TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DENNIS HIGHTTOWER DE WALT DISNEY: ASSUMINDO O COMANDO

Por:   •  8/6/2018  •  Resenha  •  929 Palavras (4 Páginas)  •  462 Visualizações

Página 1 de 4

Estudo de Caso :

Plano de Negócios

Dennis Hightower de Walt Disney

Assumindo o comando

REFERÊNCIA: NANDA, Ashish. Dennis Hightower de Walt Disney: Assumindo o comando. Harvard Business School, 311-P06 Maio 1996.

Dennis Hightower tornou-se vice-presidente de forma inesperada e já com um grande desafio pela frente, que seria desenvolver uma nova estratégia que fosse rentável no período de três meses e apresentar para Frank Wells então presidente e diretor operacional da Walt Disney Company.  A estratégia desenvolvida por Dennis é de grande importância para a história da companhia, pois mostra como a companhia cresceu e se tornou uma empresa rentável, sólida e de referência para o mercado de entretenimento. Quem já não pensou ao menos uma vez em sua infância e até mesmo após a adolescência conhecer um dos parques do Walt Disney ou quem não teve ou ainda tem produtos com os personagens como Mickey Mouse, Pato Donald, Pluto e companhia. É primordial conhecer a história de sucesso desta conceituada empresa, pois ela movimenta milhões até os dias de hoje e esta no dia-a-dia de milhões de crianças pelo mundo a fora.

A organização Disney que foi fundada em 1923 pelos irmãos Disney, Walt e Roy com um empréstimo de US$ 500, e em 1987 a Walt Disney Company tornou-se uma gigante da indústria do entretenimento, com vendas de quase US$ 3 bilhões. A empresa estava envolvida com a produção de cinema e da televisão, além de parques temáticos e produtos de consumo.

Em 1929 a Disney fechou o seu primeiro contrato de licença para os produtos de consumo com a comercialização de lápis e caderno do Mickey Mouse. Viu se então a necessidade de criar uma divisão de produtos de consumo da Disney (PCD) para gerenciar o licenciamento do nome Walt Disney e dos personagens.

A PCD passou a lidar com licenças internacionais pouco depois de seu início e, em 1934 quando o próprio Walt Disney junto com editor italiano visitou a Itália para lançar a empresa de licenciamento.  Em 1987 a PCD já contava com oito subsidiárias próprias na Europa e operava em 20 mercados diferentes, onde cada uma respondia diretamente a Barton diretor mundial com sede na Califórnia.

Os gestores das oito subsidiárias europeias já tinham um tempo considerável em seus cargos e já conheciam a família Disney pessoalmente, e eram considerados orgulhosamente como “senadores seniores”, ou seja, eram conhecidos como a Disney na Europa. Eles desenvolveram publicações de livros e revistas, e compunham também de uma lista completa de licenças para comercialização de brinquedos, roupas, utensílios domésticos e materiais para escritório.  Os gerentes não tiveram que fazer grandes investimentos em bens duráveis, pois o negócio era baseado em processo de licenciamento resultando em uma empresa de margem elevada.

Visando explorar plenamente as eventuais oportunidades do mercado que estavam brotando com a cooperação entre os países europeus, decidiu-se que a sede europeia para PCD seria estabelecida em Paris. As oito filiais que anteriormente haviam sido comandadas por Burbank passaria então a ser operado a partir de Paris.

Logo após o estabelecimento da sede na capital francesa, a empresa de Russell Reynolds foi contratada para recrutar a candidatos para a posição recém-criada de vice-presidente da PCD Europa, e essa tarefa foi confiada a Dennis Hightower  até então diretor da sede da empresa  de Reynolds Los Angeles.

Boyd e Hightower rodaram por três semanas na Europa, reunindo com cada um dos gerentes nacionais, a fim de compreender as questões empresariais que enfrentavam e identificar o tipo de possíveis candidatos que passaria a ganhar confiança e respeito.  Com o passar dos dias e a evolução dos acontecimentos, Boyd começou a conhecer mais o Dennis e passou a gostar muito dele.  Em uma sexta feira a noite e com seis grandes candidatos que estavam sendo minunciosamente analisados, Dennis foi convidado para conversar com Frank Well onde recebeu o convite para preencher o cargo no qual ele estava recrutando. Após conversado com os gerentes nacionais sobre essa decisão e tido a aprovação de forma unanime, Hightower foi nomeado vice-presidente da PCD Europa em junho de 1987.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (146.7 Kb)   docx (30.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com