TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EMPREENDEDORISMO SOCIAL O PAPEL DAS ORGANIZAÇÕES NO MUNDO

Por:   •  3/7/2018  •  Artigo  •  2.621 Palavras (11 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 11

EMPREENDEDORISMO SOCIAL O PAPEL DAS ORGANIZAÇÕES NO MUNDO

ALINE FERNANDES PAROLIN

Aluno(a) do Curso de Administração

Unespar

alineparolin@gmail.com

MATHEUS MATTIA DE ASSIS

Aluno(a) do Curso de Administração

Unespar

matheusmattia1@hotmail.com

[pic 1]

RESUMO - Em meio a tantos problemas enfrentados atualmente, as dificuldades e problemas sociais surge um termo de grande importância em meio a vários, mas que se destaca pela grande importância qual o mesmo tem. Quando se fala sobre empreendedorismo social, logo vem a ideia do lucro, do bem capital, porém o que se presa nesse caso é totalmente o contrário, o lucro fica de lado para dar lugar a geração de valor social. O objetivo do presente artigo é tentar explicar de forma clara e sucinta as diferenças entre o empreendedorismo empresarial e o social, suas características próprias que os diferenciam um do outro, tentar em meio a tantas definições sintetizar tudo isso e formar um conceito do que realmente é o empreendedorismo social, mostrar o movimento do empreendedorismo social no Brasil e a importância que esse assunto tem tido ao redor do mundo.

Palavras-chave: Empreendedorismo social. Empreendedorismo empresarial. Valor social. Inovação.

ABSTRACT - In the midst of so many problems currently faced, social difficulties and problems is a term of great importance among several, but stands out for the great importance it has. When talking about social entrepreneurship, soon comes the idea of ​​profit, of capital good, but what is stuck in this case is totally the opposite, profit is set aside to give way to the generation of social value. The aim of this article is to try to explain in a clear and succinct way the differences between entrepreneurship and entrepreneurship, their own characteristics that differentiate them from each other, try to synthesize all of these and to form a concept of what it really is social entrepreneurship, show the movement of social entrepreneurship in Brazil and the importance that this subject has had around the world.

Keywords: Social entrepreneurship. Entrepreneurship. Social value. Innovation.


1 INTRODUÇÃO

O empreendedorismo social vem ganhando importância e sendo notado cada dia mais pelas organizações ao redor do mundo, nesses últimos anos tem tido a atenção das empresas, acadêmicos e organizações. Percebe-se a tentativa de capacitação da sociedade perante o assunto, que realmente é necessária.

O empreendedorismo social aparece em meio a crises que vem assolar a sociedade atualmente, esse novo jeito de estudar o empreendedorismo vem para tentar amenizar esses efeitos, não por completo, mas, muitas vezes com maestria. Deixando de lado o pensamento ultrapassado de que a única finalidade do empreendedorismo é a de geral lucro, o empreendedorismo social vem para mudar de vez esse conceito e mostrar a todos nós que também é possível geral valor social de forma positiva por meio do mesmo.

Diversas vezes a falta de um significado exato acaba por confundir o verdadeiro sentido do empreendedorismo social, pois, ela pode vir a trazer um punhado de significados, pelo fato dos diversos contextos em que se aplica. No decorrer do artigo, busca-se explicar o verdadeiro sentido do empreendedorismo social, bem como o papel das organizações junto a ele, além da diferença entre empreendedorismo empresarial e social, que embora se pareçam em termos, tem significados e objetivos diferentes.

Buscamos falar um pouco sobre o movimento do empreendedorismo social no Brasil por que para nós é muito importante sabermos o que se passa em nosso país, muitas vezes fica transparecido que movimentos como esse só acontecem fora de nossa realidade, por isso, é importante conhecermos e apoiar quem faz esse tipo de trabalho perto de todos nós. O mundo passou por diversas transformações nos últimos anos que fizeram com que termos como social estejam sendo tratados com uma grande importância e se difundido dia a dia.

Daí vem a importância em sintetizar um conceito que seja aceito pela maioria dos estudiosos sobre o assunto a fim de que mais pessoas passem a conhecer e se interessar sobre tal, de forma que se tome mais importância do que já vem tendo e se espalhe cada dia mais.

2 CONCEITO DE EMPREENDEDORISMO SOCIAL E SEU SURGIMENTO

O empreendedorismo social surgiu como uma forma de solucionar os problemas sociais na qual o governo não buscava ou talvez não consiga resolver. Não se sabe exatamente quando tenha se originado esse movimento, mas é possível perceber a forma como tem sido tratado e o grande impulso que veio a ter nos últimos 30 anos, tem sido fortemente comentado nas áreas de ciências sociais a partir dos anos 90.

O empreendimento social é capaz de tratar problemas cujo âmbito é estreito demais para instigar o ativismo legislativo ou para atrair capital privado (Roger L. Martin, 2015).

O empreendedorismo que sempre foi visto como um plano inovador de gerar lucro abrindo um negócio ou criando um produto, até mesmo um tipo de serviço, se mostra bem mais amplo do que só ganhar lucro, criar ideias inovadoras para ajudar a sociedade mais carente e necessitada é um exemplo do que pode vir a ser também um empreendedor de sucesso, se deixa um pouco de lado para pensar nos seus semelhantes, mas não deixando de fazer o que realmente gosta.

Empreendedor social é alguém que trabalha de uma maneira empresarial, mas para um público ou um benefício social, em lugar de ganhar dinheiro. Empreendedores sociais podem trabalhar em negócios éticos, órgãos governamentais, públicos, voluntários e comunitários, empreendedores sociais nunca dizem “não pode ser feito” (Oliveira, 2004).

São várias as definições do que é ser um empreendedor social, para Melo Neto e Froes (2001) “Quando falamos de empreendedorismo social, estamos buscando um novo paradigma. O objetivo não é mais o negócio do negócio, trata-se, sim, do negócio do social, que tem na sociedade civil o seu principal foco de atuação e na parceria envolvendo comunidade, governo e setor privado, a sua estratégia.”

Complementando o que já fora dito até então, Mair e Marti (2004) entendem o Empreendedorismo Social a partir da utilização inovadora de recursos para explorar oportunidades e preencher necessidades sociais de uma forma sustentável.

Essa onda de empreendedores sociais surge como uma renovação do sistema capitalista, uma forma que o terceiro setor encontrou para atender suas necessidades, a forma como criaram organizações não lucrativas que realmente trazia benefícios financeiros para sociedade e contribuía para o mercado é questão relativamente nova de estudo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)   pdf (148.1 Kb)   docx (17 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com