TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIO 1 matemática e processos gerenciais

Por:   •  13/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.034 Palavras (9 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA[pic 1]

CURSO: TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS EAD

DESAFIO PROFISSIONAL 1ºBIMESTRE

Disciplinas Norteadoras:

  • Processos Gerenciais
  • Matemática

Tutora EAD : Priscila Cintra Zangirolami

Aluna: JOSIANE CRISTINA DOS SANTOS MEIRA                 RA 1600339436

POLO PIRACICABA - SP

Data da publicação: 22/09/2015

Sumário

Passo 1        

1.        Estrutura organizacional/ Organograma Hoterdan - Hipermercado        

Passo 2        

1.        Pirâmide de PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO:        

2.        Plano de capacitação “DIRETORES E GERENTES”        

Passo 3        

1.        Plano de capacitação/ desenvolvimento e motivação “OPERACIONAL”        

Considerações Finais        

Bibliografia        

Passo 1

O modelo de organograma escolhido é da Estrutura de Departamentalização por Função.

A departamentalização apresenta agrupamento de atividades da forma mais homogênea possível e recursos de dinâmica de ação mais eficiente, a fim de controlar e ou coordenar as responsabilidades e os conflitos de interesses além de oferecer uma grande vantagem no acompanhamento dos resultados sobre produtos e serviços.

Essa estrutura é a melhor opção devido a variedade de produtos oferecidos, esclarece a visão dos colaboradores quanto a diretoria, departamentos, coordenação, gerência, suas funções, execução de suas tarefas e escala de hierárquica, permite que os gerentes tenham poder de decisão e resolução de conflitos e não apenas a diretoria, vai tornar o processo ágil, atendendo então a necessidade da atenção gerencial.

Como diretora de administração e projetos, optei por implantar dois novos departamentos a fim de sanar parte das deficiências da empresa. Sendo eles Recursos Humanos e Comunicação e Marketing.

O departamento de recursos humanos foi implantado nessa empresa por necessidade em atender os objetivos do desafio proposto, esse departamento é responsável pela valorização dos colaboradores, atua no processo de recrutamento e seleção, na divulgação das vagas para o mercado de trabalho, e na capacitação dos funcionários. Vale ressaltar que o RH desempenha outras funções como o planejamento sobre os benefícios e salários, e a otimização do clima organizacional, que visa o desenvolvimento do colaborador em prol da empresa. Resumindo atende perfeitamente a área deficiente da empresa.

O objetivo então é corrigir o processo de contratação via indicação e ligações políticas, reestruturar a política de promoções, capacitar o profissional de maneira técnica, humana e conceitual e principalmente definir a cada colaborador sua atividade, função e sua hierarquia para que não haja mais confusão sobre seu papel dentro da empresa.

Já o departamento de Comunicação e marketing será implantado voltado ao ambiente externo e interno da empresa, não se trata apenas de propaganda e veiculação da imagem da empresa nos canais de comunicação, mas sim trabalhar no fortalecimento da marca e criação de identidade da empresa. Já o investimento no ambiente interno, é um processo de longo prazo de acordo com o plano traçado, o chamado endomarketing tem por objetivo envolver, motivar e fidelizar o funcionário, fazendo com que ele “vista a camisa” da empresa, com o propósito de melhorar o ambiente de trabalho, aumentar o comprometimento do colaborador e por consequência diminuir a rotatividade de funcionários. Terá atuação também na comunicação interna entre diretoria e colaboradores criando um clima harmonioso e agradável, com o propósito de passar informações importantes, de forma organizada, clara e objetiva para seu público interno, evitando o surgimento de suposições, comentários errôneos, e as “fofocas” deixando os funcionários seguros e motivados, estabelecendo uma imagem harmônica e clara que transmite confiabilidade e credibilidade.

  1. Estrutura organizacional/ Organograma Hoterdan - Hipermercado[pic 2]

Passo 2

Objetivo :

  • Eficácia Gerencial;
  • Desenvolvendo Líderes;
  • Capacitação a liderança situacional;
  • Construção e desenvolvimento de equipes de alto desempenho.

 “Capacitação Profissional é tornar habilitado para o desenvolvimento de uma função, é qualificar a pessoa para determinado trabalho, visando através da formação básica e profissional, a construção de competências e habilidades para que as pessoas possam compreender e agir sobre sua própria realidade, transformando-a, adaptando-se assim para o mercado competitivo, uma vez qual a pessoa deverá estar pronta, com hábitos e atitudes condizentes às exigências desse mercado.” (CHIAVENATTO, 1999).

Para iniciar a desenvolvimento de capacitação da organização vamos nos basear da pirâmide de planejamento estratégico, tático e operacional, que trabalha em níveis de forma lógica, objetiva e inteligente, e sua aplicação nos encaminhará para o objetivo dessa etapa, trabalharemos em cima na comunicação e feedback da estratégia, vínculo da estratégia com planejamento e orçamento, garantia de foco e alinhamento organizacional, combinação de auto avaliação, treinamento específico, exercícios e reflexão que lhe capacitarão a uma mais ampla perspectiva e maior discernimento para os líderes da organização ao crescimento e lucratividade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)   pdf (306.3 Kb)   docx (42.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com