TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRUTURA DE MERCADO DO SETOR SUPERMERCADISTA

Por:   •  5/5/2015  •  Monografia  •  1.038 Palavras (5 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2][pic 3]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO: ADMINISTRAÇÃO

ESTRUTURA DE MERCADO DO SETOR SUPERMERCADISTA

Porto alegre MT

2014[pic 4]

ESTRUTURA DE MERCADO DO SETOR SUPERMERCADISTA

Trabaho apresentado à UNOPAR, no Curso de Administração ,  nas disciplinas:

Microeconomia e Macroeconomia

Métodos quantitativos

Ética, Política e Sociedade

Seminário

Pof: Janaina V. Testa,

Elizete Alice Z de Oliveira , Ana Celi Pavão,

Segio deGoes Barboza, Fabiane T. Muzardo

Porto alegre MT

2014


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃ0...............................................................................4

2 DESENVOLVIMENTO................................................................5-7

3 CONCLUSÃO...............................................................................8

REFERÊNCIA................................................................................9

INTRODUÇÃO

O objetivo desse texto é discorrer questões referentes à administração com ênfase nos conceitos de micro e macroeconomia e ao final e posteriormente, métodos quantitativos aplicados à gestão.

Para dar sustentação ao texto é apresentada a realidade do Atacadão.A análise dos aspectos micro e macro econômicos, assim como os demais elementos referentes à estrutura supermercadista é de suma importância de demonstra o papel do administrador necessário cenário.

DESENVOLVIMENTO

MICROECONOMIA E MACROECONOMIA

A microeconomia é a parte que se encarrega do comportamento de cada ator econômico de forma individual, como podem ser as famílias, as empresas ou os trabalhadores.

O Atacadão ao ocupar a posição de destaque no cenário nacional, o está entre as melhores e maiores empresas do seu segmento no país. Atuando em atividades comerciais fundamentais, como o Atacado de Distribuição e Lojas de Autosserviço, o Atacadão oferece uma infraestrutura moderna e eficiente. Disponibiliza aos seus clientes uma variada gama de produtos que totalizam, aproximadamente, 10.000 itens distribuídos em alimentos em geral, friose laticínios, hortifrúti, bebidas, conservas e enlatados, doces e biscoitos, higiene pessoal, limpeza, bazar, pet shop, automotivo, entre outros.

Os supermercados e comércio em geral poderão encontrar uma variedade de produtos de higiene, limpeza, bebidas, utilidades, bombonieree mercearia em geral em uma das 12 centrais do Atacado de Distribuição.

Este serviço é oferecido por telefone através de nossas televendas, de maneira prática e eficiente, e nas regiões dos Estados: BA (Feira de Santana), DF, ES (Vila Velha). MT, PR, RS (Sapucaia), SC, SP e TO também por representantes diretos, onde você poderá contar sempre com o melhor atendimento.

O Atacadão comercializa para todos os tipos de clientes, tanto pessoa física, quanto jurídica. Seu processo de venda é a vista ou no débito. Não há convênio com nenhuma rede de cartões. Seu diferencial é o preço e por isso, não dispõe de sacolas plásticas. O cliente tem que se organizar para transportar as mercadorias adquiridas.

Geralmente cada cliente fica na loja em torno de uma hora a uma hora e meia. A maioria, principalmente as pessoas jurídicas são fidelizados, pois, compram para revender.

O Atacadão procura manter a melhor política de preços. Semanalmente faz uma revisão de acordo com o preço a ser repassado para o cliente. Como qualquer empreendimento, a inflação acaba se refletindo sobre os preços da empresa. Desse modo, os que sofrem mais variação são aqueles que ao serem adquiridos também passaram por uma maior alta.

O Atacadão, embora comercialize com o menor preço da praça, possui fortes concorrentes como: Makro, Extra, Wal Mart e Carrefour. Mas sempre está à frente dos demais devido sua política de preços.

MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS À GESTÃO EMPRESARIAL

Os métodos descritivos fazem parte da estatística descritiva. A estatística descritiva é um ramo da estatística que aplica várias técnicas para descrever e sumarizar um conjunto de dados. Se diferencia da estatística inferencial, ou estatística indutiva, pelo objetivo: organizar, sumarizar dados ao invés de usar os dados em aprendizado sobre a população. Esse princípio faz da estatística descritiva independente.

Considerando a realidade do Atacadão, as variáveis a serem utilizadas serão as quantitativas. O método de amostragem será o Amostragem Probabilísticos são preferíveis quando o utilizador pretende extrapolar com confiança para o Universo os resultados obtidos a partir da amostra. Neste tipo de amostragem é possível demonstrar a representatividade da amostra assim como calcular estatisticamente o grau de confiança com o qual as conclusões tiradas da amostra se aplicam ao Universo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (124.3 Kb)   docx (24.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com