TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Dennis Hightower de Walt Disney: Assumindo o Comando

Por:   •  1/11/2017  •  Artigo  •  1.063 Palavras (5 Páginas)  •  1.056 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL

Fichamento de Estudo de Caso

Juan Braga Blanco

                                                           

Trabalho da disciplina Plano de Negócios

                                             Tutor: Prof. Celso Bruno Faria

Ribeirão Preto

2017


Estudo de Caso:

PLANO DE NEGÓCIOS

Dennis Hightower de Walt Disney: Assumindo o Comando

REFERÊNCIA: NANDA, A. Dennis Hightower de Walt Disney: Assumindo o Comando. Harvard Business School, 6 MAYO. 1996. 311-P06.

O artigo nos leva ao processo de recrutamento que a PCD (Produtos de Consumo Disney) realizou em 1987 para encontrar o novo vice-presidente da Europa. A PCD é uma divisão criada para gerenciar o licenciamento do nome Walt Disney e dos personagens, canções, músicas e propriedades visuais e literárias da empresa.

A Disney é uma companhia multinacional americana de mídia de massa, sediada no Walt Disney Studios, em Burbank, Califórnia. A Disney foi fundada em 1923 pelos irmãos Walt e Roy Disney. Em 1987 a Disney atuava na Europa como o artigo nos aponta:

Em 1987, a PCD tinha oito subsidiárias europeias próprias operando em 20 mercados diferentes e empregavam 102 pessoas. Cada subsidiária reportava individualmente a Barton “Bo” Boyd, diretor mundial da Disney Produtos de Consumo, que ficava na sede central da empresa em Burbank, Califórnia. (NANDA, 1996, p. 2).

Com isso, o artigo nos aponta a relação dos oito gerentes com a família Disney:

Os oito gerentes nacionais já tinham um tempo considerável em seus cargos. Os gestores nacionais de longa data conheciam a família Disney pessoalmente. A maioria havia conhecido Walt e seu irmão Roy Disney. Geralmente, os filhos dos irmãos Disney – na infância – iam para a Europa durante suas férias e, muitas vezes, se hospedavam nas casas dos gerentes nacionais. (NANDA, 1996, p. 2).

Os oito gestores eram considerados como “senadores seniores” e representavam a Disney no continente europeu. Foram eles que desenvolveram publicações de livros e revistas como dito no artigo:

Eles haviam desenvolvido publicações de livros e revistas, uma linha completa de licenças de comercialização de roupas, brinquedos, utensílios domésticos e materiais de escritório. Como o negócio era baseado em processo de licenciamento, os gerentes não tiveram que fazer grandes investimentos em bens duráveis, resultando em uma empresa de margem muito elevada. (NANDA, 1996, p. 2).

No artigo destaca-se também a operação dos gerentes nacionais em ambientes diferentes e com diferentes composições de empresas:

O mercado alemão era muito maior que o português e, embora as operações da Alemanha e do Reino Unido tenham sido historicamente baseadas à comercialização de licenças de bens, as da França e Itália eram baseada nas operações de licenciamento para livros e revistas. (NANDA, 1996, p. 2).

A penetração da Disney no mercado europeu foi menos intensa do que nos Estados Unidos, porém, acreditava-se que surgiriam grandes oportunidades no mercado europeu na década de 90 e o grande trunfo da Disney para reforçar a presença da empresa na Europa e melhorar os números era a abertura do parque temático EuroDisney, em Paris, previsto para abrir em 1992. Com isso Paris passou a ser a sede europeia da PCD:

A fim de explorar plenamente as eventuais oportunidades de mercado, fora decidido que a sede europeia da PCD seria estabelecida em Paris. Tudo o que era relacionado com as oito filiais que haviam sido comandadas anteriormente a partir de Burbank passaria então a ser operado a partir de Paris. Uma recém-criada posição, vice-presidente da PCD Europa, estaria a cargo da sede. A sensação dos gerentes nacionais que tinha sido consultado sobre essa decisão foi que o novo diretor designado à Europa não deveria ser um europeu. A idéia de um americano que poderia estar “ligado” ao estúdio (como era chamada a Sede de Burbank) e criar credibilidade a nível local era muito mais atraente para eles. (NANDA, 1996, p. 2).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (153.7 Kb)   docx (46 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com