TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRUTURA DE MERCADO DO SETOR SUPERMERCADISTA

Por:   •  29/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  6.748 Palavras (27 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 27

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

 INTRODUÇÃO        

 DESENVOLVIMENTO        

 CONCLUSÃO        1

REFERÊNCIAS        1


INTRODUÇÃO

O presente trabalho, tem como objetivo mostrar as principais estruturas de mercado e  analisar a estrutura de oligopólio do setor supermercadista na Economia Nacional e Regional do Rio Grande do Sul. Serão abordados também alguns conceitos estatísticos e a tendência do capitalismo na sua atual fase.

DESENVOLVIMENTO

As estruturas de mercados baseiam-se na relação entre empresas individuais  e o mercado relevante como um todo  e dependente: do número e do tamanho relativo das empresas no setor; da homogeneidade dos produtos vendidos pelas empresas; das condições de entrada no setor e do grau  em que a tomada de decisão por empresas individuais for independente e não interdepente ou objeto de conluio.

No mercado de bens e serviços  as formas e mercados segundo essas três características são as seguintes: concorrência perfeita, monopólio, concorrência monopolística (ou imperfeita) e oligopólio. No mercado de fatores de produção, é definida as formas de mercado em concorrência perfeita, concorrência imperfeita, monopólio, oligopólio e no formecimento de insumos.

A concorrência perfeita é caracterizada como um mercado que possui padronização e homogeneidade de um bem; muitas firmas produzindo o bem; nenhuma barreira de entrada ou saída do mercado; consumidores e firmas completamente informados. Nesse mercado os consumidores consideram os bens de cada firma com um substituto perfeito aos bens de outras firmas. Há um grande número de compradores e vendedores, onde nenhum deles consegue exercer um impacto perceptível sobre o preço de mercado. Novas empresas podem se estabelecer sem necessidade de negociar patentes, lincenças especiais, restrições governamentais e também todos são informados sobre os preços e a qualidade dos bens disponíveis.

Ao contrário de um mercado perfeitamente competitivo, onde há uma gama de empresas atuando no mercado e que toma o preço de mercado como um dado, no monopólio se tem um mercado sendo atentido por uma única empresa e  com o preço estipulado pelo monopolista. Sendo que,  quanto  mais  alto for o   preço  cobrado, menor a quantidade vendida porque os consumidores se comportam de acordo com a lei da demanda.                                                                                                                                                        

Um monopólio ocorre quando existe uma empresa  e uma  barreira à entrada no mercado, pois a barreira impede que outras empresas entrem no mercado. Uma patente que é concedida pelo governo, dá o direito exclusivo de vender seu novo produto durante determinado período de tempo. De acordo com o Tratado de Direitos de Propriedade Intelectuais (TRIPS) acordados no âmbito da Organização Mundial do Comércio (OMC), que passou a vigorar em 1997, as patentes são válidas por 20 anos a partir  da data em que foram registradas nos países que assinaram o acordo, como é o caso do Brasil. Para ter direito a uma patente, o inventor deve provar que seu bem é útil e inovador (inédito) e não apenas, uma ligeira modificação de um produto já existente.

Outra barreira é quando o governo concede implicitamente o poder de monopólio, permitindo que associações industriais restrinjam o número de empresas no mercado. Trata-se do monopólio estatal. Por exemplo, o governo brasileiro não permite que outra empresa, além da Petrobras, realize prospecção de petróleo em território brasileiro. O esquema de licenciamento ou de franquia pode ser também outra barreira, pois o governo designa uma única empresa para vender determinado bem. Ex: O instituto Rio Branco é a única instituição no Brasil com credencial para formar diplomatas.

Em um mercado organizado em concorrência monopolística ou imperfeita, dezenas de empresas entram no mercado, produzindo um dado bem ou serviço, cada empresa produz um produto diferenciado, mas com substitutos próximos; cada empresa tem certo poder sobre os preços, dado que os produtos são diferenciados, tendo o consumidor opções de acordo com a sua preferência.

As empresas nesse mercado diferenciam-se seus produtos através das característica físicas, de local, serviços, embalagens ou imagem associada ao bem. Nesse mercado, não existem barreiras para a entradas de firmas, a longo prazo há tendência apenas para lucros normais, como em concorrências perfeitas, ou seja, os lucros extraordinários a curto prazo atraem novas firmas para o mercado, aumentando a oferta do produto, até chegar-se a  um ponto em que persistirão os lucros normais, quando então cessa a entrada de concorrentes.

O oligopólio é um tipo de estrutura de mercado que pode ser definido de duas formas: oligopólio concentrado (pequeno número de empresas no setor) e oligopólio competitivo (pequeno número de empresas domina um setor com muitas empresas.                                                                                                                                                  

No oligopólio as empresas dominantes, têm poder para fixar preços de vendas em seus termos, defrontando-se normalmente com demandas relativamente ineslásticas, em que os consumidores têm baixo poder de reação a alteração de preços. Nesse mercado, há existência de barreiras à entrada de novas empresas no setor, como a proteção de patentes, controle de matérias primas chaves, tradição, oligopólio puro ou natural.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.6 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com