TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional Processos Gerenciais

Por:   •  20/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.841 Palavras (16 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

Polo de Apoio Presencial de Porto Alegre (Vila Ipiranga) – RS

Gestão em Recursos Humanos  - 2ª Série

Processos Gerenciais - Matemática

Título: “Processo gerencial do Hoterdan Hipermercado”.

Nome professor EAD: Carlos Eduardo de Azevedo;

Nome Professor EAD: Raquel Henrique de Oliveira

Nome professor presencial: Elias Mendes dos Reis

Giovana Golembiewski         RA 9133241029

João Paulo Cunha                  RA 8742157911

Simone Silva Matos               RA 8742139265

Jane Beatriz Lamberty Pires  RA 8376827912

Anelise Braga S. da Silva       RA 9499547616

Weslayne E.M. Nicoli               RA1299101134

Porto Alegre

2014

SUMÁRIO

Introdução.........................................................................................................................................3

1.Estrutura organizacional................................................................................................................4

2.Capacitação e desenvolvimento para diretores e gerentes.............................................................6

2.1.Como melhorar a eficácia gerencial dos diretores e gerentes.....................................................7

2.2. Desenvolvendo líderes...............................................................................................................7

2.3. Capacitação para a liderança situacional...................................................................................8

2.4. Construindo e desenvolvendo equipes de alto desempenho......................................................8

3. Capacitação e desenvolvimento para o pessoal operacional......................................................10

4. Ações motivacionais implantadas..............................................................................................14

Conclusão.......................................................................................................................................16

Bibliografia.....................................................................................................................................17

                                           

                                         INTRODUÇÃO

O presente trabalho foi elaborado com o objetivo de demonstrar o quanto é importante  planejar e gerir. Não basta apenas ter competências técnicas se não houver gestão de planejamento.

Hoterdan Hipermercado é uma empresa varejista que atua no interior de São Paulo a mais de vinte anos. Iniciou suas atividades como um supermercado e ao longo do tempo expandiu seus negócios criando novos departamentos e passando a comercializar além de alimentos, eletrodomésticos e eletroeletrônicos, passando assim a deter 70% do mercado de sua cidade. Têm como objetivo a médio prazo tornarem-se uma rede de âmbito estadual. Porém após uma reunião entre os diretores, viu-se a necessidade de contratar uma empresa de consultoria, afinal os números apresentados não eram satisfatórios. As vendas eram boas, porém os lucros cada vez menores. Os custos estavam muito altos e algo havia de ser feito para reverter este quadro.

Após análises desta consultoria, ficou comprovado que apesar da empresa possuir uma boa estrutura organizacional, mas por utilizar uma política de promoções mais ligadas aos aspectos técnicos e não de gestão, que seus diretores e gerentes passavam mais tempos nas áreas operacionais examinando e comentando aspectos técnicos, deixando assim de lado toda a parte gerencial daquela organização.

Sendo assim, ficou entendido que a profissionalização era primordial e vendo que internamente não havia ninguém capacitado para assumir uma nova diretoria, abriu-se processo seletivo e contratou-se um  novo Diretor Administrativo e de Projetos. Este tinha a missão de reverter o atual quadro e apresentar novos resultados.

1. Estrutura Organizacional

O primeiro passo era reformular a estrutura organizacional do hipermercado. O Hoterdan passou a ter naquele momento com a contratação do novo diretor 177 colaboradores. Este por sua vez tinha a mentalidade de que era hora de somar, portanto nenhum colaborador seria dispensado.

Inicialmente todos seriam aproveitados na nova reformulação, desde os diretores e gerentes até o pessoal de operações. Para isso, seriam elaborados planos de capacitação e desenvolvimento para diretores e gerentes  e posteriormente para o pessoal operacional, além de desenvolver para estes, planos motivacionais.

 Antes mesmo de iniciar suas atividades naquela empresa, já havia tomado conhecimento de tudo que ocorria e propôs à diretoria que convocasse uma nova reunião com todos diretores e gerentes, assim seria apresentado aos demais colaboradores do auto escalão e aproveitaria a oportunidade para apresentar a nova estrutura organizacional daquela empresa. Conforme Oliveira, 2006:

“Estrutura organizacional é o instrumento administrativo resultante da identificação, análise, ordenação e agrupamento das atividades e dos recursos das empresas, incluindo o estabelecimento dos níveis de alçada e dos processos decisórios, visando ao alcance dos objetivos estabelecidos pelos planejamentos das empresas”. (OLIVEIRA, 2006)

A nova estrutura permaneceu com características funcionais, ou seja, o hipermercado continuou setorizado, tendo cada um suas responsabilidades na busca de novos resultados. Á seguir, os principais cargos e suas novas atribuições, seguido do novo organograma da empresa:

Presidência - responsável pelas decisões mais importantes da empresa. É quem tem a iniciativa maior em busca de novos resultados.

Diretoria Administrativa - responsável por organizar, planejar e orientar o uso dos recursos financeiros, físicos, tecnológicos e humanos das empresas, buscando soluções para todo o tipo de problemas administrativos.

Diretoria Comercial - responsável por alinhar as estratégias comerciais da empresa, determinando os acordos e as condições de venda interna, supervisionando a administração das vendas, coordenando a estratégia de marketing como: lançamento de novos produtos e serviços, acompanhando o mercado, política de preços, seguindo as negociações comerciais de alto nível e as principais contas da empresa.

Diretoria Operacional - responsável por dirigir as operações da empresa, desenvolve o planejamento estratégico, orçamento econômico-financeiro e plano de investimento empresarial e implanta o projeto de negócios para alcançar os objetivos de rentabilidade, custos e crescimento. Monitora a implementação e aplicação de políticas, processos e procedimentos organizacionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.1 Kb)   pdf (205.2 Kb)   docx (36.3 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com