TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diagnóstico Organizacional

Por:   •  18/10/2016  •  Projeto de pesquisa  •  626 Palavras (3 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 3

1. INTRODUÇÃO[pic 1]

Este trabalho é um diagnóstico organizacional realizado na empresa que aqui chamaremos de                                     , do ramo de                                                             . É objetivo desde trabalho fazer uma breve abordagem sobre o assunto, analisando seus aspectos econômicos e sociais, entender como funciona a empresa, apontando seus pontos fortes e quais deveriam ser melhor trabalhados, usando como instrumento principal o aprendizado até aqui e buscando sempre olhar para as situações como Gestores de Recursos Humanos


2 DESENVOLVIMENTO

O setor de confecções tem grande importância na economia. Este setor que vai desde a produção do algodão, passa pela arte, artesanato e alta tecnologia possui uma cadeia integrada que gera grande faturamento anual, além de ser responsável por significativa geração de emprego.

A atividade têxtil e de confecção já se desenvolve no país a cerca de 200 anos, é responsável por impulsionar outras indústrias e tem papel de destaque na revolução industrial do Brasil.

O setor, também conhecido como indústria da moda, é hoje o segundo maior gerador de emprego na indústria de transformação e tem grande importância social e econômica. No entanto, nenhuma política de incentivo ainda foi criada e direcionada ao setor, embora este venha buscando mudar isso e lutando por melhor valorização e por Reforma Tributária que vise o setor.

Na cidade de                       , onde está situada a empresa, este é um setor de destaque, também responsável por geração de emprego e com forte influência na economia local. O setor está organizado, em sua maioria, em micro empresas, quase todas voltadas para a venda de varejo. Porém, existem empreendedores que confeccionam e vendem suas peças.  Existe ampla concorrência, mas algumas empresas se destacam no serviço. Um diagnóstico foi feito sobre uma destas empresas, que chamaremos aqui pelo nome fantasia de Elimark Confecções.

Todo o planejamento da empresa é feito por sua dona, com pouca ou nenhuma participação de suas funcionárias. É ela quem define os padrões e normas a serem cumpridos na empresa e as repassa para as funcionárias através de reuniões periódicas. Quando existe algum desentendimento do que é pretendido por ela por parte de alguma das funcionárias este é tratado de forma individual.


Por confeccionar suas peças, tornando-as assim exclusivas, a empresa deveria ter lugar destaque no mercado em que atua. No entanto, vemos uma empresa que ficou estacionada, sem crescimento significativo ao longo dos anos.

Isso acontece porque a empresa não tem um gestor capacitado para agir maximizando seus potenciais. Por não haver uma formação adequada da dona da empresa, que é quem exerce toda a tomada de decisão, não há progresso expansível. Embora tenha capacidade, esta não é adequadamente utilizada.

A empresa não possui nenhum software para auxilio no desenvolvimento da mesma. Este é, possivelmente, um dos motivos que a fez estacionar no crescimento mesmo estando há décadas no mercado.

Ao observarmos os ambientes de trabalho percebemos que a empresa não tem nenhuma preocupação social ou ambiental. Nenhum cuidado é tomado para promover uma produção mais sustentável. Não há reciclagem de material, nem preocupação com a origem da matéria-prima utilizada. Embora, diretamente, a empresa não pratica atos nocivos ao meio ambiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (66.6 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com