TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diagnóstico Organizacional

Por:   •  3/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  7.367 Palavras (30 Páginas)  •  900 Visualizações

Página 1 de 30

CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA

PROJETO APLICADO

Diagnóstico Organizacional

BELO HORIZONTE

2015

CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA

DENIS GRÉGORIO BATISTA

EDISLAYNE DAIANA

ISABELLA SILVA SANTOS

JESSYCA REIS LOPES

LUCIANA PEREIRA DE SOUZA BRAGA

PROJETO APLICADO

Diagnóstico Organizacional

Trabalho de Projeto Aplicado ao curso de Ciências Contábeis, pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas do Centro Universitário Newton Paiva

Área de Concentração: Diagnóstico Organizacional

Orientador: Antônio Carlos Alves Santiago

BELO HORIZONTE

2015

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO         04
  2. PROBLEMATIZAÇÃO         05
  3. JUSTIFICATIVA         06

4. OBJETIVOS         08

4.1 OBJETIVO GERAL         08

4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS         08

5 METOLOGIA         09

  1. TIPO DE PESQUISA         09
  2. UNIVERSO E AMOSTRA DE PESQUISA         09
  3. COLETA DE DADOS         09
  4. TRATAMENTO DOS DADOS         10

6 REFERENCIAL TEÓRICO         11

7 DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL         14

  7.1 ASPECTOS GERAIS DA ORGANIZAÇÃO         14

      7.2 GESTÃO CONTABIL-FINANCEIRA         19

  1. PRINCIPAIS PONTOS POSITIVOS         26
  1. ASPECTOS GERAIS         26
  2. CONTABILIDADE E FINANÇAS         27

9.   PRINCIPAIS PONTOS CRÍTICOS         29

  1. ASPECTOS GERAIS         29

       9.2 CONTABILIDADE E FINANÇAS         29

10. SUGESTÕES DE MELHORIA         31

11. CONCLUSÃO         33

12. BIBLIOGRAFIA         35

13. ANEXO 1          36


1. INTRODUÇÃO

Diante de um mercado cada vez mais competitivo e globalizado, as Organizações têm investido cada vez mais na contratação de consultorias com o intuito de aperfeiçoar procedimentos internos, reduzir custos, aumentar lucro, evitar desperdícios e até mesmo investir na sua imagem para seu público externo. Mediante tanta concorrência, passou a ser dada a devida importância às áreas Financeira e Contábil das empresas. Tais organizações passaram a ver como essas áreas influenciam em sua posição no mercado econômico mundial atual. Frente à essas necessidades e mediante a contratação de uma consultoria para saná-las, surge a necessidade da realização de um Diagnóstico Organizacional preliminar.

O presente estudo tem como objetivo relacionar a importância e a efetividade de um Diagnóstico Organizacional a uma consultoria bem sucedida – visando sempre os Objetivos Organizacionais do cliente-empresa –, mostrando como uma análise de procedimentos financeiros e contábeis são relevantes e essenciais para tal. Esse Diagnóstico propõe uma análise coerente dos dados oferecidos pela empresa, bem como dos dados coletados pelo consultor através de meios externos e inetrnos.

Sendo assim, o presente trabalho visa explanar sobre a relevância contida em um Diagnóstico Organizacional focado não apenas nos aspectos gerais da Organização, mas sim nas áreas financeira e contábil a fim de apresentar tais resultados na Feira de Mercado Newton.

Teremos como referência a Empresa Plugcitários360, onde serão apurados seus principais aspectos – com foco na área de finanças e contábil –, demonstrando seus pontos positivos e negativos a fim de realizar um diagnóstico assertivo que permita apontar sugestões pertinentes e eficazes que visam otimizar o funcionamento e resultados da organização estudada.

Através disso, retrataremos a real influência que um bom e correto Diagnóstico Organizacional exerce, bem como a real influência que a área financeira/contábil exerce em uma Organização e como tais aspectos podem impactar no desenvolvimento da empresa e em uma Consultoria de sucesso.

2. PROBLEMATIZAÇÃO

Frente à era da globalização e a um mercado econômico mundial tão competitivo, as Organizações se vêem cada vez mais obrigadas a investir em serviços de consultorias com o intuito de otimizar seus procedimentos internos – principalmente nas área financeira e contábil –, surgindo assim a necessidade da realização de um Diagnóstico Organizacional preliminar.

Mediante tais colocações, como elaborar uma boa análise da Empresa a fim de entender seus processos e encontrar as devidas sugestões para tal? Qual a real importância que o Diagnóstico Organizacional exerce sobre uma consultoria assertiva e de que forma seus resultados impactarão no desenvolvimento Empresa-cliente? Quais benefícios que tal Diagnóstico poderá trazer nas áreas Financeira e Contábil?

3. JUSTIFICATIVA


Com a utilização de um diagnostico empresarial é possível detectar e analisar todos os aspectos que permeiam o desenvolvimento de determinada empresa, sendo possível, a partir dessa análise, identificar dificuldades presentes em cada área da organização, fazer os ajustes necessários para seu desempenho, planejar e elaborar ações para sua melhoria em um contexto sistêmico com base nos resultados apresentados.

Em um mercado globalizado extremamente competitivo, as Organizações têm visto a necessidade de investir em trabalhos como esse, buscando ficar sempre um passo a frente de seus concorrentes. Um diagnóstico completo e bem feito possibilitará à Organização, como um todo, aperfeiçoar – ou corrigir - seus procedimentos internos, tornando-a mais competitiva e atrativa frente ao cenário econômico atual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (53.2 Kb)   pdf (241.7 Kb)   docx (45.8 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com