TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diagnóstico Organizacional

Por:   •  12/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.209 Palavras (5 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 5

Diagnóstico Organizacional

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 8

APÊNDICES 9

APÊNDICE A – Instrumento de pesquisa utilizado na coleta de dados 10

ANEXOS 11

ANEXO A – Diagnóstico organizacional 12

1 INTRODUÇÃO

O trabalho apresenta o seguinte tema: Diagnóstico organizacional para propostas de melhorias. A realização desse trabalho será baseada no diagnóstico organizacional e também em consultas impressas. A empresa escolhida para a realização do Diagnóstico organizacional foi a Soprano, com 60 anos de tradição, localizada na RST 453, km 01, Distrito Industrial, Caxias do Sul, RS.

A principal finalidade deste trabalho é aplicar uma pesquisa na empresa selecionada, utilizando o modelo fornecido, no intuito de realizar um Diagnóstico organizacional, identificando os conceitos relativos às disciplinas de: Comportamento, clima e cultura, Psicologia organizacional e gestão de pessoas. E, com base neste diagnóstico, propor sugestões de melhorias que também estejam de acordo com os conceitos trabalhados nestas disciplinas.

2 DESENVOLVIMENTO

A empresa selecionada para a realização do Diagnóstico organizacional foi a Soprano, fundada em 1954, que há 60 anos se destaca pela diversidade e excelência em processos e produtos oferecendo soluções a diversos segmentos do mercado nacional e internacional. A empresa produz uma variada linha de produtos por meio de quatro divisões de negócios: Divisão da Construção Civil, Divisão Hidráulica, Divisão de Materiais Elétricos e Divisão de Utilidades.

A Soprano tem como valores fundamentais a ética, o trabalho e a inovação, alinhado a isso está sua política de responsabilidade social, que tem como foco a educação. A sua visão é “Sermos grandes e reconhecidos internacionalmente pela inovação, solidez e valorização humana.”. Sua Missão é: “Perpetuar a empresa com crescimento justo para acionistas, colaboradores, mercado e comunidade, através de produtos e serviços morais, éticos, inovadores e lucrativos.”. Também tem a Política de qualidade que é: “Trabalho, união e fé suplantam desafios através da melhoria contínua rumo a qualidade total, que satisfaz cliente. Vamos em frente!”.Seus valores são:ser o agente do crescimento e da comunidade da empresa; trabalhar em conjunto, promovendo o desenvolvimento e a satisfação individual da equipe e da comunidade; desenvolver soluções que satisfaçam nossos clientes e consumidores; fazer da inovação nosso diferencial em produtos, serviços e processos; os alicerces da empresa são suportados pela qualidade dos produtos e ações, lucratividade e pelo exercício da ética e da moral.

De acordo com o Diagnóstico organizacional realizado na empresa foi possível identificar alguns problemas como: falta de acompanhamento das ações definidas; pouco aproveitamento nos treinamentos; baixa retenção de talentos; inovações e melhorias em apenas alguns setores da empresa.

“A gestão de pessoas nas organizações não deveria resumir-se a um conjunto de políticas e práticas tampouco ser definida como somente responsabilidade de um departamento ou de uma função. Assim, propõe-se como Ferris et al.(1999), que ela seja concebida como ma mentalidade, uma forma constantemente renovada de pensar a atuação e a interação humana na organização, reconhecendo o que é uno e múltiplo no ser humano, mostrando como todo fenômeno estudado é perpassado pela subjetividade, reafirmando o papel da pessoa, de sua experiência e do simbólico nas organizações e , ao mesmo tempo, restituindo a pessoa a seu quadro sócio-histórico.”(Davel e Vergara,2001,p.47)

Com base nos problemas relatados pode-se verificar que os mesmo poderão ocasionar consequências como: baixo desempenho, resultados abaixo do esperado, profissionais pouco qualificados, alta rotatividade de funcionários, absenteísmo, baixa qualidade e geração de conflitos dentro do ambiente de trabalho, ente outros.

Mediante os problemas e as consequências relatadas foram propostas melhorias como: os gestores acompanharem as ações definidas e implantadas no local de trabalho e também como seus colaboradores estão desenvolvendo suas tarefas no dia-a-dia, verificar exatamente o que falhou e como isso deve ser abordado. A empresa deve investir em treinamentos motivacionais, visando assim um bem estar de todos os seus colaboradores, e com isto a alta performance das equipes e uma maior produtividade da organização.

Primeiramente como parte do processo é realizada uma pesquisa de clima organizacional juntamente ao departamento de Recursos Humanos e depois são traçadas as várias ideias, para então se iniciar os treinamentos, tanto da equipe quanto dos líderes, alinhando assim as expectativas tanto pessoais como profissionais. Segundo Oliveira:

“O planejamento pode ser definido como o desenvolvimento de processos, técnicas e atitudes administrativas, que proporcionam uma situação viável de avaliar as implicações futuras de decisões presentes em função dos objetivos empresariais que facilitarão a tomada de decisão no futuro, de modo mais rápido, coerente, eficiente e eficaz.” ( Oliveira, p.115)

Ter maior flexibilidade, manter os funcionários informados sobre a evolução do desempenho da empresa, encontrar tempo para debates individuais entre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (54.8 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com