TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento econômico a partir da Agricultura e do Turismo na cidade de Iguape no Vale do Ribeira.

Por:   •  31/3/2016  •  Projeto de pesquisa  •  725 Palavras (3 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 3

 Tema:

Desenvolvimento econômico a partir da Agricultura e do Turismo na cidade de Iguape no Vale do Ribeira.

 Problema:

Quais as vantagens de estimular o investimento em Agricultura e em Turismo para o desenvolvimento econômico na cidade de Iguape?

 Objetivo Geral: Analisar a importância do investimento em Agricultura e em Turismo para o desenvolvimento econômico da cidade de Iguape.

 Objetivos Específicos:

* Apurar como os incentivos podem ajudar no desenvolvimento econômico da cidade, tornando mais rentável para cidade e para sua população.

* Identificar e estudar quais as potencialidades e os problemas existentes na Agricultura e no Turismo para definir como será feito o estimulo para que ocorram os investimentos.

* Analisar quais vão ser as vantagens que a cidade e a região vão receber através dos investimentos.

 Justificativa:

Tendo em vista a grande dificuldade pela qual o nosso país passa, percebe-se a grande necessidade que as prefeituras têm em incentivar os investimentos em áreas que os municípios possuem de melhor. O município de Iguape é muito conhecido pela beleza natural que possui, porém pouco explorada pela população para a prática do turismo, outras áreas do turismo para explorar são o turismo religioso devido à grande repercussão que a festa religiosa da cidade possui, o carnaval que é considerado um dos melhores carnavais de rua do Estado de São Paulo e também o turismo relativo as cidades históricas, por possuir vários prédios históricos.

Quanto à agricultura, Iguape é historicamente uma boa produtora rural, desde o século XIX quando era um dos principais produtores de arroz do país, atualmente as maiores produções são direcionadas à banana e ao chá preto, possuindo alguns poucos produtores que cultivam outros produtos, porém a falta de incentivos e investimentos faz com que a agricultura no município fique meio estagnada.

 Revisão de literatura:

Agricultura é a atividade que tem por objetivo a cultura do solo para produzir vegetais úteis ao homem e/ou para a criação de animais.

De acordo com Rego e Marques (2003), a falta de incentivo a agricultura pressionou os preços agrícolas que tiveram uma grande elevação acarretando o aumento dos custos da população urbana.

Partindo da ideia de Rego e Marques a alta de preços nos alimentos e de tudo mais que está ligado a agricultura, tem por maior problema a falta de incentivos nos produtores rurais. Para o município de Iguape esses incentivos deveriam partir do setor público, principalmente em cima da agricultura familiar que é principal fonte de renda da cidade, através de projetos de infraestrutura, recursos e capacitação das pessoas, para que os produtores possam ter mais facilidade de investimento e retorno.

Turismo é atividade de ciceronear e dirigir grupos de turistas, com sugestão e venda de itinerários de excursão e provisão de informações pertinentes e acomodações para os que viajam.

Conforme mencionado por Dias e Aguiar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (66.8 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com