TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIO PROFISSIONAL - PROCESSOS GERENCIAIS E MATEMÁTICA

Por:   •  19/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.608 Palavras (7 Páginas)  •  452 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS

POLO: TAUBATÉ-1

1ª SÉRIE

MARCOS ANTONIO DE MORAIS - RA 1233431854

DESAFIO PROFISSIONAL – 1º BIMESTRE

DISCIPLINAS DE PROCESSOS GERENCIAIS E MATEMÁTICA

PROFESSORAS-TUTORAS A DISTANCIA: ANA CRISTINA DOS SANTOS DE AQUINO E ELAINE OLIVEIRA FOSTER REIS

TAUBATÉ/SP

2015.2

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO                                                                                3

PASSO 01

1. Estrutura Organizacional                                                                  4

PASSO 02

2. Plano de Capacitação e Desenvolvimento para Diretores e Gerentes                         6

PASSO 03

3. Programa de Capacitação/Desenvolvimento e Motivação                                7

CONSIDERAÇÕES FINAIS                                                                        8

REFERÊNCIAS                                                                                9

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo, elaborar uma estratégia de capacitação e desenvolvimento para os diretores, gerentes e colaboradores do Hipermercado Hoterdan1, visando melhorar em um todo o desempenho da empresa e torná-la uma rede de âmbito estadual, sendo que, foram feitas algumas alterações no organograma da empresa, modificando sua estrutura organizacional de forma a tornar mais eficiente o conhecimento individual e colocar em prática o trabalho em equipe, aproveitando os recursos humanos da empresa.

Para isso, o quadro de colaboradores sofreu alteração, adequando ao novo plano estratégico, além de algumas mudanças em postos de trabalho aproveitando o desempenho e qualidade individual gerando motivação entre os colaboradores.

Um plano de capacitação para os diretores e gerentes foi criado estabelecendo cursos de gestão organizacional e mudanças entre setores. Alterações significativas, também foram criadas no plano operacional, com inclusão de cursos de capacitação, reciclagem e promoção em alguns setores como motivação.

PASSO 01

  1. Estrutura Organizacional.

A Hoterdan Hipermercados continuará com o sistema funcional de estrutura organizacional (CHIAVENATO, I. Administração de Empresas: uma abordagem contingencial. 2. ed. São Paulo: McGraw-Hill, 1987.), devido a divisão entre setores, porém, interagindo entre eles sem interferir diretamente na decisão do outro. Para isso, algumas alterações significativas foram feitas para reajustar o quadro, ficando somente duas diretorias que respondem diretamente à presidência, sendo elas: Administrativa e Operacional;

A diretoria administrativa ficará responsável pelos setores de suprimentos (compras), comercial, financeiro e foi contratada uma empresa terceirizada para dar assessoria no setor de RH e treinamentos para desenvolvimento pessoal e motivacional, que também ficará sob a responsabilidade da diretoria administrativa. Com essa disposição, esperamos contar com o empenho e dedicação, visto que será sugerido à assessoria de RH um acompanhamento de comportamento organizacional através de indicadores de melhoria contínua e avaliação cognitiva contanto com uma empresa especializada no ramo.

A diretoria operacional terá sob sua responsabilidade, somente cinco gerências cuidando dos seguintes setores: (1) padaria, mercearia e secos e molhados, (1) açougue e peixaria, (1) armarinho e têxtil e linha branca/marrom, (1) hortifrutícola, (1) segurança.

Essas gerências serão responsáveis pela gestão dos setores mencionados, tendo como multiplicadores sete supervisores cuidando dos seguintes setores: (1) padaria; (1) mercearia e secos e molhados, (1) açougue e peixaria, (1) armarinho e têxtil, (1) linha branca/marrom, (1) hortifrutícola e (1) segurança.

Ficando com um total de 191 colaboradores, sendo:

- Administrativa = suprimentos (6) mais estagiário (1); comercial (3) mais estagiário (1) e financeiro (5) mais estagiário (1).

- Operacional = gerências (5) menores aprendizes (4); operações = padaria – supervisor (1) colaboradores (19); mercearia e secos e molhados - supervisor (1) colaboradores (34); açougue e peixaria – supervisor (1) colaboradores (34); armarinho e têxtil – supervisor (1) colaboradores (9); linha branca/marrom – supervisor (1) colaboradores (29); hortifrutícola – supervisor (1) colaboradores (14); segurança (1) colaboradores (19).

PASSO 02

  1. Plano de Capacitação

Para o plano de capacitação e desenvolvimento envolvendo as diretorias, gerências e o operacional, foi contratada uma empresa de RH e uma especializada em comportamentos organizacionais, a qual será responsável pelo acompanhamento das condutas das diretorias e gerências, onde serão aplicados questionários em forma de pesquisa que servirão de parâmetros para elaboração de um plano adequado à empresa, visando o aperfeiçoamento da liderança e motivação dos colaboradores.

Além disso, serão aplicados periodicamente, treinamentos específicos de capacitação para os colaboradores de cada setor conforme suas atividades com o objetivo de melhorar e aprimorar suas práticas laborais, com isso, espera-se um comportamento mais motivado.

O plano também envolve algumas alterações na estrutura, (conforme indicação da empresa contratada em comportamentos organizacionais, através de seus relatórios parciais), como por exemplo: foi realizada uma mudança de responsabilidade das diretorias, ficando a diretoria administrativa responsável pelos setores de suprimentos (compras), comercial e financeiro, empresa contratada em assessoria em RH e comportamentos organizacionais, além da contratação de estagiários em administração, financeiro, suprimentos e menores aprendizes, seguindo o disposto na LEI de ESTÁGIOS N.º 11.788, de 25 de setembro de 2008, estes últimos dando suporte a essa diretoria, com custo reduzido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (129.1 Kb)   docx (31.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com