TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRATÉGIA E DINÂMICA COMPETITIVA

Por:   •  11/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.186 Palavras (13 Páginas)  •  397 Visualizações

Página 1 de 13


[pic 1]

INTERATIVA UNIDERP POLO SALVADOR

ADMINISTRAÇÃO - 8ª SÉRIE

BRUNA OLIVEIRA SOUZA - RA 383163

CALINE MOURA MORAIS COSTA - RA 398358

JAQUELINE DIAS SANTOS - RA 377646

LUIZ EDUARDO PORTELA FLOR - RA 3851621

ROBSON LUIZ COUTINHO DOS REIS - RA 386447

ESTRATÉGIA E DINÂMICA COMPETITIVA

SALVADOR – BA

2015

BRUNA OLIVEIRA SOUZA - RA 383163

CALINE MOURA MORAIS COSTA - RA 398358

JAQUELINE DIAS SANTOS - RA 377646

LUIZ EDUARDO PORTELA FLOR - RA 3851621

ROBSON LUIZ COUTINHO DOS REIS - RA 386447

ESTRATÉGIA E DINÂMICA COMPETITIVA

SALVADOR – BA

2015

Sumário

1 INTRODUÇÃO        

2 UNIDADE ESTRATÉGICA DE NEGOCIOS        

3 A EMPRESA        

3.1 HISTÓRICO DA EMPRESA        

3.2 PRODUTOS E SERVIÇOS        

3.3 LOCALIZAÇÃO DA EMPRESA        

4 ANÁLISE DA MATRIZ SWOT        

4.1 ANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO        

4.1.1 Força        

4.1.2 Fraquezas        

4.2 ANÁLISE DO AMBIENTE EXTERNO        

4.2.1 Oportunidades        

4.2.3 Ameaças        

5 ANALISE SWOT DA EMPRESA MARVEL        

5.1 ANALISE DO AMBIENTE INTERNO        

5.1.1 Forças        

5.1.2 Fraquezas        

5.2 ANÁLISE DO AMBIENTE EXTERNO        

5.2.1 Oportunidades        

5.2.2 Ameaças        

5.3 RELATÓRIO DA ANÁLISE SWOT DA EMPRESA        

6 NOVA UNIDADE ESTRATEGICA DE NEGÓCIO        

6.1 ESCOPO        

6.2 METAS        

6.3 VANTAGEM COMPETITIVA        

6.4 COSTELEÇÕES DE VALORES        

6.5 GESTÃO DE CADEIAS DE VALORES INTERNOS        

CONSIDERAÇÕES FINAIS        

BIBLIOGRAFIA        

1 INTRODUÇÃO

A postura competitiva, segundo Fahey (1994), define como uma organização se diferencia dos concorrentes atuais e futuros aos olhos e entendimento dos consumidores. É a diferenciação embutida pela empresa em um produto que determina a escolha do consumidor por aquele produto. Essa diferenciação, para Fahey (1994), pode se apresentar em diversas dimensões, como amplitude da linha de produtos, características do produto, funcionalidade, qualidade dos serviços, disponibilidade, imagem e reputação, vendas e preço. A questão principal é determinar qual será o foco de atuação da empresa, quais consumidores ela pretende atender, como se dará sua participação na indústria e qual a melhor forma – leia-se a melhor estratégia – para que essa empresa consiga obter o melhor desempenho no segmento de atuação escolhido. Para isso, é importante que a organização tenha profundo conhecimento a respeito de si própria, do mercado em que está atuando bem como dos seus concorrentes, do ambiente de modo geral e da dinâmica que envolve todos esses elementos. Tendo isso em vista, a organização poderá determinar qual será a estratégia competitiva mais adequada para seu sucesso.

2 UNIDADE ESTRATÉGICA DE NEGOCIOS

UEN (Unidade Estratégica de Negócio) consiste na forma adotada por muitas organizações que dividem suas atividades em unidades de negócios independentes, com resultados, estratégias e gestores distintos.

Normalmente, diversos aspectos do cenário organizacional podem determinar que a criação de uma UEN seja a melhor, ou a única, maneira de fazer com que a organização alcance seus objetivos e continue, ou comece, a ser competitiva no mercado onde atua. Concorrência, transformação e instabilidades do setor, concorrência, mudanças no cenário econômico e político, podem ser citados como aspectos que forçam a organização a segmentar sua estrutura de forma a torná-la mais eficiente e eficaz.

Não somente fatores externos e ofensivos induzem uma organização a desenvolver uma UEN, muitas vezes, ao serem vistas potencialidades frente a mercados específicos e disponíveis, é interessante desenvolver uma Unidade Estratégica de Negócios para tentar auferir o máximo de recursos e benefícios possíveis de áreas.

É importante que o gestor tenha plena consciência e conhecimento tanto sobre a estrutura organizacional quanto aos fatores externos e estranhos à organização antes de criar uma Unidade Estratégica de Negócio, e necessário também para o gestor ter o conhecimento sobre a potencialidades, deficiências, e sobre o ambiente no qual a organização está inserida.

Estes aspectos visam à correta e adequada alocação de recursos, uma vez que as oportunidades poderão ser encontradas mais facilidade, haja vista que o mercado não mais será um ambiente tão desconhecido e cheio de segredos.

3 A EMPRESA

3.1 HISTÓRICO DA EMPRESA

A Marvel e uma das mais tradicionais concessionarias autorizada da rede Fiat na cidade de Salvador – BA, com sua sede localizada na Av. Reitor Miguel Dias, 1977 – Vale do Canela, fundada no ano de 1977, a sua história se confundi com a história da Fiat na Bahia, juntamente com sua filial localizada na Av. Caminho de Areia, 43 – Caminho de Areia com data fundação no ano de 1995.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.3 Kb)   pdf (178.7 Kb)   docx (26.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com