TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tcc - Empreendedorismo Feminino

Por:   •  28/3/2019  •  Artigo  •  3.900 Palavras (16 Páginas)  •  546 Visualizações

Página 1 de 16

Resumo

Atualmente as mulheres estão ganhando seu devido reconhecimento, não somente no quesito direitos, mas também no mercado de trabalho, tornando o empreendedorismo feminino evidente no cenário econômico, com isso se torna importante entender e conhecer sua importância em um cenário micro e macroeconômico, as razões que levam as mulheres a empreender e quais suas motivações, conhecer também quais os segmentos de atuação suas necessidades e oportunidades no mundo dos negócios. Este artigo trata-se um estudo teórico de caráter analítico, com dados quantitativos e qualitativos pela plataforma Scopus, partindo de leituras sobre o empreendedorismo, administração de empresas, com o objetivo de enfatizar a atuação da mulher como empreendedora, e suas características, uma vez que este assunto se encontra muito escasso de obras especificas ao assunto. Uma questão interessante com base no levantamento teórico retrata que a mulher ao decorrer da sua trajetória passaram a adotar atividades que divergem do ambiente de doméstico, já que a mudança na sociedade está ocorrente, mudança na qual desperta a motivação da mulher em buscar o seu lugar no mercado de trabalho características resultantes da necessidade da sociedade em se sustentar, podemos constatar que essa seria um dos pontos que motivam as mulheres a empreender, por necessidade de autonomia e sustento, gestão na qual gera empregos, expansão econômica para a sociedade e crescimento pessoal, financeiro e profissional para a empreendedora.

INTRODUÇÃO

A mulher empreendedora está ganhando espaço no mercado de trabalho, pesquisas apontam que o mercado está em constante mudança, fazendo com que as mulheres deixem de atuar em atividades domésticas para se desenvolverem no mercado de trabalho. Chiavenato (2007, p. 172.), retrata sobre esta evolução socioeconômica. “ A evolução dos tempos deixa cada vez mais evidente na mulher a mudança de suas necessidades, dando a ela uma motivação diferente, para atitudes a serem tomadas. ”

Neste contexto torna-se importante entendermos o empreendedorismo em geral na visão dos autores, por exemplo Chiavenato (2007, p.18) ele diz que: “empreendedores não são simplesmente provedores de mercadorias ou de serviços, mas fontes de energia que assumem riscos em uma economia em constante transformação e crescimento ”. Ou seja, os intitulados como empreendedores são aqueles que exercem a função de atender às necessidades variantes da sociedade, auxiliando o crescimento do mercado e consequentemente contribuir para o crescimento positivo da economia.  O autor Martins (2002, p. 4) contribui com o seguinte argumento:

O Empreendedor é uma pessoa criativa, marcada pela capacidade de estabelecer e atingir objetivos, e que mantém alto nível de consciência do ambiente em que vive usando-a para detectar oportunidades de negócios. Um Empreendedor que continua a aprender a respeito de possíveis oportunidades de negócios e a tomar decisões moderadamente arriscadas que objetivam a inovação, continuará a desempenhar um papel Empreendedor. Um Empreendedor é uma pessoa que imagina, desenvolve e realiza visões. (Martins, 2002, p. 4)

Para Dolabela (2006, p. 29) “O empreendedor é um ser social, produto do meio em que vive (época e lugar) ”. A atividade empreendedora não é recente, existe desde “sempre‟, pois inovar é parte da natureza humana. Dolabela (2006, p. 30) mostra ainda que “o empreendedor é o responsável pelo crescimento econômico e pelo desenvolvimento social. Por meio da inovação, dinamiza a economia”.

O empreendedor é aquele com competência de desenvolver meios e formas para satisfazer as crescentes necessidades da sociedade e dispor de grandes transformações sociais, econômicas e até mesmo ambientais. Na visão de Matias (2007, p. 01) sobre o empreendedorismo: “é a capacidade de analisar a realidade de forma diferente da maioria das pessoas, é a capacidade de apresentar, construir algo diferente daquilo que são as normas estabelecidas”. 

De acordo com as visões dos autores entende-se que o empreendedorismo assume variadas formas e para fazer uma descrição da situação atual, levantando a seguinte questão: Por qual razão a mulher empreende?

Conforme, GEM - Global Entrepreneurship Monitor (2017), que se trata de um dos maiores estudos consolidados das atividades empreendedoras do mundo. Na qual reúne dados de mais de 100 países e 300 intuições acadêmicas, informações que possibilitam desenvolver serviços e atividades organizacionais e administrativas, auxiliando positivamente até mesmo em tomadas de decisões, destaca que as mulheres são proporcionalmente tão prováveis quanto os homens serem motivados a empreender por necessidades. Chiavenato (2007, p. 174). O empreendedorismo por necessidade indica quem iniciou sua atividade para melhorar sua condição de vida, ao observar uma oportunidade para empreender.

O desempenho das mulheres frente as micros e pequenas empresas, nos últimos tempos, instigou o interesse da academia em entender o desenvolvimento empreendedor das mulheres, pois é evidente a contribuição econômica e social das mesmas através dos seus empreendimentos, e com isso levanta-se questionamentos das razões e fatores que levam as mulheres a gerenciarem os negócios com eficácia em comparação aos empreendimentos masculinos.

Segundo autores as mulheres possuem características especificas como atenção aos detalhes, intuições, flexibilidade, cooperação, sensibilidade e versatilidade, características que se tornam importantes na gestão do negócio, de forma geral, essas características permitem que as mulheres adotem um estilo peculiar próprio, o que se torna um diferencial em relação aos homens, (Hisrich , 2009).

 O autor Hisrich (2009), diz:

“O crescimento significativo no número de mulheres trabalhando fora criou um novo campo de pesquisa interessado em verificar se mulheres trabalhadoras, administradoras e empreendedoras são diferentes dos seus colegas do sexo masculino. Está claro que empreendedores e empreendedoras têm muito em comum. Porém, apesar de algumas características de histórico e de personalidade serem muito semelhantes, há diferenças notáveis entre os sexos em termos de motivação, ponto de partida e habilidades para negócios levadas para o empreendimento (Hisrich & Peters, 2009, p. 662).”

Segundo Machado (2003) a mulher empreendedora combina características masculinas (iniciativa, coragem, determinação) com características femininas (cooperação, intuição, sensibilidade). A importância das mulheres como empreendedoras para a sociedade gira em torno da sua contribuição econômica, pois gera emprego para si e para outros, na importância de seu comportamento em administrar a dupla jornada como exemplo social e ainda o aumento da autonomia feminina, antigamente julgado improvável e desnecessário, (Amorim & Batista, 2012).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28 Kb)   pdf (560.4 Kb)   docx (540.3 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com