE UM DESAFIO ESTRATÉGICO

Uma oportunidade de negócio detectada na vida real, que será alvo da próxima etapa do trabalho: geração de ideias de soluções para aproveitar esta oportunidade. Identificar e analisar tendências e mudanças no ambiente (tecnológico, social/demográfico ou político), além de problemas e desafios do dia a dia e necessidades não atendidas, visando encontrar possíveis oportunidades de negócio.

2.1 Principais mudanças sociais e demográficas que estão ocorrendo neste momento no contexto brasileiro, que foram identificadas pelo grupo:

O processo de transição demográfica é uma das principais transformações pelas quais vem passando a sociedade moderna. Ele caracteriza-se pela passagem de um regime com altas taxas de mortalidade e fecundidade/natalidade para outro regime em que ambas as taxas se situam em níveis relativamente mais baixos. Além de alterar as taxas de crescimento da população a transição demográfica acarreta uma alteração da estrutura etária, quando diminui a proporção de crianças ao mesmo tempo em que há uma elevação no percentual de idosos da população.

A população jovem, de 15 a 29 anos, como reflexo da queda da fecundidade no passado, apresenta uma diminuição contínua na sua participação relativa na população brasileira. As políticas públicas específicas para este estrato populacional

se dão num contexto de preocupação com as dificuldades com a transição da infância e da juventude para a vida adulta. A transição demográfica pode contribuir para o acesso da população jovem ao ensino superior de qualidade e à transição do sistema educacional para o mundo do trabalho, dada a redução dos jovens em busca de ocupação.

A população brasileira de 30 a 59 anos apresenta crescimento, tanto na participação relativa quanto em valores absolutos. O crescimento observado neste grupo etário tem papel fundamental na discussão sobre bônus demográfico, na medida em que esta população, se incorporada no mercado de trabalho qualificado, pode favorecer o aumento da produtividade do trabalho e do crescimento econômico.

O segmento populacional que mais cresce na população brasileira é o de idosos. O rápido envelhecimento da população tem profundas implicações, trazendo importantes desafios para a sociedade. Este processo não deve ser considerado necessariamente como um problema, mas exige atenção para a discussão das formas como lidar com o fenômeno.

O Brasil é um país farto em desigualdades extremas dos mais diversos tipos, que dificultam até mesmo a criação de regras gerais e justas para a previdência social. As diferenças de trajetória ocupacional, devido às condições de exercício do trabalho e à duração dos vínculos empregatícios, por exemplo, tornam difícil compatibilizar o critério de justiça com a formulação de regras gerais de limite de idade e de carência contributiva para aposentadoria. A heterogeneidade das condições de vida e, mais especificamente, de trabalho reflete-se também no tempo e na qualidade de sobrevida de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.3 Kb)   pdf (78 Kb)   docx (24.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com