TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRUTURA DE MERCADO DO SETOR SUPERMERCADISTA

Por:   •  6/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.441 Palavras (6 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 DESENVOLVIMENTO        

Microeconomia e Macroeconomia

Principais estruturas de mercado

Concorrência perfeita ou pura

Monopólio

3 CONCLUSÃO...........................................................................................................8

4 REFERÊNCIAS........................................................................................................9

 

 



  1. INTRODUÇÃO

Neste trabalho iremos apresentar as principais estruturas de mercado, conceituando cada uma delas,


  1. DESENVOLVIMENTO

Microeconomia e Macroeconomia

Principais estruturas de mercado

A busca do lucro por parte das empresas e a busca da satisfação frente suas restrições orçamentárias por parte dos consumidores interagem resultando na determinação dos preços de bens e serviços, dessa forma aborda-se diferentes estruturas de mercado.

Os fatores que dimensionam e dão forma as estruturas de mercados são: o número de empresas que atuam no mercado; a capacidade de produção das instalações das empresas; quantidade e tipo de consumidor a ser atingido; as diferenciações ou as similaridades entre as empresas e os bens e serviços que as empresas produzem; facilidade ou não de acesso às tecnologias de produção; emprego de estratégias de marketing para a comercialização dos bens e serviços produzidos; informações tanto de compradores como de vendedores quanto às condições de mercado; e renda dos consumidores e o segmento de mercado a ser atingido pela produção.

O número de participantes que interagem no mercado é o critério mais freqüente para reconhecermos três estruturas de mercado: Concorrência perfeita, Oligopólio e Monopólio.

Concorrência perfeita ou pura

Visa descrever o funcionamento ideal de uma economia e serve de parâmetro para o estudo das outras estruturas de mercado, onde podemos identificar a definição perfeita da lei da procura e da oferta. Para isso é necessária a união simultânea de quatro condições: homogeneidade de produtos ou padronização, atomicidade, liberdade de entrada e saída(mobilidade) e transparência do mercado.

Monopólio

A falta de escolha por parte dos consumidores identifica essa estrutura que se caracteriza como o oposto da concorrência perfeita, como por exemplo, o fornecimento de energia elétrica e o fornecimento de água, em algumas cidades podemos identificar como monopólio quando a mesma só dispõe de um supermercado, um posto de gasolina, uma farmácia, sendo a única fornecedora do bem ou serviço, estabelecendo o preço de venda de seus produtos, sem competição, três hipóteses definem exatamente essa estrutura, a Unicidade, a imobilidade e a insubstituibilidade, outros fatores contribuem para o surgimentos dessa estrutura que são, O controle exclusivo de um fator produtivo, Barreiras por patentes e direitos autorais, Barreiras legais, Economias de escala ou monopólios naturais e Tradição de mercado.

Oligopólio

Está situada entre as estruturas de concorrência perfeita e monopólio, a partir do alcance de um grande número de consumidores por um número reduzido de vendedores/produtores, podemos citar alguns exemplos dessa estrutura, bancos, montadoras de automóveis, companhias aéreas e serviços de telecomunicação, petroquímica e indústria de cimento, temos como as principais características dessa estrutura, o domínio do mercado por um número reduzido de grandes corporações; produtos equivalentes produzidos por diferentes empresas; favorecimento  para um relativo controle de preço através de acordos, configurando-se assim cartéis; investimentos em publicidade sem redução de preços, apresentação de grupo de empresas objetivando o destaque de uma delas para o alcance da liderança entre elas. As barreiras por patentes e direitos autorais, economias de escala ou monopólios naturais, tradição de mercado e controle de fonte de matéria-prima, são fatores determinantes para o surgimento dessa estrutura.

A partir do estudo desenvolvido por Klein, que apontou para uma situação de concentração de mercado, no cenário do setor supermercadista do Rio Grande do Sul identifica-se somente o Oligopólio como estrutura de mercado, acontecendo apenas mudanças no ranking estadual de 1998 em virtude de aquisições e fusões executadas pelas quatro maiores redes, Cia Zaffari, Cia. Real. Cia Dosul e Carrefour, que respondiam por 69,2% do faturamento do mercado, enquadrando-se um Oligopólio forte.

Segundo a AGAS o quadro de mercado apresentado em 2004 que indicavam 90% de faturamento na capital e 55% da receita estadual, sob responsabilidade das três gigantes, Sonae, Zaffari e Carrefour,  fazendo  com que a maioria dos consumidores fossem seus clientes.

Pode se constatar o auto volume de investimentos por parte da rede Gaucha Zaffari que em 2004 entrou para o seleto grupo das cinco maiores redes Brasileiras, segundo a revista SuperHiper, de maio de 2005.

A incorporação da rede Sonae pelo grupo Wal Mart configurou uma grande mudança em termos de aquisição, assumindo o primeiro e segundo lugares nos rankings estaduais e nacionais, respectivamente.

O surgimento do Oligopólio no estado foi facilitado a partir das mudanças no sistema de produção e comercialização que possibilitaram redução nos custos de transação de economia de escala e escopo, proporcionado pelo avanço tecnológico aumentando de forma substancial a eficiência nos meios de gerenciamento minimizando perdas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (124 Kb)   docx (28.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com