TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRUTURA DE MERCADO DO SETOR SUPERMERCADISTA

Por:   •  8/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.138 Palavras (17 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 17

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO.............................................................................................. 4

2.1 Fundamentos e Teoria Organizacional 5

2.1.1 ..........................................................................................6

2.1.2 ..........................................................................................7

2.2 Comunicação e Linguagem...............................................................................8

2.2.1 ............................................................................................................9

2.2.2 ...............................................................................................13

2.3 Ética, Política e Sociedade................................................................................16

2.3.1 ............................................................................................................9

2.3.2 ...............................................................................................13

2.4 Ética, Política e Sociedade................................................................................16

2.4.1 ............................................................................................................9

2.4.2 ...............................................................................................13

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 17

4 REFERÊNCIAS.......................................................................................................18

1 INTRODUÇÃO

O processo de expansão do capitalismo ocorrido nas últimas décadas alterou profundamente as estruturas econômicas existentes no mundo, inclusive no Brasil. A entrada de grandes empresas no Brasil, em busca de novos mercados consumidores, especialmente no setor supermercadista, trouxe profundas mudanças e novos desafios para o mercado brasileiro.

Este trabalho procurou tratar de maneira clara conceitos relacionados à economia no cenário da microeconomia e macroeconomia e seus desdobramentos causados pela entrada de grandes monopólios no Brasil, mais precisamente no setor supermercadista, também, conceituar e demonstrar a praticidade e importância da estatística, por meio dos métodos quantitativos, na interpretação de dados que vão auxiliar a gestão empresarial na tomada de decisões, e por fim, descrever através da ética, política e sociedade o desenvolvimento de uma nova modalidade de capitalismo, o capitalismo monopolista e quais as implicações sociais causadas por esta nova tendência do capitalismo.

2 DESENVOLVIMENTO

O processo de abertura de mercado iniciado a partir do governo Fernando Collor e expandido no governo neoliberal de Fernando Henrique Cardoso provocou mudanças profundas em vários setores da economia brasileira. Novas tecnologias adentraram no Brasil, principalmente na área de comunicação e informática, contribuindo para o desenvolvimento de técnicas mais eficientes de gestão. Um dos setores que se beneficiou deste desenvolvimento tecnológico foi o comércio varejista, conforme afirma Santos (2009, p.158)

Nas últimas duas décadas, o comércio varejista teve uma evolução significativa, proporcionada pelo desenvolvimento tecnológico. Neste processo a informática teve destaque, uma vez que propiciou, a geração de técnicas de gestão mais eficientes, melhor conhecimento sobre a circulação dos produtos e serviços, ganhos de eficiência e incorporação de novos modelos organizacionais, mais intensivos em conhecimento e informação.

Além da tecnologia, outros fatores colaboraram para essa evolução, entre eles a estabilização da moeda, proporcionada pelo plano real, que deu “confiança” a investidores internacionais de aplicar no Brasil. Aguiar e Amim (2005 Apud SANTOS, 2009, p.159) apontam que “após a implantação do plano real, houve um aumento na entrada de redes de supermercadistas estrangeiros no país, evidenciando um aumento de concentração de mercado neste setor”.

O fácil acesso oferecido pela abertura ao capital estrangeiro, pouca competitividade e o grande mercado consumidor do Brasil foram fatores primordiais para esta invasão de mercado. Grandes investidores mundiais, em busca de novos mercados consumidores para compensar a estagnação em seu país de origem, foram atraídos principalmente pelo grande mercado consumidor brasileiro, a facilidade oferecida pela legislação brasileira com relação à entrada de novas empresas no mercado e também pouca competitividade conforme descrito por Santos (2009, p.162).

Este aumento de empresas estrangeiras no Brasil trouxe novos desafios às empresas brasileiras, as quais precisaram se adequar a uma nova realidade, restando dois caminhos distintos ou tornar-se mais competitiva, ou optar pela associação ao capital estrangeiro.

2.1 FUNDAMENTOS E TEORIA ORGANIZACIONAL

Desde a revolução industrial em

2.1.1. Concorrência perfeita.

A concorrência perfeita na sua ideologia, visa descrever o funcionamento ideal de uma economia, servindo de parâmetro para avaliação de outras estruturas, como atesta Domingues júnior et al. (2014, p. 30) que afirmam que “concorrência perfeita “é uma estrutura idealizada - [...] – do mercado de bens e serviços, [...],

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.5 Kb)   pdf (80.9 Kb)   docx (25 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com