TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTAGIO SUPERVISIONADO EM ADMINISTRAÇÃO – CONSULTORIA ORGANIZACIONAL

Por:   •  12/6/2022  •  Relatório de pesquisa  •  3.872 Palavras (16 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTACIO DO CEARÁ

CURSO DE ADMISTRAÇÃO

UNIDADE CENTRO

ESTAGIO SUPERVISIONADO EM ADMINISTRAÇÃO – CONSULTORIA ORGANIZACIONAL

JOSIANE ARAUJO SILVA

FORTALEZA

                2021.2

JOSIANE ARAUJO SILVA

ESTAGIO SUPERVISIONADO EM ADMINISTRAÇÃO – CONSULTORIA ORGANIZACIONAL

Relatório de Consultoria Organizacional apresentado ao Curso de Graduação em Administração, como requisito para aprovação na disciplina de Estagio Supervisionado em Administração - Consultoria Organizacional.

Orientador: Mateus Alex Barbosa Dede

        

Fortaleza - CEARÁ

2021.2

        

SUMARIO        

1 INTRODUÇÃO

        O presente relatório tem por objetivo descrever a consultoria organizacional da disciplina de Estagio Supervisionado II do curso de Administração, realizado para a empresa Aço Cearense Industrial LTDA, localizada na BR 222 Km 19, S/N – Genipabu, Caucaia – CE, no período de 01 de setembro de 2019 a 12 de novembro de 2019, com jornada de 4 horas diárias.

          Em um mundo competitivo, os profissionais precisam estar preparados para desafios e inovações, mas para estarem preparados os mesmos precisam ser ágeis, empreendedores, dispostos a assumir riscos e entre outras habilidades. Por essa razão o estágio é de suma importância para a formação profissional.

         A administração, através de seus processos, busca reconhecer no mercado maneiras eficiente de atingir a satisfação dos clientes. E, por sua vez, o estágio é um momento especialmente importante no processo de formação profissional, tendo como função colocar em pratica a teoria vista durante o período acadêmico.

          Este trabalho foi desenvolvido por meio de pesquisas e aprendizado no período do estágio com a finalidade de apresentar o conhecimento teórico adquirido durante o curso.

2.   CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA

           A Aço Cearense Industrial LTDA é uma empresa do Grupo Aço Cearense presente há mais de 40 anos no mercado de aço no Brasil, fundada por José Vilmar Ferreira. A Aço Cearense é pioneira na indústria metalmecânica no Ceará e hoje atende todo o território nacional com seus produtos e serviços.

            A empresa se expandiu diversificando suas operações, hoje é líder no segmento de aço no Norte/nordeste e se destaca pelo seu crescimento e representatividade alcançada no mercado do aço.

O grupo conta com quatro empresas em suas operações e um instituto, são elas:

  • Aço Cearense Comercial: a primeira empresa do grupo localiza-se em Fortaleza, criada em 1979, sua estrutura e eficácia de venda posiciona o grupo como maior distribuidor em aço.
  • Aço Cearense Industrial: em Caucaia, com duas grandes indústrias, é voltada para o segmento de aços planos, criada em 1997 com o objetivo de potencializar o atendimento aos seus clientes, com maior agilidade e produtos variados.
  • SINOBRAS (Siderúrgica Norte Brasil): localizada na região Norte, em Marabá (PA), produz aços longos, criada em 2006 é a primeira usina siderúrgica integrada de aços longos do Norte e Nordeste do Brasil.
  • SINOBRAS Florestal: localizada em Tocantins, conta com 15 fazendas próprias com plantio de eucalipto para a produção de redutor bioenergético para a SINOBRAS.
  • Instituto Aço Cearense: responsável por colocar em prática ações para proporcionar oportunidades de transformação e inclusão social com base na educação, cultura, esporte e empreendedorismo.

           Com uma carteira de 16 mil clientes ativos em todo o país, é líder regional do setor, com capacidade produtiva de 1.000.000 t/ano de aço e um faturamento de R$ 2,7 bilhões em 2018.

        O Grupo Aço Cearense e suas empresas já apareceram em diversas publicações de pesquisas no seu segmento se destacando entre os grandes do país. Exemplo disso é a publicação Exame Melhores e Maiores em que o Grupo figurou no ranking das 200 maiores empresas por quatro anos consecutivos e a SINOBRAS, entre as 100 maiores por região e entre as mil maiores do Brasil de 2013 a 2018.  Outra publicação relevante é o Anuário Valor 1000: o Grupo Aço Cearense destacou-se desde 2013 como uma das maiores empresas do país. Além disso, empresas do Grupo também figuram no ranking de edições como a Isto É Dinheiro 2019 e o Prêmio Anamaco 2019.

           Para mencionar a missão, a visão e os valores da empresa, é necessário conceitua-los.

Segundo Oliveira (2005), a missão também deve satisfazer o ambiente externo, ou seja, oferecer algo que responda a sua ansiedade. Nesse sentido é fácil perceber que a estratégia deve andar alinhada com missão, uma vez que a estratégia deve atingir o objetivo da missão, ou seja, a estratégia tem como objetivo realizar a missão (CHIAVENATO, 2005). Dessa forma, a Aço Cearense Industrial tem como missão “Atuar no mercado do aço de forma sustentável, com dinamismo e excelência”.

Conforme Rodrigues et al (2009), a visão da empresa é a explicação do que ela tem por objetivo de posicionamento para o seu futuro. Para Oliveira (2005), a visão representa um cenário ou horizonte desejado pela empresa para atuação e para Hart (1994, apud ALBUQUERQUE, 2004) a visão é a compilação de desejos de uma empresa sobre seu futuro. Dessa forma a Aço Cearense tem como visão garantir a sustentabilidade do negócio.

Conforme Rodrigues et al (2009) os valores são definidos como crenças primordiais para a tomada de decisão. Para Costa (2007) são princípios de orientação essenciais, intrínsecos e importantes para os componentes da organização. Dessa forma a Aço Cearense apresenta os seguintes valores: humildade, integridade, respeito e transparência, foco e determinação, trabalho seguro e fé em Deus.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.5 Kb)   pdf (341.4 Kb)   docx (157.4 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com