TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento de Estudo de Caso: Dennis Hightower de Walt Disney, Assumindo o Comando

Por:   •  15/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  696 Palavras (3 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL

Fichamento de Estudo de Caso

CARLOS EDUARDO MILAN

Trabalho da disciplina:

Plano de Negócios

                                                        

Tutor: Prof.º Me Celso Bruno

São João da Boa Vista

2019

Estudo de Caso de Harvard: Dennis Hightower de Walt Disney: Assumindo o Comando

Referência: NANDA, Ashish, DENNIS HIGHTOWER DE WALT DISNEY: ASSUMINDO O COMANDO, Harvard Business School, 1996. 311 – P06.

1. A DISNEY

A empresa foi fundada em 1923 pelos irmãos Disney, com um empréstimo de US$500, para que, em 1987, faturasse cerca de US$3 bilhões.

A Disney fechou seu primeiro contrato de licença para produtos de consumo em 1929, com isso, foi criada a divisão de Produtos de Consumo Disney (PCD) para gerenciar o nome Walt Disney, seus personagens e outras propriedades artísticas da empresa.

A PCD passou a lidar com licenças internacionais e contratou o seu primeiro gerente nacional, para a Europa, destinado à França. Em 1987 a divisão possuía 8 subsidiárias europeias.

Os gerentes nacionais já tinham um tempo considerável em seus cargos. Um dos irmãos Disney, Roy, então vice-presidente, começou a participar ativamente dos negócios após aprender muito com os gerentes da França e Alemanha.

Os gestores europeus haviam desenvolvido publicações de livros e revistas, uma linha completa de licenças de comercialização e não tiveram que fazer grandes investimentos em bens duráveis, resultando em uma margem muito elevada.

2. A CRIAÇÃO DA SEDE EUROPÉIA

A fim de explorar as oportunidades de mercado, fora decidido que seria estabelecido a sede europeia da PCD em Paris.

Para ser responsável pela gestão da PCD da Europa e, assim, supervisionar os gerentes nacionais, foi criado o cargo de vice-presidente da PCD Europa. Tudo indicava que quem seria a pessoa ideal para assumir o cargo não seria um europeu.

Dennis Hightower, diretor da sede de Los Angeles da Russell Reynolds, empresa especializada na busca de líderes para as empresas, e Boyd, diretor mundial da Disney, passaram três semanas na Europa, reunindo-se com cada um dos gerentes nacionais, a fim de compreender e identificar o tipo de pessoa que ganharia a sua confiança e respeito.

Com a aproximação dos dois no decorrer das semanas, Boyd enxergou em Hightower o perfil ideal para o cargo e o surpreendeu com o convite. Hightower estava preocupado pelo fato de ter dividido opiniões com os gerentes e, de repente, se tornar o líder deles, porém, três dos principais gerentes já haviam se manifestado a favor da escolha.

Então Dennis Hightower aceitou o convite.

3. DENNIS HIGHTOWER

Nascido em uma família com rica herança militar, o mesmo se alistou no Exército em 1962, pois não havia oportunidades para cargos de liderança para os negros.

Depois de alguns anos servindo ao exército, viu que estava pronto para novos desafios e a indústria estava se tornando mais receptiva às minorias, Hightower começou a trabalhar na Xerox Corporation, quando enxergou a necessidade e buscou uma bolsa na Harvard Business School, onde foi admitido.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (132.6 Kb)   docx (44.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com