TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo de recrutamento e seleção e sua aplicação às pequenas e médias empresas.

Por:   •  17/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  480 Palavras (2 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE DE FRANCA

NÚCLEO DE EDUCAÇÃO Á DISTANCIA

PÓLO DE CAMPO GRANDE

PORTIFÓLIO DE ADMINISTRAÇÃO DE

RECURSOS HUMANOS

Objetivo do Portfólio:

•processo de recrutamento e seleção e sua aplicação às pequenas e médias empresas. Qual a sugestão de um processo de recrutamento e seleção para uma empresa com este perfil?

.

Luciene Souza da Silva

Matricula: 1322198

EAD – Ciências Contábeis, 5º Semestre.

Aripuanã - MT

Março/2015

Sabemos que do recrutamento e seleção dependerá o desempenho produtivo de uma empresa, ou seja, a preocupação básica na realização dos mesmos é a preservação da boa imagem da empresa e a eficácia no alcance dos resultados esperado, pois ambos têm por base colher dados adequados para o preenchimento de vagas.

O recrutamento em si poderá se utilizar de todos os meios possíveis para atingir, sensibilizar e atrair a mão-de-obra necessária e adequada às exigências específicas da empresa, desde que executado por profissionais experientes na área, ele poderá ser feito de modo externo através de anúncios em jornais, faculdades, universidades, sites, indicações, intercâmbio com outras empresas, como também pode ser interno para aproveitar os recursos humanos disponíveis dentro da própria empresa, oferecendo assim promoções, transferências ou reaproveitamentoso que estimula o clima de motivação e planejamento de carreira.

Após analisar todo o processo de recrutamento dos candidatos, será apresentada a próxima etapa que é a seleção, estapermitirá escolher o candidato mais adequado para a posição em aberto, dentre aquelas previamente recrutadas, lembrando que o selecionador é o cartão de visitas da empresa, sendo assim os candidatos deverão ter a melhor imagem possível, e que saiam cientes de ter participado de um processo sério por serem sempre tratados com respeito e consideração.

Chiavenato (2008 pg.124-125) afirma que o principal desafio do recrutamento é agregar valor à organização e às pessoas. Já Lacombe e Heilborn (2003, p. 251) seleção "abrange o conjunto de práticas e processos usados para escolher, dentre os candidatos disponíveis, aquele que parece ser o mais adequado para a vaga existente".

Com base em pesquisas realizadas, percebe-se que o recrutamento é o processo inicial para agregar pessoas, ele consiste nummodo de execuçãopara atrair candidatos do mercado de trabalho para suprir as suas necessidades e alcançar o seu objetivo principal, que é recrutar candidatos para a próxima etapa do processo, tal recrutamento pode ser interno ou externo, sendo que ambos possuem suas vantagens e desvantagens, necessitando que a organização opte pela melhor escolha, após a realização do recrutamento dos candidatos a próxima ação a se tomar é a seleção dos candidatos escolhidos e através de alguns métodos como testes, entrevistas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (48.2 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com