TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dichotomia entre administração pública e privada

Por:   •  11/3/2018  •  Resenha  •  481 Palavras (2 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 2

Dicotomia entre a Gestão Pública e Privada

No Brasil, até hoje encontra-se algumas dificuldade para se distinguir o público do privado. Essa dificuldade se justifica pelo fato de por muitos anos a prática do patrimonialismo ter sido frequente e “aceitável”. Porém algumas mudanças no cenário mundial tornaram inevitáveis a determinação das diferenças  entre esses dois universos e mais que isso surgiu a necessidade de implantar uma Gestão mais profissional e com mais resultados.

A Gestão Pública apresenta algumas particularidades em relação a Gestão Privada, pois o foco está no bem comum do cidadão, o direito é coletivo, o gestor só pode fazer o que está previsto em lei, os atos devem obedecer o princípio da publicidade, a investidura do colaborador via de regra se faz através de concurso, não se faz muito uso do planejamento para estabelecer as ações, a tomada de decisões é mais lenta, a captação de recursos se da através da cobrança de taxas, impostos e contribuições, as instituições são criadas por lei.

Na Gestão Privada o público-alvo é o cliente, tudo que não está proibido pela lei é permitido, geralmente procura manter sigilo quanto as decisões e ações estratégicas em virtude da concorrência, às contratações obedecem critérios estabelecidos por cada organização, o planejamento é uma ferramenta essencial e exaustivamente utilizado, as receitas são obtidas pelos pagamentos feitos pelos clientes e as organizações são criadas por contrato.

Entretanto, mesmo com tantas diferenças entre a Gestão pública e a privada, existe uma tendência de aproximação entre elas. A população que hoje tem mais acesso a informação e mais instrumentos para cobrar resultados, tem exigido uma postura mais adequada e profissional dos gestores públicos. Deste modo a gestão pública tem buscado atuar com mais eficiência, qualidade, capacitação e valorização dos servidores por meritocracia.

As organizações privadas estão mais preocupadas com questões antes  consideradas restritas à gestão pública, como por exemplo a sustentabilidade e  questões sociais. Hoje é muito comum ver algumas ações antes executadas exclusivamente pelo setor público sendo oferecidas por instituições privadas, como por exemplo eventos onde são disponibilizados serviços de assistência jurídica, psicológica, exames oftalmológicos, atendimentos médicos, odontológicos e emissão de documentos.

No que se refere a questões ambientais também já podemos encontrar ações das organizações privadas sendo executadas, como por exemplo

Destarte, as organizações sejam elas públicas ou privadas devem buscar trabalhar com o máximo de eficiência para atender seu público com profissionalismo, competência e buscando resultados que atendam às necessidades da sociedade , haja vista que estamos todos inseridos no mesmo contexto e o ideal é que tudo funcione harmonicamente

Fato é que ambas as administrações são importantes para o bom funcionamento da sociedade, uma vez que os indivíduos exercem tanto o papel de cidadãos quanto de clientes. O importante é, portanto, que o gestor tenha conhecimentos administrativos suficientes para entender diferenças e semelhanças entre os tipos de administração, fazendo bom uso desse alicerce no dia a dia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (85.5 Kb)   docx (56 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com