TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL

Por:   •  19/5/2016  •  Dissertação  •  759 Palavras (4 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 4

1 INTRODUÇÃO

O diagnóstico organizacional em uma empresa possibilita o gestor analisar e atingir os objetivos traçados. Analisando todos os segmentos da empresa, com objetivo de levantar informações estratégicas, para tomada das decisões favoráveis para a empresa.

A implantação de um diagnostico organizacional em uma empresa permitirá a um novo comportamento gerencial, corrigindo erros e contribuindo para a longevidade da empresa.

No presente trabalho faremos um diagnóstico organizacional da empresa Top Ambientes Montagens Comerciais LTDA, que atua no setor de comércio, mais especificamente comercializando móveis para escritório e montagens comerciais.

2 DESENVOLVIMENTO

O planejamento inicial está ligado diretamente ao sucesso da empresa, a motivação e percepção de um mercado irão criar oportunidades de empreendimento concreto e duradouro.

Na verdade, empreendedor é a pessoa que consegue fazer as coisas acontecerem, pois é dotado de sensibilidade para os negócios, tino financeiro e capacidade para identificar oportunidades. [...] por ter criatividade e um alto nível de energia, o empreendedor demonstra imaginação e perseverança, aspectos que combinados adequadamente, o habilitam a transformar uma ideia simples e mal estruturada em algo concreto e bem-sucedido no mercado. (CHIAVENATO, 2006, p.5).

Fundada há 10 anos, a Top Ambientes, situada no centro de Itabira, é hoje uma das mais atuantes empresas de vendas e montagens comerciais de Itabira e região.

Jovem e dinâmica, trabalhando num ambiente de parceria e motivação, sua equipe está preparada para oferecer pra de produtos de qualidade, prezando sempre o aprimoramento contínuo das suas atividades, objetivando a excelência de seus serviços.

Tem como missão atender com qualidade, cordialidade e pontualidade os clientes de Itabira e região no ramo de móveis para escritório e montagens comerciais, a fim de proporcionar-lhes modernidade, durabilidade e conforto através de seus produtos, além de confiabilidade e satisfação dos serviços.

Levando em conta o número de funcionários 7 e o faturamento anual que fica entre R$ 800.000,00 e R$ 1.000.000,00 (oitocentos mil e um milhão de reais), consideramos assim como uma empresa de pequeno porte.

As funções são divididas por diretoria: o diretor comercial é responsável por todo o planejamento e ações referente às vendas e entregas dos produtos já o diretor financeiro fica responsável por toda a área de contas a receber e à pagar.

A figura 1 mostra o quadro organizacional dentro da empresa.

Figura 1. Organograma da empresa

Além da comissão por vendas o gestor de Rh poderia criar um programa de participação nos lucros, afinal dinheiro sempre traz motivação e isso direcionaria todos para o mesmo objetivo.

Elton Mayo propõe que “a eficiência se dá pela interação do individuo com o grupo”, “o grupo é o maior incentivador do comportamento do individuo”, isso corrobora com o tempo de mercado.

A empresa também possui um sistema de informação nas áreas de recursos humanos, controle financeiro, vendas e controle de estoque. com informações mais precisas, a empresa assegura as tomadas de decisão, como cadastro para aprovação de credito ou até mesmo fazer descontos, proporcionando mais conforto aos clientes.

O desenvolvimento econômico tem como base as ações microeconômicas, que caracteriza o preço de uma determinada mercadoria, que concretizam o real investimento que gerarão os bens para o consumo. A geração do produto gera emprego,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (71.1 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com