TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL

Por:   •  11/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  3.129 Palavras (13 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 13

Luiz Filipe Soares Cesar – RA 8640794080

ufilipe@gmail.com

Atividade: ARISTÓTELES

Trabalho de pesquisa apresentado à Faculdade Anhanguera de Jundiaí, como exigência parcial da Disciplina de Ética e Filosofia, sob a orientação da Prof. Esp. Élcio.

Jundiaí

2014

ANHANGUERA EDUCACIONAL

FACULDADE DE JUNDIAÍ

                                           DIREITO

Atividade da aula 03: DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL 

Jundiaí

2014

Sumário

Introdução        

A Vida        

Ética:        

Metafisica        

Frases de Aristóteles        

As Virtudes da Justiça e da Ética de Aristóteles        

O Direito Natural        

Conclusão:        

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS        

Introdução

O nosso grupo pretende estudar as relações entre a vida, as obras, a ética, a política de Aristóteles, embasando todas as nossas descobertas levando-o ao âmbito do Direito. Primeiramente, tentar dar uma ordem interna a cada tema, conforme a teoria das causas, isto é, as quatro causas aristotélicas.

Depois de identificadas as causas da ética, da política, metafísica, física e do Direito Natural, através da análise das causas de seus objetos, seguir-se, ao tempo da conclusão, a análise se há identidade de causas, parcial ou total, perfeita ou imperfeita. Ainda, buscar quais os elementos estudados por Aristóteles em uma das obras que são condições necessárias à outra.

Por fim, investigar se as orientações para a ação de uma estão presentes na outra, isto é, se a atividade política básica é operada por um tipo de razão apresentada pela ética e se as orientações para a ação ética, ou seja, a ação humana conforme a virtude, é operada por um tipo de razão apresentada pela política. Finalmente, dar uma apresentação geral de como o direito se situa e se organiza nessa relação.

        A Vida

Aristóteles foi um grande filósofo grego, nasceu em Estagira, colônia grega da Trácia, localizada no litoral do mar Egeu, em 384 a.C., filho de Nicômaco, médico do rei de Amintas, gozou de circunstâncias favoráveis para seus estudos. Foi para Atenas aos dezoito anos, ingressando então na academia platônica, onde permaneceu durante vinte anos, até a morte do seu Mestre, durante este período teve também como influência para seus estudos alguns filósofos pré-platônicos.

No ano de 343 a.C. recebeu um convite do Rei Filipe para se juntar a corte de Macedônia como preceptor do príncipe Alexandre, onde permaneceu por três anos, até à famosa expedição asiática. Aristóteles esforça-se por desenvolver no jovem príncipe as qualidades que lhe parecem fundamentais num soberano, mas, embora Alexandre lhe dedique estima, não segue fielmente os seus ensinamentos. Em 335 a.C. ele retorna a Atenas. Treze anos depois da morte de Platão, Aristóteles fundou próximo ao templo de Apolo Lício, a sua escola, que recebeu o nome e Liceu, também chamada como

Peripatética. Esta escola seria a grande rival e verdadeira herdeira da velha e gloriosa academia Platônica. Morto Alexandre em 323 a.C. desfez politicamente o seu grande império e despertaram-se então em Atenas os desejos de independência, gerando uma grande reação nacional, chefiada por Demóstenes. Aristóteles malvisto pelos atenienses, foi acusado de ateísmo. Condenado pela maioria, retirou-se então voluntariamente para Eubéia.

No verão de 322 a.C. tendo pouco mais de 60 anos, após uma enfermidade, Aristóteles faleceu. As suas cinzas foram inumadas em Estagira, e, por sua vontade expressa, as ossadas de sua mulher foram igualmente colocadas no seu túmulo.

A respeito do seu caráter, inteiramente recolhido na elaboração crítica do seu sistema filosófico, sem se deixar distrair por motivos práticos e sentimentais, tendo naturalmente muito menos a revelar do que em torno do caráter de Platão, em que, ao contrário os motivos políticos, éticos, estéticos e místicos, tiveram grande influência.

Foi essencialmente um homem de cultura, estudo, pesquisas e pensamentos. Foi se isolando da vida prática, social e política para se dedicar a investigação científica. Sua atividade literária foi vasta e intensa, como a sua cultura universal. Escreveu sobre todas as ciências, constituindo algumas desde seus primeiros fundamentos, organizando outras de corpo coerente de doutrinas e sobre todas espalhando as luzes de sua admirável inteligência.

A primeira edição completa das obras de Aristóteles é a de Andorico pela metade do último século a.C. substancialmente autêntica, salvo uns apócrifos e umas interpolações.

Como características de um grande e verdadeiro filósofo, possuía profundidade e firmeza de inteligência, agudeza de penetração, vigor de raciocínio, um poder admirável de síntese, faculdade de criação e invenção aliados a uma vasta erudição histórica e universalidade de conhecimentos científicos.

Entretanto, Aristóteles revolucionou a história da filosofia com suas grandes obras, teorias e ensinamentos para a humanidade, ensinamentos estes, que são usados até nos dias de hoje, causando reflexos e repercussões em todo o mundo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)   pdf (224.4 Kb)   docx (23.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com