TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRUTURA DE MERCADO DO SETOR SUPERMERCADISTA

Por:   •  1/5/2015  •  Monografia  •  1.641 Palavras (7 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

ADMINISTRAÇÃO

ROBERTO RONNIE BARROS DE JESUS

ESTRUTURA DE  MERCADO DO SETOR SUPERMERCADISTA

[pic 3]

Castanhal

2014

ROBERTO RONNIE BARROS DE JESUS

ESTRUTURA DE  MERCADO DO SETOR SUPERMERCADISTA

Trabalho apresentado ao Curso Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Educação à Distancia; Ética, Política e Sociedade; Metodos Quantitativos; Microeconomia e Macroeconomia; Seminário Inderdisciplinar II.Professores  Ivan Ferreira de Campos, Marcelo Caldeira; Regina Lucia Sanches Melassise; Sebatião de Oliveira: Wilson Sanches

Tutora eletrônica: Ariana Aparecida de Oliveira

Tutora de sala: Williams Lobo Lima

Castanhal

2014


  1. INTRODUÇÃO

Este trabalho buscará identificar o índice de concentração e desenvolvimento do setor supermercadista do Rio Grande do Sul, e analisar as modificações estruturais, evidenciando a conduta e desempenho das empresas.

O setor supermercadista passa por um momento de estruturação, devido o bom momento da economia brasileira, buscando uma operacionalização eficiente e competitiva.

Dessa forma, em decorrência dessa busca, o setor tem gerado várias ações como troca de controle acionário, fechamento de lojas pouco rentáveis, profissionalização da administração, capitalização das empresas, maior utilização da automação comercial, uso frequente da informática, racionalização das operações, programas de redução de custos e diferenciação de produtos e serviços.

O presente trabalho utilizará como metodologia a analise bibliográfica tendo como referência as disciplinas abordadas durante este semestre, sendo estas: Macroeconomia e Microeconomia, Métodos Quantitativos aplicados a Gestão Empresarial, Ética, Política e Sociedade.

                                                             

2 - DESENVOLVIMENTO

Antes de tudo, é de suma importância esclarecer de forma eficiente e objetiva determinados conceitos que fomentam e estruturam como o mercado e/a rede supermercadista do Rio Grande do Sul está distribuída.           

Sendo assim, conceitos como oferta, demanda, oligopólio, monopólio dentre outra será a base da relação entre a macro e a microeconomia.         

Em se tratando de Método Quantitativo temos a estatística como sua base estrutural; em relação ao mercado supermercadista serve para que os gestores analisem os indicadores e tomem as suas decisões dentro do ambiente organizacional econômico e financeiro, índice de satisfação dos clientes, e colaboradores, indicador de produção e qualidade etc...

No Método Quantitativo temos as medidas descritivas que serão subdivididas em Tendência Central composta pela Média Aritmética, Moda e Mediana; Medidas de Dispersão composta por Variância e Desvio Padrão e a teoria de Amostragens Probabilísticas. Os Números Índices e Deflação de Dados.

Também é de importância salutar ressaltar, que em meio de todas essas informações e mecanismo existente sobre Ética, Política e Sociedade.

A sociedade capitalista, devido a sua própria essência, que é acúmulo de capital, concentração de renda, exerce influência direta nas transformações sociais praticada por esse sistema, deixando a maioria da população marginalizada, em relação a acúmulo de renda.

2.1- MACROECOMIA E MICROECONOMIA

A Macroeconomia estuda o funcionamento da economia de um país, de uma forma mais abrangente, este estudo abrange o nível de preços, emprego e desemprego, renda, produto nacional, investimentos, taxas de câmbio, balanço de pagamentos, inflação, poupança, consumo, estoque de moeda, monetários cambiais entre outros fatores.

Microeconomia trata do comportamento das empresas, famílias, indivíduos. Lida com a oferta de um determinado bem ou serviço em relação às preferências dos consumidores (demanda). Estuda os monopólios, oligopólios, monopsônios e concorrência perfeita. Também é denominada como Teoria dos Preços.

2.1.1- MONOPÓLIO

Monopólio é o domínio de uma empresa sobre a exclusividade do fornecimento de bens e serviços, logicamente tendo total controle para determinar o preço do produto.

2.1.2- OLIGOPÓLIO

Oligopólio caracteriza-se por um conjunto de empresas que domina determinado setor da economia ou produto colocado no mercado.

Vários fatores como diferenciação de produtos, distribuição e número de vendedores e compradores, existência de barreiras à entrada de novos concorrentes, participação do governo, elasticidade de demanda, integração vertical e economia na escala de produção determinam a estrutura do mercado.  Na estrutura do mercado do setor supermercadista do Rio Grande do Sul ocorrem mudanças gradativas, mas acentuadas no sentido de fusões e aquisições.

Segundo Santos (2009), no início do Plano Real as redes Dosul, Zottis, Nacional, Econômico, Zaffari, Carrefour e Real estavam estruturados entre os grandes supermercadistas de Porto Alegre e o consumidor era disputado por estes grupos. Atualmente com exceção do Carrefour e Zaffari, grupo português Sonae adquiriu as demais redes, que posteriormente foi adquirida pelo grupo Wal Mart. Com as pequenas redes sendo absorvido pelos grandes grupos, o consumidor porto alegrense ficou a mercê de apenas três grandes grupos Sonae, Zaffari e Carrefour, os mesmos dominando 90% do faturamento do setor na capital, e 55% em temos estaduais, dados da AGAS. Em 2006, ocorreu a maior incorporação do segmento a gigante norte-americana Wal Mart, incorporou a rede Sonae indo para o primeiro lugar no ranking local e segundo lugar no ranking nacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (119.1 Kb)   docx (18.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com