TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Professional Cia do Gas

Por:   •  8/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.940 Palavras (16 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 16

ANHANGUERA EDUCACIONAL

Unidade de Passo Fundo

Curso de Administração

Disciplinas: Administração de Materiais de Logística

Estratégia e Dinâmica Competitiva

Gestão de Qualidade

Jogos de Empresas

Pesquisa Operacional

Língua Brasileira de Sinais e Inclusão


SUMÁRIO

      INTRODUÇÃO...................................................................................................4

1     ADMINISTRAÇÃO E MATERIAIS DE LOGÍSTICA..........................................5

  1. Etapas críticas e aplicação modelo DMAIC nas empresas...............................5
  1. ESTRATÉGIA DINÂMICA E COMPETITIVA.....................................................7
  2. PESQUISA OPERACIONAL..............................................................................7
  3. JOGOS DE EMPRESAS..................................................................................10
  4. INCLUSÃO SOCIAL NAS EMPRESAS............................................................12
  5. CONSIDERAÇÕES FINAIS..............................................................................15
  6. REFERÊNCIAS.................................................................................................16

INTRODUÇÃO

As empresas buscam constantemente se tornar cada vez mais competitivas no mercado de negócios, e principalmente as empresas de tecnologia precisam estar sempre em busca de desenvolvimento e novas tecnologias para conquistar clientes de grandes potenciais e que possam ser fidelizados os seus produtos.

Esse marketing de relacionamento e fidelização de clientes está sendo cada vez mais adotados por empresas de sucesso, afinal elas dependem disso para sobreviver.

A empresa Cia. Do Gás; existente há mais de 60 anos no mercado brasileiro de distribuição de GLP (gás liquefeito de petróleo).  Foi criada por um imigrante alemão e teve uma mudança importante no ano de 1978, quando o filho do fundador assumiu a presidência e acrescentou princípios profissionais à empresa, mudando da mentalidade familiar para entrar no mercado de capitais.

Atualmente a empresa possui mais de 3.000 funcionários e dispõe de várias ações de cunho social, preocupando-se com inclusão social e a proteção ambiental.  No ano de 2017 tornou-se líder no segmento com cerca de  26% do mercado.  Seus clientes são os revendedores de gás, que para revenderem o gás da marca assinam um contrato de exclusividade de compra.

Devido à escassez de matéria-prima em nível mundial, racionamento do GLP entre as empresas do setor, e outros problemas pontuais, a empresa enfrenta dificuldades que afetam diretamente os revendedores clientes.  Desse modo, busca-se com o relatório desenvolvido, apontar estratégias que possam superar os desafios, fraquezas, e usar as forças e oportunidades a favor da organização.

Em seguida serão apontadas as principais falhas e etapas críticas encontradas no ciclo de Administração de Materiais e Logística da Cia. Do Gás, e depois será aplicada a técnica DMAIC, para soluções das falhas apontadas.  Também será feita a análise das cinco forças competitivas apresentadas por Porter, de forma que seja possível compreender o cenário que a empresa Cia. Do Gás esta inserida.

No final também serão apresentados alguns desafios que os portadores de necessidades especiais possuem para entrar no mercado de trabalho e se desenvolver como profissionais qualificados.

1  ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E LOGÍSTICA

A administração de materiais consiste em vários processos, identificação e seleção de fornecedores, levantamento de demanda, encaminhamento de pedidos/ ordens de compras aos fornecedores, follow-up (acompanhamento de pedido junto aos fornecedores), recebimento dos materiais, inspeção das características técnicas e se estão em conformidade, armazenamento e distribuição.  

        Na empresa Cia do Gás foi encontrada algumas falhas no ciclo de administração de materiais, conforme já foi conceituado acima. No setor de logística pode-se perceber que o controle de estoque e processamento de pedidos de clientes com erros na emissão de nota fiscal e verificação de pagamentos. Essas falhas no processo inicial afeta diretamente o restante do processo de distribuição e entrega dos produtos para os clientes, pois nenhuma mercadoria pode ser transportada sem a devida nota fiscal.

  1. Etapas críticas e aplicação modelo DMAIC na empresa

É sempre um desafio para as empresas criar processos internos que sejam mais eficientes para que as mesmas se tornem mais competitivas no mercado. Para isso, existe uma ferramenta chamada Seis Sigma que é internacionalmente conhecida e muito utilizada para identicar e implemnetar melhorias nos processos internos de uma empresa , visando garantir menores custos de operações e da mesma forma, aumentando a lucratividade.

O Seis Sigma funciona por meio da definição de metas e aplicação de projetos especificos para alcançar as metas. O sucesso do programa vai depender da mobilização e participação de toda a organização. (Endeavor, 2018)

Segundo Carvalho (2005), com uma metodologia disciplinada, o Seis Sigma utiliza ferramentas estatísticas clássicas, organizadas em um método de solução de problemas, denominado DMAIC e que passa por cinco fases: Definir (Define) = D, Medir (Measure) = M, Análise (Analyze) = A, Melhoria (Improve) = I e Controle (Control) = C.

A falta de comunicação entre logística e setor comercial gera muitos problemas na emissão das notas fiscais e verificação de pagamentos, desta forma, isso se torna uma das etapas mais problemáticas do processo, pois coloca todo o restante da logística em atraso.  

Esse gargalo de falha de comunicação e problema na emissão das notas foi escolhido para ser aplicado o método DMAIC.

Primeira etapa - Definir (Define) = D: nesta etapa é feita avaliação do problema e uma definição de meta para solução do mesmo. Uma sugestão seria enumerar quais são os motivos da falta de comunicação entre os setores, e as possibilidades de melhorias para que isso não ocorra, seja através de registros via sistema e ou de outra forma que funcione de maneira eficiente e segura.

Segunda etapa - Medir (Measure) = M: nesta etapa o foco do problema deve ser definido de maneira que seja mais fácil de resolvê-los e também é feita uma priorização de maiores problemas. Podem ser utilizadas as seguintes ferramentas para medição: Mapa de Processo, Diagrama de Ishikawa, Histograma, Diagrama de Pareto, Matriz Causa Efeito ou Plano de Ação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.6 Kb)   pdf (189 Kb)   docx (27.2 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com