TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Porfissional

Por:   •  19/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  818 Palavras (4 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 4

Passo 4

Introdução:

Primeira questão: O empreendedorismo.

O que é necessário para o espírito empreendedor.

É necessário ser inovador, saber lidar com a incerteza do ambiente, encarar o risco conscientemente, ultrapassar os desafios, buscar novos caminhos.

Para Dornelas (2001) “empreendedor é aquele que faz as coisas acontecerem, se antecipa aos fatos e tem uma visão futura da organização”.

A autodeterminação e a motivação que tem o empreendedor são a matéria-prima e o combustível para o processo de transformação de sonhos, ideias e conhecimento em negócios de sucesso.

Para Dolabela “(...) não há outra saída para qualquer nação que queira desenvolver-se, a não ser através do espírito empreendedor de seus cidadãos”.

Problemas enfrentados diante de situações de mudanças

Incertezas, interesses pessoais acima do organizacional, rejeição da fonte de mudança, falta de entendimento e confiança, percepções diferentes.

E sugestões para o empreendedor nessas situações.

Para que a mudança ocorra é necessário que exista um ambiente psicológico propício, uma cultura organizacional adequada, um estímulo individual e grupal para a melhoria.

Segunda questão: Comportamento organizacional.

O papel da liderança.

O líder, além de exercer influência sobre os liderados, assume o papel de gerir pessoas e tomar decisões estratégicas que interferem diretamente na vida da organização e também na vida dos colaboradores como um todo.

A liderança não está associada ao poder, mas sim a influência que exerce para o desenvolvimento das tarefas.

E a condução do processo decisório de mudança da empresa.

As atitudes de um líder e suas decisões refletem em ganhos ou perdas financeiras para as empresas. Ao fazer uma escolha, o líder deve levar em consideração pesquisas, planejamentos, relatórios e inclusive, comportamentos individuais e grupais dos colaboradores. Esses são os processos decisórios nas instituições e devem ser embasados por conhecimentos técnicos e desenvolvidos por líderes eficientes

A importância da comunicação.

No caso de uma organização a transmissão da informação deve ser muito bem administrada para que não haja ruídos de comunicação.

Um líder, se não for um bom comunicador, não desenvolverá uma liderança efetiva. A comunicação direta e clara garante confiança e segurança para os funcionários em geral.

Terceira questão: Técnicas de negociação.

Como aplicar as técnicas de negociação diante dos conflitos dentro da empresa num momento de reestruturação.

Acredita-se que o conhecimento dos tipos psicológicos pode ajudar no entendimento de como as pessoas reagem a eles e, consequentemente, quais são suas atitudes perante uma negociação. Muitos autores consideram que ainda que tenham uma visão diferente, na hora de se fechar o acordo da negociação o conhecimento específico sobre a personalidade do negociador do outro lado poderá ser um aliado fundamental para se evitar o conflito.

Considerações Finais:

Passo 1

Atualmente hoje o mercado empresarial necessita de empreendedores capacitados para as grandes mudanças ocorridas devido globalização.

Nossa empresaria demonstrou ter um perfil de uma empreendedora preocupada com as mudanças do mercado atual. Ela nos informou que atua no mercado já a 5 anos e sentiu a necessidade de se atualizar para manter seus negócios em produtividade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (64.3 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com