TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Divisão do trabalho e responsabilidades

Por:   •  23/9/2015  •  Resenha  •  268 Palavras (2 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 2

Como é feita a divisão do trabalho e a definição de responsabilidades? Como você percebe o grau de centralização e descentralização da autoridade?

Tanto a divisão do trabalho, quanto as responsabilidades, como também a centralização ou descentralização, dentro de qualquer unidade de trabalho, são processos de tomada de decisões que estão diretamente relacionados com o processo de organização/organizar.

Pode-se assim dizer que a divisão do trabalho é feita a partir de blocos que são formados criteriosamente, visando sempre uma melhor realização dos serviços que irão totalizar o trabalho. Por exemplo: O objetivo de uma organização que trabalha com eventos seria o de produzir uma festa privada, um casamento; neste caso, a divisão do trabalho é feita a partir da criação de várias unidades como a responsável pela decoração, a de alimentação e bebidas, a de contratação de bandas, entre outros. Cada unidade é formada por pessoas habilitadas para cada tipo de serviço e a união de todas as unidades irá totalizar o objetivo da organização.

Já em relação à definição de responsabilidade, pode-se dizer, ainda tomando o exemplo anterior, que a responsabilidade é a obrigação que cada pessoa, pertencente a cada unidade, terá que realizar.

Para perceber o grau de centralização ou descentralização de uma unidade de trabalho, é necessário observar onde está concentrada a autoridade, ou seja, se a autoridade concentra-se em apenas uma pessoa ou em algumas, respeitando o nível hierárquico, pode-se dizer que esta organização é centralizada. Porém, se o poder de autoridade é distribuído dentro de uma organização, ou seja, uma mesma atribuição e autoridade pertencem à ocupantes de cargos diversos, diz-se que é uma organização descentralizada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (33.3 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com