TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dinâmica para entrevistas: Case Sorveteria Sapori Speciali

Por:   •  15/2/2016  •  Relatório de pesquisa  •  486 Palavras (2 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 2

Case Sorveteria Sapori Speciali

Ricota com morango, Açaí com tapioca, creme de milho com canela, coalhada com rapadura e mais outros 150 sabores criativos fazem parte do enorme cardápio da Sapori Speciali. A sorveteria nasceu do empenho de um jovem casal que há 40 anos atrás investiu no sonho de ter um empreendimento no ramo de sorvetes, que tivesse a cortesia e o bom atendimento como uma força. “Jeito Raimundinho” de atender é o que é destacado no cartaz fixado em todas as 7 lojas distribuídas por toda a capital do Ceará. As principais características deste “jeitinho” são a gentileza e o fato do cliente poder provar os sabores que quiser antes de fazer o seu pedido final.

A empresa ao longo de seus 40 anos de existência já passou por uma série de dificuldades, como a morte de seu fundador. Isso acarretou a necessidade de investir na qualidade de mão de obra para que a cultura da empresa permanecesse apesar de sua ausência frente ao negócio, que até hoje é familiar. Outro grande marco de dificuldade foi quando a empresa quase foi a falência nos anos 90 com o surgimento das sorveterias self-service. Com isso, a empresa precisou recorrer a uma Consultoria externa para o negócio, o que proporcionou rever suas estratégias, seu mercado, sua marca e seu posicionamento. Hoje, líder em um segmento extremamente competitivo, a empresa apoia-se na inovação como sua principal estratégia para não perder seu espaço, já que atualmente em toda Fortaleza são 400 sorveterias e em 4 anos a região aumentou sua produção em 86% e seu faturamento em 76%.

A Sapori Speciali atende em média 60 mil pessoas por mês, faturou no ano passado 4 milhões de reais e até o final de 2014 pretende abrir mais 2 novas lojas. Após investimentos em seus funcionários, maquinário, novos produtos importados da Itália e de buscar maneiras de se diferenciar através de cores e novidades como a inclusão de um produto que diminui a sensação do gelado no céu da boca, a Sapori Speciali se prepara para os novos mercados e com eles novos desafios.

PROPOSTA DE TRABALHO

Você e sua equipe fazem parte do grupo que irá decidir qual a melhor estratégia para a Sapori Speciali para 2015. Na busca por uma expansão, a empresa procura hoje um estado para começar seu crescimento em território nacional. E caberá à sua equipe orientar à Diretoria frente a este desafio. Por isso sua equipe deverá definir:

1) Qual o melhor estado para a empresa investir em novas lojas? Justifique a escolha do grupo.

2) Como seriam as estratégias para a inserção neste mercado escolhido?

3) Quais os riscos que o novo mercado pode apresentar para a Sapori Speciali e o que ela poderia fazer para diminuí-los?

4) Quais devem ser as prioridades em Gestão de Pessoas para o desafio que a empresa enfrenta?

5) Em relação a fornecedores, quais estratégias serão utilizadas nesta nova fase da empresa?

6) Cite as principais alternativas financeiras que serão adotadas para esta expansão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (58.3 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com