TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRUTURA DE MERCADO DO SETOR SUPERMERCADISTA

Por:   •  21/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  8.776 Palavras (36 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 36

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]



SUMÁRIO

1 - INTRODUÇÃO        4

2 - DESENVOLVIMENTO         5

2.1 - MICROECONOMIA E MACROECONOMIA - Estrutura de Mercado        5

2.2 - MÉTODOS QUANTITAVOS................................................................................8

2.3 - ÉTICA, POLÍTICA E SOCOEDADE..................................................................28

3 - CONSIDERAÇÕES FINAIS..................................................................................29

4 - REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.....................................................................30


  1. INTRODUÇÃO

          O objetivo deste trabalho e de demonstrar idéias com uma visão voltada ao campo administrativo, de maneira clara, ampla e objetiva. Envolvendo assuntos simplificados, na área da macroeconomia e microeconomia. Trabalhando também os métodos quantitativos a gestão empresarial relacionado á estatísticas aplicada, construindo uma fundamentação conceitual e pratica capaz de tornar métodos acessíveis e de grandes utilidades. Abordando também o conceito de ética empresarial e os conceitos da moral, inserido no contexto de manutenção do sistema empresarial e os seus limites referentes aos estímulos de consumo.

O crescente nível de competição tem levado as organizações a desenvolverem estratégias que visam a torná-las menos vulneráveis às mudanças que vêm ocorrendo nos ambientes externo e interno. O processo de globalização (financeiro, produtivo e comercial), a introdução de nova tecnologia e a implantação de novos processos organizacionais leva alguns segmentos a um cenário de fusões, incorporações e reestruturação, com o objetivo de manter a competitividade. Para minimizar os efeitos negativos deste ambiente turbulento, deve-se estimular a elaboração de um planejamento estratégico. Este planejamento precisa ser desenvolvido levando-se em consideração os cenários políticos, econômico e cultural nos quais a empresa visa a atuar.

2  DESENVOLVIMENTO

2.1 ESTRUTURAS DE MERCADO

Estruturas de mercado são modelos que captam aspectos inerentes à organização dos mercados, realçando características tais como: o tamanho das empresas, a diferenciação dos produtos, a transparência do mercado, os objetivos dos participantes, o acesso de novas empresas. No mercado de bens e serviços, as formas e mercado, segundo essas cinco características, são as seguintes: concorrência perfeita, monopólio, concorrência monopolística (ou imperfeita) e oligopólio. Quanto aos seus objetivos, a empresa defronta-se com duas possibilidades principais: maximizar lucro e maximizar Mark-up (margem sobre os custos diretos). Dentro da teoria neoclássica ou marginalista, o objetivo da empresa é sempre maximizar o lucro total.

Estrutura de

Mercado

Produtores

Consumidores

Produto

        Monopólio

Um único produtor

Muitos

-

Concorrência

Monopolística

Muitos e pequenos

Produtores

Muitos

Diferenciado

Concorrência perfeita

Muitos e pequenos

Produtores

Muitos

Homogêneo

Oligopólio

Poucos produtores

Muitos

Substitutos

Próximos

2.1.1 Monopólio: É uma condição de mercado caracterizada pelo controle, por um só produtor, dos preços e das quantidades de bens ou serviços oferecidos aos usuários e consumidores. Estes usuários e consumidores não possuem alternativas senão comprar do monopolista. Isso faz com que o monopolista opere sempre com lucros extraordinários. O preço cobrado pelo monopolista será sempre maior do que em competição perfeita e a quantidade vendida sempre menor. 

2.1.2 Concorrência Monopolística: A concorrência monopolista (também chamada de concorrência imperfeita) é uma estrutura de mercado em que são produzidos bens diferentes, entretanto, com substitutos próximos passíveis de concorrência. Trata-se de uma estrutura de mercado intermediária entre a concorrência perfeita e o monopólio, mas que não se confunde com o oligopólio, pelas seguintes características.

2.1.3 Concorrência Perfeita: A estrutura de mercado caracterizada por concorrência perfeita é uma concepção mais teórica, ideal, porque os mercados altamente concorrenciais existentes, na realidade, são apenas aproximações desse modelo, posto que, em condições normais, sempre parece existir certo grau de imperfeição que distorce o seu funcionamento. Portanto o conceito de concorrência perfeita é usado apenas por seu valor analítico, pois não existe na prática.

2.1.4 Oligopólio: Designa-se por oligopólio a situação de um mercado com um número reduzido de empresas, de tal forma que cada uma tem que considerar os comportamentos e as reações das outras quando toma decisões de mercado. A característica fundamental do oligopólio é a existência da interdependência entre as empresas. Dado a importância de cada empresa no setor, as decisões de uma quanto a preços, qualidade, propaganda, etc., afeta o comportamento das demais. Existe também, um mercado com um grande número de empresas, mas onde poucas dominam. Chegam a controlar 70% dos mercados. Exemplos: Bebidas, telefonia, emissoras de TV, produtos de higiene e limpeza.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (49.7 Kb)   pdf (765.1 Kb)   docx (269.4 Kb)  
Continuar por mais 35 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com