TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafios da Implantação de Setor de Recursos Humanos

Por:   •  14/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.871 Palavras (12 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

ANHANGUERA EDUCACIONAL

PRESIDENTE PRUDENTE/SP

CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

NOME ADRIANA IGNÊS DE CARVALHO RA 5248303487

NOME ISABEL RIBEIRO DE FREITAS MARTINS RA 5248303593

NOME LIDIANA NUNES TORACCI TURUTA RA 5323577771

NOME SUELEN DA CUNHA RA 5307486196

REFORMA E PLANEJAMENTO DE RECURSOS HUMANOS

GESTÃO DE PESSOAS; TÉCNICAS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO; SAUDE E SEGURANÇA NO TRABALHO; RELAÇÕES SINDICAIS E NEGOCIAÇÕES TRABALHISTAS.

TUTOR À DISTANCIA: HELENA BELOTTI

PRESIDENTE PRUDENTE

2018


NOME ADRIANA IGNÊS DE CARVALHO RA 5248303487

NOME ISABEL RIBEIRO DE FREITAS MARTINS RA 5248303593

NOME LIDIANA NUNES TORACCI TURUTA RA 5323577771

NOME SUELEN DA CUNHA RA 5307486196

REFORMA E PLANEJAMENTO DE RECURSOS HUMANOS

DISCIPLINAS DE GESTÃO DE PESSOAS; TÉCNICAS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO; SAUDE E SEGURANÇA NO TRABALHO; RELAÇÕES SINDICAIS E NEGOCIAÇÕES TRABALHISTAS.

Desafio Profissional apresentado ao curso de Tecnologia em Gestão de recursos Humanos da Universidade Anhanguera Educacional como requisito à obtenção de nota para aprovação das disciplinas de Gestão de Pessoas, Técnicas de Recrutamento e Seleção, Saúde e Segurança no Trabalho, Relações Sindicais e Negociações Trabalhistas aplicada as curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos.

Tutor à Distância: Helena Belotti

Tutor Presencial: Ayslan Cavalcante Peloso.

PRESIDENTE PRUDENTE

2018


SUMARIO

1.        INTRODUÇÃO        4

2.        RECONHECIMENTO DE CAMPO        5

2.1.        Problemas destacados e suas áreas de atuação        5

2.1.1.        Gestão de pessoas.        5

2.1.2.        Técnicas de administração de pessoal        6

2.1.3.        Recrutamento e seleção        6

2.1.4.        Saúde e segurança do trabalho        7

2.1.5.        Relações sindicais e negociações trabalhistas        7

3.        REESTRUTURAÇÃO DE DEPARTAMENTOS E SUAS ATRIBUIÇÕES        8

3.1.        Departamento jurídico e suas responsabilidades        8

3.2.        Departamento de recursos humanos        8

4.        ORIENTAÇÕES        10

5.        CONSIDERAÇÕES FINAIS        11

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        13


  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como meta reconhecer falhas dentro de uma organização e apresentar soluções e sugerir mudanças. A compreensão das necessidades e objetivos da organização é essencial para criar um mecanismo de melhoramento nas técnicas e procedimentos dentro da própria organização, aperfeiçoar processos, reestruturar departamentos, criar condições adequadas ao desenvolvimento das atividades. Fora executado um levantamento minucioso das falhas, necessidades e recursos existentes, para inserir as mudanças necessárias. A análise técnica destes parâmetros tem como objetivo quebrar paradigmas e acrescentar a unidade analisada qualidade, não se trata de uma fórmula pronta trata-se de um constante aprimoramento por parte de todos os envolvidos neste processo.

 


  1. RECONHECIMENTO DE CAMPO

A organização empresaria Catlog Ltda empresa atuante no segmento de transportes, já consolidada no mercado, momentaneamente enfrenta dificuldades em diversas áreas, como: financeiro, relacionamento com steakholders externos, conflitos. A abordagem inicial se deu através do reconhecimento e averiguação dos problemas relatados pelo sócio proprietário e líder da organização em questão.

O principal objetivo da organização é voltar a crescer economicamente e se reafirmar no mercado de negócios, para tanto é necessário o entendimento por parte de seus líderes da importância das pessoas inseridas na organização. Depois de um estudo minucioso realizado entre os colaboradores e diversas entrevistas com a liderança, constatou-se diversas falhas e a necessidade de realizar ajustes entre os departamentos envolvidos.

  1. Problemas destacados e suas áreas de atuação

A partir do primeiro contato com o sócio proprietário da empresa inicia-se um levantamento minucioso das esferas a serem aprimoradas. Foram observados pontos a serem discutidos e melhorados nas seguintes áreas.

  1. Gestão de pessoas.

Gestão de pessoas é a área da empresa é uma das mais importantes, visto que as organizações são formadas por pessoas, enxergar estas pessoas como a própria empresa e não como mero recurso a favor da empresa é de suma importância para o sucesso da empresa. No presente momento a Catlog Ltda precisa se adaptar às mudanças de mercado para prever os resultados e se antecipar.

A empresa possui um modelo tradicional neste campo, a compensação é inflexível e baseada na divisão de cargos, sem definição de metas baseadas em cargos pré-definidos. A estrutura apresentada segue também um modelo bastante tradicional com a autoridade centralizada e níveis hierárquicos rígidos e bem definidos. Quanto á capacitação dos colaboradores esta tem sido limitada ao cargo ocupado sem maior integração com a equipe de trabalho.

  1. Técnicas de administração de pessoal

Administração de Pessoal trata dos aspectos operacionais da área de recursos humanos, configura-se por tratar principalmente de questões burocráticas, esta área esta inserida dentro de Recursos Humanos. A partir da análise de documentos gerados e informações colhidas percebem-se pontos críticos a serem trabalhosos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.7 Kb)   pdf (264.7 Kb)   docx (94.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com