TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Distinção entre Administração Pública e Governo

Por:   •  1/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.359 Palavras (6 Páginas)  •  404 Visualizações

Página 1 de 6

Universidade Eduardo Mondlane

Faculdade de Letras e Ciências Sociais

Departamento de Ciência Política e Administração Pública

Licenciatura em Administração Pública

2º Ano, 2º Semestre, Laboral

Disciplina: Administração e Gestão Pública

Distinção entre Administração Pública e Governo

Discentes:  

Zélia Mabuango

Estevão Manhiça

Virgínia Cumbe

Rosa Senete

Docente: Sónia Chone

Maputo, Agosto de 2016

Introdução

Conhecer quem compõe o aparelho do Estado, assim como quem toma decisões que têm consequência sobre suas vidas, torna-se uma necessidade dos cidadãos, pois estes, cada dia mais, têm interesse em saber o que se passa nos bastidores dos centros de decisões. Percebe-se que há muita desinformação acerca das figuras que compõem essa estrutura estatal detentora desse poder. O cidadão, ao receber notícias passadas pelos meios de comunicação, nem sempre tem a exacta noção do que ocorre, seja porque quem passou a notícia desconhece as terminologias empregadas na esfera jurídico-administrativa, seja porque o próprio cidadão não consegue assimilar essa terminologia.

Como entender, por exemplo, quando se faz uma crítica a determinado Governo, e essa crítica é feita à pessoa do Governante? É dele toda a culpa? Ou, no sentido contrário, quando se elogia? É somente dele o mérito? Muito embora esse entendimento seja comum, veremos aqui como distinguir e separar os actos desse Governante dos demais actos, pois se desconhece, mas o Governante apenas toma as decisões, sendo que sua execução carece de outros órgãos ou organizações.

Assim, no presente trabalho pretendemos distinguir com precisão o Governo e a Administração Pública.

Objectivos

Geral

  • Analisar a distinção entre a Administração Pública e o Governo.

Específicos

  • Definir os conceitos “Administração Pública” e “Governo”;
  • Estabelecer de forma clara a distinção entre a Administração Pública e o Governo.

Metodologia

Para a prossecução do trabalho privilegiamos a revisão de literatura, onde com base no material escrito existente e disponível constituído por livros, artigos electrónicos, que abordam assuntos inerentes ao tema, demos corpo ao trabalho que se segue. Quanto à recolha de dados o grupo privilegiou a documentação indirecta que consistiu no levantamento de dados através de uma revisão documental de material que versa sobre o assunto.

Distinção entre Governo e Administração Pública

Primeiramente é importante perceber que o Governo e Administração Pública interagem, mais possuem são entidades distintas (não são a mesma coisa), desta feita importa definir cada conceito.

Governo é a entidade responsável por conduzir politicamente os negócios públicos, ou seja, a coisa pública. O Governo é a expressão política de comando de iniciativa de fixação dos objectivos do Estado e de manutenção da ordem jurídica vigente. (Matias-Pereira, 2009)

Governo é a autoridade governante de uma unidade política que tem o objectivo de regrar uma sociedade política e exercer autoridade. O tamanho do governo vai variar de acordo com o tamanho do Estado e pode ele ser local, regional e nacional. É uma instância máxima de administração executiva, geralmente reconhecida como a liderança de um estado ou uma nação, é formado por dirigentes executivos do Estado, ou ministros. A forma do governo é a maneira como se dá instituição do poder na sociedade e como se dá a relação entre governantes e governados. (Heywood, 2007)

De acordo com a Constituição da República, no artigo 200, “O Governo da República de Moçambique é o Conselho de Ministros”, que é composto pelo Presidente da República, que a ele preside, pelo Primeiro-Ministro e pelos Ministros.

A Administração Pública pode ser definida em diversos sentidos: funcional, orgânico, material, estadual e não estadual.

De forma a convergir estes sentidos podemos definir a Administração Pública como “o conjunto de órgãos e organizações, públicas ou privadas, que desenvolvem actividades com vista a satisfação das necessidades colectivas, de forma racional, contínua e cabal”.  

Analisando estas duas entidades podemos perceber que:

  • Enquanto o Governo é responsável por estabelecer as metas da sociedade, a AP é responsável pela execução dessas metas (a implementação do estabelecido pelo Governo), o que abriga o referido por Goodnow citado por Caupers (2002), que defende que a política tem a ver com a expressão da vontade do Estado e Administração tem a ver com a execução da vontade do Estado;
  • O Governo é um órgão e as actividades exercidas pelos seus membros estão no intuito de conduzir politicamente o Estado definindo suas directrizes supremas, enquanto a Administração Pública é um conjunto de órgãos que procura satisfazer as necessidades colectivas;
  • O Governo é um órgão estritamente público enquanto a Administração Pública pode ser composta por órgãos ou organizações privadas, desde que estes desenvolvam actividades com vista a satisfação das necessidades colectivas, de forma racional, contínua e cabal;
  • A literatura sobre a Administração Pública, refere ao Governo como um corpo político eleito enquanto a Administração Pública seria um corpo legal e técnico;
  • Tal como sugere Wilson (2005), o campo da Administração Pública é um campo de actividades apolíticas, ele deve estar afastado das pressões e lutas da política, questões administrativas não são questões políticas, embora a política determine as tarefas para a administração não se deve tolerar que ela manipule os seus cargos. Em outras palavras, podemos dizer que o Governo é uma entidade política, enquanto espera-se que a Administração Pública seja apolítica, ou seja, os membros do governo são apontados a critério do partido ou candidato vencedor das eleições enquanto os funcionários e agentes da Administração Pública devem ser escolhidos e promovidos tendo em conta o mérito e a competência profissional e espera-se que estes sejam politicamente neutros, mesmo que cumpram directrizes do Governo, um corpo político;
  • Quando se fala em Administração Pública, refere-se a algo permanente, enquanto o Governo é de carácter provisório ou temporário, como advoga Johnson (1997, p. 91):

“O Governo é um conjunto particular de pessoas que, em qualquer dado tempo, ocupam posições de autoridade dentro do Estado. Neste sentido, os governos se revezam regularmente, ao passo que o Estado perdura e só pode ser mudado com dificuldades e muito lentamente”;

  • De acordo com Macie (2012), o governo tem a função de promover a satisfação das necessidades colectivas, enquanto a Administração Pública tem a função de satisfazer as necessidades colectivas.   

Como forma de término, podemos citar o posicionamento de Meirelles (1993) quanto a distinção entre Administração Pública e o Governo:

O Governo é actividade política e discricionária; administração é actividade neutra, normalmente vinculada à lei ou à forma técnica. Governo é a conduta independente; administração é conduta hierarquizada. O governo comanda com responsabilidade constitucional e política, mas sem responsabilidade profissional pela execução; Administração executa sem responsabilidade constitucional ou política, mas com responsabilidade técnica e legal pela execução. A administração é o conjunto instrumental de que dispõe o Estado para pôr em prática as opções políticas do governo (MEIRELLES, 1990, p. 61).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (147.9 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com