TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EAD PARA TODOS: GESTÃO DE CURSOS À DISTÂNCIA

Por:   •  24/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.554 Palavras (7 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 7

EAD PARA TODOS: GESTÃO DE CURSOS À DISTÂNCIA

Descritor utilizado: "Gestão da Modalidade a Distância".

O artigo escolhido intitula-se: "EAD para todos: Gestão de Cursos à Distância" e foi publicado na Revista Soletras, no ano 2009. O artigo fala sobre a Educação à Distância e a promoção da democracia através do ensino à distância, bem como as vantagens de se frequentar um curso à distância, ressaltando o ponto de vista das instituições governamentais e também das instituições de ensino superior privadas.

ANÁLISE CRÍTICA

O ensino à distância é conhecido como o método de ensino no qual os professores e alunos estão fisicamente e/ou temporalmente separados, sendo caracterizada pela intensa utilização de tecnologias e por indispensavelmente momentos presenciais.

A Educação a Distância (EAD) se enquadra numa modalidade de ensino-aprendizagem caracterizada pela distância geográfica que separa aluno e professor, portanto, a interação entre ambos é facilitada por algum tipo de tecnologia. No Brasil, a EAD teve início pouco antes de 1900, quando eram oferecidos cursos profissionalizantes por correspondência, através do envio de materiais didáticos pelos correios. No início da década de 30, foi fundada a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, um meio de transmissão considerado moderno na época, cuja principal função era possibilitar a educação popular. Até então não havia ministério específico para a educação, ficando a cargo de órgãos inespecíficos a decisão sobre os assuntos educacionais, porém, em 1936, a emissora foi doada ao Ministério da Educação e Saúde.

Em 1946, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) iniciou suas atividades atingindo no ano de 1950 cerca de 318 localidades de ensino. A Igreja Católica, por meio da Diocese de Natal, no Rio Grande do Norte, criou algumas escolas radiofônicas no ano de 1959, originando o Movimento de Educação de Base. Em 1969, foi censurada a rádio educativa brasileira, fazendo com que o Brasil deixasse de utilizar o rádio como meio de ensino da EAD.

Desde os anos 60 e 70, a televisão foi utilizada para fins educacionais e ainda hoje continua. Uma iniciativa positiva foi o da Fundação Roberto Marinho, que criou alguns programas bem conhecidos nacionalmente, como os telecursos que atendem a muitas pessoas através de estruturas de apoio, auxiliando para que os alunos obtenham certificação. Com o aparecimento da TV por assinatura, surgiu alguns canais educativos, como as TVs Universitárias, Canal Futura, TV Cultura entre outras, sendo a Universidade Federal de Mato Grosso a primeira a efetivamente implantar cursos de graduação a distância e a primeira a receber o parecer oficial de credenciamento pelo Conselho Nacional de Educação foi a Universidade Federal do Pará, em 1998.

EAD NO CENÁRIO ATUAL E A DEMOCRACIA PROMOVIDA PELA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

Até aproximadamente o fim do século XX, os cursos por correspondência do Instituto Universal Brasileiro e os Telecursos de ensino fundamental e médio da Fundação Roberto Marinho eram os cursos a distância mais conhecidos, portanto, a educação a distância era vinculada ao trabalhador menos qualificado. A partir de 1990, houve a disseminação da internet e com isso a mudança deste cenário, fazendo com que houvesse maior interatividade entre os alunos e professores/tutores. Desde então, a educação a distância principiou a colocar-se no mesmo padrão do ensino presencial.

A maioria dos municípios do Brasil não possuem acesso à educação superior, a partir disso, a EAD brota como opção para preencher este espaço,  graças à união de novas tecnologias de comunicação e também da modernização de conteúdos instrucionais. Assim sendo, a distância geográfica que antes era imensa, hoje pode ser compensada através da utilização de tecnologias modernas.

A EAD é um recurso de suma importância porque além de atender um grande número de alunos, o faz de modo efetivo e sem riscos de reduzir a qualidade dos serviços. Isso é possível graças ao aumento da utilização de ferramentas multimídias no processo de produção dos cursos, já que com o progresso das mídias e ampliação do uso da internet, faz-se plausível o aumento do intercâmbio de informações entre pessoas que vivenciam diferentes contextos.

Devido aos avanços tecnológicos na área de informação e ao aumento do acesso da população aos meios de comunicação mais modernos, atualmente a EAD pode ser apreciada como a modalidade educacional mais moderna, pois esta é capaz de ultrapassar obstáculos, ampliando o acesso ao ensino, seja este de nível superior, pós-graduações lato sensu ou cursos livres. Desde que se iniciou a modalidade EAD, esta vem alargando o acesso ao ensino, devido proporcionar acesso aos mais variados conhecimentos, principalmente por ser capaz de atingir um amplo número de pessoas concomitantemente, sendo que muitos vivem em locais distantes de onde são ministradas as aulas presenciais ou então que não podem estudar em horários fixos.

Por muito tempo foi questionado a qualidade do ensino a distância no Brasil, ficando desprezado à informalidade, no entanto, um importante passo para o ensino a distância foi a criação da Lei de Diretrizes da Educação Nacional (LDB), que iniciou o processo de reconhecimento dos cursos ministrados a distância. Este processo foi concretizado com a publicação do Decreto nº 2.498/98 e Decreto nº 5.622/05, que regulamentam o Art. 80 da LDB, equivalendo os cursos a distância aos cursos presenciais.

Um fato também muito importante, que vale ser ressaltado, é que os diplomas dos cursos a distância não podem referir que o curso foi realizado nesta modalidade, desta forma, o aluno que concluiu um curso a distância fica em situação de igualdade aos que participaram de um curso presencial. O estigma que os cursos a distância não possuíam controle e regulamentação adequada foi derrubado por estas leis, indicando que a modalidade de ensino não presencial possui a mesma exigência de um curso presencial ou quem sabe exija até mais, pois exige que o aluno tenha uma grande disciplina organizacional de sua rotina.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (118 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com