TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desemprego Estrutural, Informalidade

Por:   •  3/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  864 Palavras (4 Páginas)  •  1.070 Visualizações

Página 1 de 4

Desemprego Estrutural; Informalidade

O Desemprego Estrutural no Brasil

O Brasil é um país reconhecido por diversos aspectos, como por exemplo, suas riquezas naturais, seu povo alegre e também seus diversos problemas sociais que não podem ser menosprezados. A falta de emprego é um dos tópicos mais importantes destes problemas.

Dentre alguns tipos, o desemprego estrutural é o desemprego causado por mudanças na estrutura da economia, ou seja, a automação dos processos produtivos na indústria e nos serviços. Assim, a grande causa do desemprego estrutural é a falta de mão de obra qualificada.

Quando um país se desenvolve economicamente é preciso desenvolver-se educacionalmente também, para que o desemprego estrutural não seja uma realidade tão grande a nação. A implantação de novas tecnologias e a exigência de profissionais aptos a manuseá-las é indispensável para o bom andamento do país.

O Brasil é uma nação muito carente em mão de obra qualificada pois é um país em desenvolvimento que tem carências básicas de formações profissionais. A economia brasileira cresceu grandemente ao decorrer das décadas, fazendo-se necessário a vivencia de profissionais qualificados para exercer funções importantes e decisivas.

Porém, é muito comum a obrigação do país em ter que passar cargos importantíssimos e relevantes para outros profissionais de outras nações, pois há uma total carência de colaboradores com qualificação no espaço nacional. O que acaba tirando nossos empregos e transferindo a responsabilidade e por conseqüência os lucros que se qualificados, nós mesmos teríamos.

Um grande exemplo são as privatizações de empresas que podiam ser administradas por em poder nacional e acabam sendo repassadas para poderes estrangeiros, isso faz com que o país perca a credibilidade e principalmente os lucros que deviam ser somente nossos.

Para toda e qualquer mudança é necessário a preparação do país para receber tal responsabilidade. Pois o despreparo acaba transformado o que era pra ser uma glória em mais um problema social, neste caso a falta de qualificação, acaba abrindo a porta para o desemprego, que surge a partir da necessidade de profissionais pensantes, aptos e qualificados educacionalmente e não só a velha mão de obra pesada.

Para o fim desse problema, é necessário que o país construa futuros profissionais com educação qualificada. Este é um processo longo e árduo mas é um investimento muito seguro, pois todos os países super desenvolvidos tem como base a boa educação que cria profissionais excelentes.

Informalidade

Com o desemprego, vem diversos problemas sociais, como o trabalho informal, que surge a partir da falta de oportunidade de um emprego fixo e com carteira assinada.

O trabalho informal é responsável por grande parte da renda brasileira, o que acaba sendo um mal imenso a economia e ao profissional que acaba não tendo seus direitos reconhecidos formalmente. Ou seja, não possuem os mesmos direitos que os profissionais formais.

A informalidade é um assunto que abrange além do Brasil outros diversos países. O conceito principal da palavra Informal é “não haver regras”, com isso ao deduzimos a palavra informalidade destacamos a pratica do trabalho sem registros oficiais, a CTPS.

Com base em diversos estudos a taxa de trabalhadores informais consiste em mais de 300 milhões. Além deles não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (43.5 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com