TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Definição de cargos e salarios

Por:   •  15/4/2015  •  Monografia  •  3.736 Palavras (15 Páginas)  •  396 Visualizações

Página 1 de 15

FACOS – FACULDADE CENECISTA DE OSORIO

CEAD - CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE GRADUAÇÃO EM TECNOLOGO EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

CLAUDETE KREMER SOTT

DEFINIÇÃO DE CARGOS E SALÁRIOS:

FOLHA DE PAGAMENTO

Trabalho de Conclusão de Curso submetido à banca examinadora como parte dos requisitos necessários à conclusão do curso de Gestão de Recursos Humanos.

Farroupilha, (Março, 2015).


Definição de Cargos e Salários: Folha de Pagamento na empresa Jornal O Farroupilha

Resumo

Com o objetivo de mostrar para o Gestor da empresa Jornal O farroupilha a  importância de um Plano de cargos e salários dentro de uma organização e  ajudar na melhor adequação e definição de cargos e salários, esta pesquisa caracterizada como exploratória qualitativa, abordou temas como cargos e funções, plano de cargos e salários, entre outros.

            Também foi necessário caracterizar a empresa em estudo, descrevendo a situação atual. Através da realização deste estudo foi possível compreender que um plano de cargos e salários para uma organização é uma ferramenta que estabelecerá uma política salarial eficaz que permitirá a ascensão profissional dos colaboradores de acordo com suas aptidões e desempenhos; assim como subsidiará o desenvolvimento do plano de carreiras.

Palavras-chave: Cargo; Salário; Folha de Pagamento.

  1. 1        INTRODUÇÃO

A intenção que orienta o trabalho em pauta tem a finalidade de abordar a importância do Departamento de Pessoal e Folha de Pagamento dentro de uma organização e como esse setor é concebido em uma microempresa.

        O Departamento de Pessoal e Folha de Pagamento faz parte de toda estrutura organizacional da empresa. Cabe a ele realizar tarefas e atividades específicas referentes a vida funcional dos funcionários, contratações, folhas de pagamento, entre outras funções.

O estudo teve como base reuniões com a equipe diretiva do jornal, de onde se coletaram dados para fundamentar o trabalho, objetivando-se descrever a realidade de uma microempresa e as dificuldades de atender as especificidades que orientam a implantação de uma política de cargos e salários e seus reflexos na elaboração da folha de pagamento da organização.

O Trabalho de Conclusão perpassa pela definição do entendimento do Departamento de Pessoal e Folha de Pagamento, onde se destaca as questões referentes ao Plano de Cargos e Salários dentro das organizações.

A partir dessa ótica, expõem-se a realidade de uma empresa da área de comunicação, de pequeno porte, localizada no município de Farroupilha, com 33 anos de atuação junto à comunidade. Em  20 de setembro de 1981, surgia o jornal O Farroupilha. A parceria estreita com a comunidade se traduz em edições que retratam o cotidiano da cidade, nas áreas da política, da  sociedade, da economia, do esporte, de forma a valorizar as potencialidades socioeconômicas da região e entorno.

O jornal O Farroupilha se caracteriza como microempresa privada, sendo sua especialidade a edição e produção de jornais e revistas. Sua receita resulta da comercialização de publicidades e assinaturas, publicações de notícias em páginas impressas, site e mídias sociais.

Constitui-se em um dos principais nomes do ramo na região, sendo o mais antigo da cidade. Conta com o apoio de 9 funcionários, dentre eles: Diretor Geral, financeiro, produtores gráficos, repórter, comercial e responsável pala circulação.

         

1.1 PROBLEMATIZAÇÃO

As constantes inovações que vêm ocorrendo em todo mundo, fazem com que as organizações procurem se adequar às novas técnicas para poderem se tornar competitivas no mercado. Sendo assim, a adaptação de uma estruturação de cargos com base na descrição dos cargos e hierarquia de seus colaboradores se torna algo fundamental para adequar os salários de cada funcionário as diferentes funções executadas por cada um.

Após visitar a empresa foi relatada a dificuldade que uma empresa de pequeno porte tem para definir adequadamente os cargos e salários de seus funcionários multifuncionais.

A rotatividade dentro da organização acaba se tornando maior por conta da dificuldade de o patrão definir uma função especifica dentro de cada cargo.

Isso acaba implicando na formação de uma equipe apta a dar conta de tantas tarefas ao mesmo tempo, pois por falta de opção, muitas vezes, a empresa acaba contratando pessoas não capacitadas a exercer todas as funções as quais foram propostas no momento da contratação.

Sendo assim, a questão de pesquisa que se pretende observar neste estudo é: como avaliar um funcionário multifuncional, dentro da descrição de cargos e salários?  

1.2 OBJETIVO

O objetivo geral desde estudo consiste em tentar expor a dificuldade que uma empresa de pequeno porte tem para botar em prática o plano de cargos e salários.

1.3 JUSTIFICATIVA

        As empresas muitas vezes pagam apenas o que acham justo e conforme a tarefa realizada ou por qualquer outro requisito. Isto pode levar a um pagamento acima ou abaixo do que é praticado pelo mercado, trazendo com consequência a rotatividade e a desmotivação dos colaboradores. A impossibilidade de atrair conflitos com uma qualificação, dentre outros efeitos.

Conforme Pontes (2006, p.35), “o equilíbrio interno é conseguido pela correta avaliação dos cargos, de forma a manter uma hierarquia. O equilíbrio interno é muito importante, porque os colaboradores comumente julgam a equidade de suas remunerações, comparando-se com as dos demais colaboradores. O equilíbrio externo é conseguido com a adequação salarial da organização diante do mercado de trabalho. Além disso, quando o equilíbrio externo não é mantido, a empresa tem dificuldade em conservar seus talentos profissionais”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.1 Kb)   pdf (173.7 Kb)   docx (28.3 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com