TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Empreendedorismo Feminino

Por:   •  26/4/2018  •  Projeto de pesquisa  •  593 Palavras (3 Páginas)  •  381 Visualizações

Página 1 de 3

EMPREENDEDORISMO FEMININO

No mundo inteiro o empreendedorismo feminino vem crescendo e mostrando cada vez mais sua força, e as mulheres tem se destacado em diversos setores da economia. Elas estão atuando no comércio, na indústria, na prestação de serviços e negócios digitais, mostrando que o empreendedorismo não é exclusividade masculina.

O crescimento do empreendedorismo feminino tem funcionado como ferramenta de equiparação de direitos entre os sexos, na medida em que, ao ganharem posições cada vez mais relevantes no mundo dos negócios, elas passam a reivindicar seu reconhecimento como personagens participantes do crescimento econômico.

A Rede Mulher Empreendedora (RME), que atualmente é a maior rede de apoio ao empreendedorismo no Brasil com aproximadamente 300 mil participantes, dispõe de site com conteúdo, dicas e eventos a fim de capacitar suas participantes, no ano de 2016 a GEM (Global Entrepreneurship Monitor) realizou uma pesquisa abordando diversos pontos a fim de compreender melhor o crescimento. Sabendo que no Brasil as condições para empreender são diversas passam pela oportunidade a necessidade, então para compreender melhor vamos analisar qual o perfil empreender que existe no Brasil. De acordo com a pesquisa GEM, 80% das mulheres que empreendem nesse país possuem de nível superior ou a mais, a maioria com média de 38,7 anos de idade, casada e com filhos que apresentam escolaridade maior dos que querem empreender. A pesquisa também trás dados das regiões que mais empreendem no Brasil, destaque para regiões como Noroeste, Nordeste e Centro-Oeste que lideram esse quesito com 22,33% (Figura 1).

Figura 1: Localização das mulheres que mais empreendem de acordo com a pesquisa GEM.

[pic 1] 

Fonte: Gráfico da pesquisa GEM- 2016.

A maioria começa a pensar em montar um negócio por dois motivos, por oportunidade e visão de negócio ou por necessidade. Os por oportunidade geralmente tem ideia de um negócio colocam em pratica ou copiam ideias que já deram certo em a busca de maior independência e liberdade na vida profissional, aumento da renda pessoal, manutenção de sua renda pessoal ou outros motivos, segundo pesquisas os por oportunidade tem maiores chance de sucesso e tem um forte impacto sobre o crescimento econômico de um país. Já os por necessidade são aqueles que iniciaram um empreendimento autônomo por não possuírem melhores opções para o trabalho e precisam abrir um negócio a fim de gerar renda para si e sua família, outro fator é situação econômica do país se encontra, o empreendedorismo por necessidade tende a diminuir quando a oferta de emprego for maior.

Ao abrir um negócio podem surgir varias dificuldades, como falta de capital para manter o empreendimento aberto, aluguel, tempo pra conciliar afazeres domésticos entre outro, ai que entra a RME para auxiliar, orientar, e também entra em ação a ajudas dos familiares como cita a pesquisa GEM (Figura 2).

Figura 2: Com quem elas (empreendedoras) contam para receberem ajudas em seus negócios e afazeres domésticos de acordo com a pesquisa GEM.

[pic 2]

Fonte: Gráfico da pesquisa GEM- 2016.

A pesquisa também mostra que grande a maiorias das entrevistadas concentram suas atividades da área de serviços e quanto mais alta a classe social mais esses números crescem (Figura 3).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (209.3 Kb)   docx (271.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com