TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL

Por:   •  13/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.840 Palavras (8 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO.....................................................................................................7

REFERÊNCIAS.........................................................................................................11

1 INTRODUÇÃO

As empresas são fundamentais no cotidiano das pessoas, o desenvolvimento da sociedade se dá por meio delas,com finalidade primária de atender as necessidades dos indivíduos cujo esses passam boa parte de suas vidas trabalhando nelas.

Este trabalho teve o intuito de analisar uma determinada empresa a partir de entrevista, pesquisa e a busca de outras fontes alternativas deram-se a elaboração deste, fatores estes essenciais para se ter um diagnóstico eficiente da organização desde informações básicas a mais específicas do Supermercado Zanotto empresa escolhida, tais como a identificação do setor de atuação, modo no qual é feita a gestão da mesma, a contribuição social que ela dispõe e até que ponto o sistema da informação auxilia no seu funcionamento.

A empresa G. Zanotto – EPP está situada no Bairro Centro no Município de Laranjal do Jari-Amapá foi criada em 21 de março de 1996, Depois de ter tentado as profissões de soldado e garimpeiro Sr. Gilmei Zanotto decidiu tornar-se empresário, mas não sabia como e nem tinha capital pra isso Chegando a Laranjal contou com a ajuda de seu irmão onde na ocasião lhe emprestou (cinco mil reais), dinheiro esse que mudou sua vida e hoje Supermercado Zanotto com filial em outro bairro do município, atualmente um dos maiores supermercados da região.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 A empresa é conhecida pelo nome de Supermercado Zanotto atua no setor do comércio e seu principal ramo de atividade é o Varejista de Mercadorias em Geral é considerado de pequeno porte levando em consideração que hoje conta com um quadro de 40 funcionários e têm como proprietário o Sr. Gilmei Zanotto.

2.2 Começou como mercantil e hoje é tido como um dos mais importantes supermercados da cidade apesar te passado por diversos momentos complicados impulsados pelo abalo na economia que o país se encontra o supermercado sempre procura estratégias para se manter firme e estável nos negócios diante da crise.

O planejamento representa o processo de fixar objetivos de desempenho e determinar quais ações devem ser executados para sua consecução (SCHERMERHORN, 2006, P.245). No setor de gerência é realizado o planejamento para conseguir manter a situação financeira do mercado estável, incluindo medidas como contratação de profissionais que tenham a capacidade de lidar bem com os clientes, a venda de produtos de qualidade com os melhores preços para conseqüente êxito nas vendas das mercadorias.

A estrutura organizacional é a síntese do processo de organizar (MAXIMIANO,2007,p.83). A organização nesse setor trata de buscar a divisão dos cargos e tarefas a serem realizadas pelos empregados de forma justa de acordo com a categoria inserida.

A liderança é vista como um processo de dirigir e influenciar as atividades relacionadas as tarefas dos membros do grupo(SANT´ANNA,2010,p.2). O papel da gerência é liderar sobre os demais colaboradores influenciando-os a realizarem as atividades que lhe cabem,fazendo com que busque o alcance aos resultados que a empresa almeja.

É por meio do controle que os administradores sabem que as atividades efetivamente realizadas estarão de acordo com as atividades planejadas(OLIVEIRA;PRADO;SILVA,2005). No caso do setor escolhido ele que verifica o funcionamento das atividades ,controlando por meio de relatórios individuais a produção de cada atividade ,analisando se o comportamento dos funcionários,finanças e as informações obtidas que permitem avaliar de forma eficaz o desempenho e tomar as decisões adequadas

2.3 O comércio é um dos mais influentes setores da economia a organização Mundial do Comércio (OMC) é um órgão internacional que define as regras para o comércio e auxilia no controle e funcionamento. Na cidade de laranjal do Jari este setor possui uma boa organização, pois não tem tanta concorrência e ele procura se manter estável ,por ser uma cidade pequena e de pouca transição a economia da cidade é balanceada ,dando condições para o comércio manter sua posição.

Na Macroeconomia, se considera a evolução dos chamados grandes agregados econômicos (PIB, inflação, desemprego, exportações). Microeconomia se trata de explicar o comportamento de pequenas unidades econômicas, como os consumidores ou as empresas, sujeitas a mudanças freqüentes nas suas circunstâncias.

O setor escolhido possui grande influência para o mercado local e mundial uma vez que trata diretamente com as necessidades básicas do ser humano e hoje tem importância impreenscindivel por isso tem uma crescente economia.

Produto Interno Bruto (PIB), que representa a soma dos valores de todos os bens e serviços finais produzidos por uma unidade federativa ou país durante determinado período, é um dos indicadores mais utilizados para mensurar a atividade econômica de uma região, ou seja a influência que o setor contribui no crescimento da economia (macroeconomia) o PIB é tido como um dos pontos mais importantes para o aumento do comércio.

No caso da microecomia os pontos observados foram as características internas das empresas, na perspectiva de que elas influenciam a estrutura de capital escolhida e suas formas de captação de recursos. Se o capital deste setor é grande em relação à outros, pode ser que ele tenha relativamente maior facilidade de captar recursos.

Este setor poderia ser auxiliado pelo governo federal para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (56.9 Kb)   docx (16.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com