TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMO AS AVARIAS NO PROCESSO LOGÍSTICO INFLUENCIAM NOS CUSTOS DE EXPORTAÇÃO DE ARTEFATOS DE USO DOMÉSTICO PARA O MERCADO DE LUXO

Por:   •  2/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  5.877 Palavras (24 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 24

Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

FATEC BARUERI

Faculdade de Tecnologia Padre Danilo José de Oliveira Ohl

Projetos em Comércio Exterior II

Elviana Correa

Felipe Camacho

Isabele Tacini

Íris Figueiredo
Luis Paulo Moreira

COMO AS AVARIAS NO PROCESSO LOGÍSTICO INFLUENCIAM NOS CUSTOS DE EXPORTAÇÃO DE ARTEFATOS DE USO DOMÉSTICO PARA O MERCADO DE LUXO

Trabalho apresentado como requisito da disciplina de Projetos em Comércio Exterior II, do segundo semestre do curso de Comércio Exterior sob orientação do Prof.ª Miriam Ferreira Lima Justino

BARUERI

2016

  1. Introdução

Não é novidade que os consumidores estão a cada dia que passa sendo mais exigente em relação aquilo que adquirem, buscam uma qualidade cada vez maior por parte daqueles que ofertam. Os mercados de luxo não são diferentes, por se tratar de outro padrão, exigem uma complexidade maior, pois possuem gostos mais refinados em relação a produtos adquiridos, principalmente se tratando de objetos que trarão ainda mais glamour ao ambiente ao qual habitam. Desta forma, traremos um estudo baseado nas operações da empresa Polimentos Correa Ind. e Com. de Metais, atuando a mais de 20 anos no mercado de artefatos de uso doméstico de luxo.  A empresa desenvolve a produção e exportação de seus produtos para a organização líder no segmento na Europa, a Orfreverie Christofle Paris.        

O estudo de caso trará a demonstração de todo o processo de exportação realizado pela empresa, e as tratativas que são adotadas ao decorrer da operação. Com isso, será possível fazermos uma análise e compreendermos melhor o processo logístico adotado pela organização, demonstrando os riscos quanto à exposição da carga transportada que poderão afetar a integridade das peças, além dos custos envolvendo o transporte e armazenamento das mercadorias.

Em razão desse contexto emergiu a questão: Como as avarias no processo logístico influenciam nos custos de exportação de artefatos de uso doméstico para o mercado de luxo?

Essa indagação gerou a ideia de desenvolvimento do presente estudo com o objetivo de verificar e identificar todas essas falhas que de certa forma acarreta na perda financeira da empresa, pois se gasta mais na solução dos problemas através de reposição e reparo das peças danificadas atrasando ainda mais os prazos de entrega estabelecidos no ato da compra.

Pode-se não se dar conta, mas as avarias dos produtos finais afetam drasticamente a logística e consequentemente a entrega ao cliente. É necessário que seja traçada estratégias para se evitar tais acontecimentos diminuindo as perdas causadas por erros na operação, buscando sempre a economia na exportação desses artefatos e visando a maximização dos lucros pela empresa.

2. Situação Objeto do Estudo

A empresa Polimentos Correa Indústria E Comércio De Metais esta a mais de 20 anos no mercado de artefatos de uso doméstico de luxo fornecendo peças banhadas a prata a parceira francesa Orfreverie Christofle Paris. O estudo de caso, esta centrado na área de logística, tendo como situação de análise o problema de avarias de carga junto aos custos e despesas na operação de distribuição física e armazenamento de mercadorias no processo de exportação. A empresa deixa de lucrar ao ter peças danificadas no transporte. O custo para repor ou restaurar a peça deteriorada na França, equivale ao preço de vender uma peça nova.

Para fundamentação teórica do trabalho utilizamos pesquisa bibliográfica qualitativa, em livros, artigos científicos, jornais, revistas e sites na Internet. De acordo com Gil (2008) a pesquisa bibliográfica é a melhor forma para conhecer o tema com base em material já elaborado. Segundo Richardson (1989) a pesquisa qualitativa é a mais adequada para análise e compreensão de um fenômeno social.

Ao conteúdo adquirido fizemos uso de pesquisa descritiva e explicativa que como faz notar Rudio (1983), a pesquisa descritiva é aquela onde há o interesse em observar fenômenos, procurando descrevê-los, e uma pesquisa explicativa se preocupa com a identificação dos fatores que determinam a ocorrência dos fatos.

Como base para a elaboração desse trabalho optamos por utilizar o banco de dados da Empresa Polimentos Correa, obtidos por meio de pesquisa de campo, técnicas de observação por meio de fotos e vídeos dos processos logísticos e entrevista com o Gerente Logístico. Legislação brasileira especifica vigente, artigos científicos, livros da área de Comércio Exterior, Logística e Tributação e uso das exigências da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Analisando e oferecendo assim ações através de pesquisa de mercado a serem empregadas pela empresa.


PROCESSO LOGISTICO DA EMPRESA POLIMENTOS CORREA

Dedicada ao mercado de ourivesaria[1], a Polimentos Corrêa tem como a principal atividade, o desenvolvimento e a produção de artigos banhados à prata, tais artigos são muito utilizados para a Arte da Mesa e decoração em geral. Busca atender e satisfazer a necessidade pessoal dos seus clientes, atendendo assim, a demanda do mercado de luxo mundial.

Instalada estrategicamente (próxima a Rodovia Castelo Branco), na Grande São Paulo, a empresa tem por objetivo a agilidade na distribuição dos seus produtos.

Iniciando suas atividades no mercado desde 1997, porém com a experiência de mais de 30 anos no ramo de polimentos, a Corrêa se estabilizou no mercado e expandiu suas instalações, fruto da qualidade ofertada ao cliente.

No ano de 2007, a empresa mudou sua razão social, tornando-se Indústria e Comércio, unindo as forças entre um brasileiro, já consagrado no ramo e com uma grande experiência na Arte da Mesa, e um francês, à frente da gerência industrial e com uma atuação consolidada no mercado de luxo internacional.

A Polimentos Corrêa é composta por um time de aproximadamente 70 colaboradores. Possui como uma particularidade muito forte a atuação majoritária no mercado internacional francês, através da empresa Orfèvrerie Christofle Paris, com cerca de 80% da sua produção voltada para este fim, o restante da produção é distribuída para seu representante no Brasil.

A empresa encontra-se no setor econômico secundário, que envolve a transformação da matéria-prima (aço, latão e cobre), em bens, tais como baldes de gelo e champanhe, bules, travessas, copos, etc., todos já banhados à prata num processo chamado de galvanoplastia[2].

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.9 Kb)   pdf (1.4 Mb)   docx (794.1 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com