TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ENTRINCHEIRAMENTO ORGANIZACIONAL

Por:   •  1/9/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  631 Palavras (3 Páginas)  •  547 Visualizações

Página 1 de 3

Sumário

INTRODUÇÃO        

DESENVOLVIMENTO        

CONSIDERAÇÕES FINAIS        

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        

INTRODUÇÃO

A expectativa de permanência dos trabalhadores, embora ainda presente nas organizações para determinados segmentos profissionais, passou a ser coadjuvante de um interesse maior por desempenho, entregas de qualidade, competências e engajamento. Diante desse interesse, os trabalhadores que permanecem na organização, passaram a ser separados entre aqueles que contribuem ativamente e aqueles que apresentam comportamentos mais passivos, nem sempre ligados a maior produtividade e aos resultados operados pela organização.

Ainda que, por muito tempo, a permanência dos trabalhadores tenha sido atribuída ao seu comprometimento com a organização, estudos atuais têm questionado se o critério de permanência deve ser central no conceito de comprometimento. Não só profissionais e gestores discordam de que a permanência seja um requisito para um trabalhador comprometido, como tal definição confunde o comprometimento com uma – entre outras – de suas possíveis consequências.

DESENVOLVIMENTO

Entrincheiramento na carreira

Os primeiros estudos sobre o vinculo de entrincheiramento tiveram enfoque na carreira, estimulados pelas mudanças nas expectativas de crescimento profissional, pela instabilidade nas relações de trabalho e pela maior frequência na alteração dos planos de carreira somada a menor flexibilidade para a transição de ocupações. Essa impossibilidade ou não intencionalidade de procurar alternativas foi denominada entrincheiramento na carreira: tendência de um indivíduo a permanecer em sua profissão devido aos investimentos feitos, aos custos emocionais ligados à mudança e à percepção de poucas  alternativas fora de seu Campo  de atuação.

Sua dinâmica é explicada a partir da escolha da profissão, feita com base nas preferências individuais e na estimativa de oportunidades de carreira, e de sua relação como instrumento de alcance das metas e necessidades pessoais.

Conceito

                       As primeiras investigações empíricas sobre o entrincheiramento foram promovidas após a definição e operacionalização de construto por Carson, com enfoque na carreira. Contudo um exame da literatura produzida nos estudos organizacionais indica que o termo já havia sido discutido teoricamente há mais de vinte anos. Nesta seção, são revisados os trabalhos que fornecem a base teórica do entrincheiramento com enfoque na organização e, em seguida, é apresentada a definição do vínculo.

Entrincheiramento Organizacional

                      Dentre os significados designados para a palavra “trincheira” estão subjacentes as noções de abrigo e amparo. Termo difundido principalmente após a primeira guerra mundial, o vocábulo “trincheira” passou a ser associado a estratégias de guerra e proteção. Os soldados ficavam entrincheirados durante o combate, com o objetivo de aumentar a proteção e reduzir os danos de um possível ataque.

A transposição do conceito de entrincheiramento para o contexto organizacional gera a interpretação de que o trabalhador entrincheirado busca em sua organização - a trincheira – uma forma de proteção, segurança, garantias de estabilidade, manutenção de seu status quo e evitar outras perdas associadas a sua saída. Nesse sentido, o vínculo estabelecido entre indivíduo e organização não inclui desejo, mas necessidade. O trabalhador permanece na organização, porque sua saída pode gerar danos maiores.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (192 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com