TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dossiê - Pet Glamour

Por:   •  2/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.500 Palavras (14 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 14

1. INTRODUÇÃO

Difícil decifrar a personalidade alheia, mesmo tendo dicas e informações, cada colaborador tem sua forma de trabalhar, se expressar, expor sentimentos e ideias, tivemos que trabalhar o nosso “feeling” para entender atitudes e decisões tomadas.

“As pessoas são fundamentalmente diferentes e fundamentalmente semelhantes.” Caravantes, in Comunicação e Comportamento Organizacional.

1.1 Comportamentos Individuais

Analisando todos os integrantes conseguimos reconhecer diferentes traços de personalidade na Pet Glamour.

Tabela 1- Comportamentos Individuais

Proprietários e Funcionários Traços de Personalidade Dificuldades de Percepção

João Maria Lourenzão - sócio

(Administrador Geral) Consciência (trabalhadora organizada e sociável) Necessita da colaboração da outra sócia, mas também não leva em consideração que ela não tenha formação, ou experiência apropriada na área administrativa.

Alba Lourenzão - sócia

(Banho e Tosa) Abertura à Experiência (oposição à prática, poucos interesses) Culpa o sócio pela queda do faturamento, e não pensa em sua sobrecarga de serviço. Também não tem responsabilidade com o controle da saída de mercadoria da loja, para uso de seus funcionários.

Rui Leme (Gerente) Consciência (trabalhadora organizada e sociável) Cobra muito os funcionários, a respeito da organização no andamento da loja, o que resulta em sua desmotivação e dos funcionários.

Leila Xavier (Vendedora) Consciência (preguiçosa, desorganizada, e não confiável) Prejudica o funcionamento das vendas, com atrasos e faltas contínuos.

Elaine Vérner (Vendedora) Consciência (preguiçosa, desorganizada, e não confiável) Prejudica o funcionamento das vendas, com atrasos e faltas contínuos.

Éder Sales (Tosa) Agradabilidade (fria, desagradável, antagônica) Se sentir superior no que faz em relação à outra função, que não é de sua especialidade.

Iara Santos (Tosa) Agradabilidade (fria, desagradável, antagônica) Se sentir superior no que faz em relação à outra função que não é de sua especialidade.

Anita Túlio Jordão (Banho) Estabilidade Emocional (calma autoconfiante) Não faz nada para melhorar o desempenho, pois fica desmotivada, em relação ao descaso pelos funcionários da tosa.

Léia Júlio Jordão (Banho) Estabilidade Emocional (calma autoconfiante) Não faz nada para melhorar seu o desempenho, pois fica desmotivada, em relação ao descaso pelos funcionários da tosa.

Percebe-se que há insatisfação em todos os setores da Pet Glamour, pois se encontra em desorganização, temos um gerente que não tem o respeito de seus funcionários, há desentendimento entre os sócios, em relação à queda do faturamentoo que se resulta em problema, pois esse comportamento se reflete e muito na organização.

Entre as pessoas que trabalham no banho e tosa, tem havido mal-estar, pois os dois funcionários da tosa se acham superiores às do banho. Eles também utilizam de produtos para uso no banho e tosa, sem algum registro ou aviso prévio de sua chefe.

Com a queda do faturamento as vendedoras são muito cobradas pelo gerente,ficando evidente a desmotivação no trabalho, pois cometem atrasos e arranjam diversos motivos para apresentarematestados médicos.

Entende-se que a instabilidade dos sócios nos negócios resulta em uma má organização na loja entre os setores e respectivamente nos funcionários.

1.2 Motivação dos Gestores

Para se ter em uma organização um bom funcionamento entre gestor e colaborador, precisapartir da competência do gestor características essenciais de tratamento que devem se tornar aparentes na empresa para com os colaboradores, como ética, respeito e lealdade,conquistando a compreensão e a confiança, assim gerando satisfação mútua entre as partes.

Com a análise no comportamento da gestão, torna-se evidente que na Pet não temos esse cenário. Para se ter noção dos fatores que levam a issovemos algumas informações sobre a motivação e desmotivação dos gestores:

Tabela 2 -Motivação dos Gestores

Gestores Motivação Desmotivação

João Maria Lourenzão - sócio

(Administrador Geral) O sonho de ter o próprio negócio e a paixão pelos animais, administração geral, a dedicação se destaca como qualidade. A falta de interesse da irmã na área administrativa, pois ela se preocupa somente com o operacional em sua função.

Alba Lourenzão - sócia

(Banho e Tosa) O sonho de ter o próprio negócio e a paixão pelos animais.

Utiliza seus dons de cabelereira no setor de banho e tosa, deixando os cães como verdadeiras celebridades. Com a queda do faturamento cobra diretamente do irmão sua competência, pois o mesmo tem uma formação em gestão comercial.

Rui Leme (Gerente) Seu cargo de autonomia e responsabilidade, acompanhado de uma boa remuneração. A hierarquia em sua opinião não é respeitada, pois alguns funcionários passam por cima de suas decisões.

2. TESTRESS

O significado da palavra stress se origina em um desgaste físico e mentalcausado no indivíduo. A organizaçãodiante de um quadro de mudanças,afeta principalmente a gestão, se assim estiver despreparada, a mesma perdeentão,o controle das ações, que finaliza em mau desempenho, consequentemente em desmotivação, aspecto central na Pet Glamour.

Diante disso, foi efetuado um Teste de estresse nos gestores da Pet, resultando em:

Tabela 3 - Testress

Gestores Total Resultado

João Maria Lourenzão - sócio

(Administrador Geral)

29 Relaxe: Você se encontra em uma faixa de normalidade. Você deve ficar irritado apenas ocasionalmente, mas geralmente com uma boa justificativa.

Alba Lourenzão - sócia

(Banho e Tosa)

18 Relaxe: Você se encontra em uma faixa de normalidade. Você deve ficar irritado apenas ocasionalmente, mas geralmente com uma boa justificativa.

Rui Leme (Gerente)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)   pdf (63.2 Kb)   docx (20 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com