TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRATÉGIAS DE CRESCIMENTO DAS EMPRESAS

Por:   •  8/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.123 Palavras (17 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 17

UNIDADE ACADÊMICA DE GRADUAÇÃO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

ESTRATÉGIAS DE CRESCIMENTO DAS EMPRESAS

PORTO ALEGRE

2013

ESTRATÉGIAS DE CRESCIMENTO DAS EMPRESAS

Trabalho Acadêmico apresentado para a

Disciplina de Economia de Mercado, pelo

Curso de Administração de Empresas

Professor:

Tutora:

PORTO ALEGRE

2013

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO ........................................................................................................
  2. DESENVOLVIMENTO ................................................................................................

2.1. Diferenciação de Produtos............................................................................

2.1.1. Exemplo de empresa que utiliza Diferenciação de Produtos ......................

2.2. Mudanças Tecnológicas................................................................................

2.2.1. Exemplo de empresa que utiliza Mudanças Tecnológicas...........................

2.3. Métodos de Vendas.....................................................................................

2.3.1.Exemplo de empresa que utiliza Métodos de Vendas..................................

2.4. Diversificação de Produção .................................................................................

2.4.1. Exemplo de empresa que utiliza Diversificação da Produção .......................

2.5. Terceirização ...................................................................................................

2.5.1. Exemplo de empresa que utiliza Terceirização ............................................

2.6. Internacionalização .....................................................................................

2.6.1. Exemplo de empresa que utiliza Internacionalização...........................................

  1. CONCLUSÃO ............................................................................................................
  2. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS .......................................................................................

  1. INTRODUÇÃO

        Vivemos numa realidade aonde, não existe a concorrência perfeita, e as empresas cada vez mais visão o lucro e sua aderência no mercado altamente competitivo. É através dessa interação entres as empresas, que para se manterem vivas no cenário atual, veem aderindo como prática novas estratégias de crescimento: diferenciação de produtos, diversificação da produção, integração vertical, mudanças tecnológicas, métodos de vendas e a sua internacionalização.

        Assim, este trabalho objetiva pesquisar e expor os principais conceitos desses tipos de estratégias buscando aprofundar conhecimentos acerca do assunto, bem como exemplificar empresas que fizeram uso dessas estratégias, e conseguiram crescer e permanecer no mercado de hoje.

  1. DESENVOLVIMENTO

                

  1. DIFERENCIAÇÃO DE PRODUTOS

        

        Nos dias de hoje, aonde presenciamos um mercado altamente competitivo, a sobrevivência, muitas vezes, das empresas esta no fato de estas apresentarem ao mercado produtos novos, diferentes, atrativos aos já existentes no mercado e pela a sua concorrência. Devido a essa importância, a diferenciação de produtos, se tornou uma das mais importantes estratégicas de crescimento das empresas.

        Segundo a Wikipédia, a diferenciação do produto inclui as modificações de um produto por forma a torná-lo mais atrativo para o mercado-alvo; envolve, portanto, não só a diferenciação do produto em relação aos dos competidores, mas também as alterações características específicas que tornam esse produto melhor.

        E para se tornar melhor esse produto, é necessária pesquisa de mercado e investimento por parte da empresa envolvida, para aplicar essas diferenças e modificações no produto, que o tornará diferente e atrativo perante os demais do mercado. Essas diferenças podem ser diretas no produto, como as mudanças na qualidade, embalagem, seu desempenho, sua confiabilidade e durabilidade, seu design e estética, seu custo de utilização, a imagem da marca e propiciar assistência técnica e suporte ao usuário. Mas também podem ser mudanças nas formas de comercialização do produto como a localização, tipo de estabelecimento, aspectos e caráter geral do local disponibilizado para venda.

        No mercado de hoje, a inovação é primordial, se um produto não se destaca dos outros, provavelmente irá passar despercebido ao consumidor e, eventualmente, desaparecer do mercado. Portanto, diferenciar um produto é condicioná-lo dentro de um valor que o faça ser considerado único no mercado e no segmento, construindo assim uma fidelização entre o consumidor e a marca. Essa diferenciação pode ser alcançada através do lançamento de novos produtos em mercados já existentes, lançamento de novos produtos criando uma nova categoria, produtos com inovações tecnológicas, melhoramento de embalagens e design. Um exemplo de empresa que aplica e investe profundamente na diferenciação do seu produto é a marca Gillette, na qual produz laminas de barbear e a comercializa a nível mundial.

  1. Exemplo de empresa que utiliza Diferenciação de Produto
  • Ramo e atuação da empresa:

        A Procter & Gamble Co (P&G), empresa proprietária da marca Gillette, atua na produção e comercialização de aparelhos de higiene e cuidados pessoais, entre os principais produtos estão: aparelhos e cremes de barbear e desodorantes.

        A sede da empresa esta situada em Ohio (EUA), e foi fundada em 1901 e hoje em dia comercializa seus produtos em mais de 200 países, possuindo um faturamento l de aproximadamente US$ 10 bilhões ao ano.

  • Qual o fato que levou a empresa a pensar em uma estratégia de crescimento?

        A empresa Gillette, antes de ser comprada pela Procter & Gamble Co (P&G), pensou como estratégia de crescimento, promover a facilidade de os homens fazerem suas barbas; com muita dificuldade de aceitação, devido ao costume que se tinha na época de as pessoas fazerem suas barba em barbeiros e com navalhas, que era necessário amolar a lamina frequentemente. Um dos grandes crescimentos da Gillette se deu em 1975 quando a empresa lançou um sistema de barbear com lâminas paralelas e intercambiáveis que foi o maior avanço tecnológico desde o surgimento do aparelho de barbear de lâminas de duplo fio e descartáveis e com um preço acessível.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28 Kb)   pdf (240.1 Kb)   docx (25.7 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com