TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRUTURA DE MERCADO DO SETOR SUPERMERCADISTA

Por:   •  15/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.881 Palavras (8 Páginas)  •  374 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2][pic 3]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

NOME DO CURSO

NOME DO(S) AUTOR(ES) EM ORDEM ALFABÉTICA

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        DESENVOLVIMENTO        ,5,6,7

3        COMCLUSÃO...................................................................................................... 9

4     REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS         ..............................................10



  1. INTRODUÇÃO

O que caracteriza uma organização dentre as diferentes estruturas de mercado são as variáveis como quantidade de organizações produtoras, a existência de barreiras do ingresso de novas empresas e o diferencial do elemento produzido e o serviço prestado. Na analise feita durante este trabalho o mercado oligopolista e estilo que mais aparece, nesse tipo de mercado pode ser observado características onde tanto pode existir poucas empresas dominando o mercado, quando poucas empresas que domina um setor com muitas empresas.


  1. DESENVOLVIMENTO

A estrutura de mercado apresentado tanto no mercado brasileiro e o mercado do Rio grande do sul, e a concorrência perfeita, monopólio, oligopólio que na maioria das analises como mercado imperfeito.

Primeiro falaremos, da concorrência perfeita que necessita que preencha as seguintes condições básicas. A existência de uma numero elevado de vendedores e compradores independentes, cada qual muito pequeno em relação a esse mercado como um todo, sendo, em conseqüência incapaz de afetar os níveis de oferta e procura dos produtos e o seu preço. Essas características damos o nome de “otimização”. Todas as firmas desse mercado vendem produtos homogêneos ( idênticos ou substitutos próximos), de tal modo que os compradores pêra que todas passam competir em pé de igualdade.

A livre entrada e saída de empresas no mercado, ou seja, não há restrições para que uma empresa nova entra no mercado ou dele queira sair, e inexistência de associações de produtores visando impedir ou inibir a entrada de novas empresas. Na modalidade perfeita de fatores de produção, significando que a mão de obra ou de uma região para outra.  Na concorrência perfeita, e o mercado que estabelecer o preço do produto, eliminando toda  e qualquer possível exploração do consumidor, fazendo com que os preços sejam “justos” no sentido de que sejam iguais aos custos ( incluindo nesse chamado “lucro normal”). O produtor, por ser um “átomo” nesse mercado, recebe o preço como dado, não tendo qualquer poder de alterá-lo.

Examinando as características distintivas do mercado de concorrência perfeita, esse e um tipo de mercado que não é facilmente encontrado na pratica. Hoje exemplo mais pratico de um mercado de concorrência perfeita seria a bolsa de valores, o produto ali tracionado e homogêneo. Um mercado também citado com  próximo de concorrência perfeita e o de produto agrícola, como o mercado de arroz, pois e um produto padronizado existindo milhares de vendedores e de compradores desse produto no mercado.

Já o monopólio e um tipo de mercado metricamente diferente a concorrência perfeita. È o caso limite onde só existe um produtor ou fornecedor de um bem ou serviço. Nessa situação, o monopolista tem o controle absoluto sobre de seu produto. Mais isso não significa que o nonopolista fixará o preço no nível mais alto que ele puder. Na verdade considerado que a demanda pelo seu produto pode reagir ao aumento de preço, o monopolista ira fixá-lo no nível em que seus lucros totais sejam maximizados  o que pode ocorrer a um preço relativamente baixo.

Um dos exemplos de nomopolio são a empresas fornecedoras de energia elétrica, algumas de telefonia etc. Uma figura de comportamento similar o monopólio e que e pouco divulgada e conhecida e o monopsório caracterizado pelo mercado onde existe um só comprador do produtor considerado. Seu poder de estabelecer o preço e o mercado que se diferencia da concorrência perfeita pelas seguintes características, o mercado e dominado por um numero pequenos de grandes empresas, na maioria dos casos, muito embora possa haver diferenciação entre os produtos da diversas firmas, eles são perfeitos substituído entre si, como é o caso do setor de eletrodomésticos e etc.

Como na maioria dos casos, 80% a 90% do mercado e dominado por um pequeno de grandes empresas, existe um relatório controle de preços por estas firmas, através de acordos ou concluídos. As empresas do setor tentam, através, de acordos ou concluídos. As empresas do setor tentam ganhar mercado através de uma publicidade, e nunca através de redução de preços, a ação de uma firma afeta as demais, tornando – as interdependentes, apresentando, geralmente, um firma maior que se comporta como líder das demais. São inúmeros de exempla de mercado oligopolista, como as empresas supermercadista.

O principal objetivo da estatística descritiva e a redução de dados. A importância de que se revestem os métodos que visam exprimir a informação relevante contida numa grande massa de dados através de um numero muito menor de valores ou medidas características ou através de gráficos simples, é tal que a estática descritiva se debruça a estudar os métodos que o permitam. Pelo progresso da ciência que exige que se atenda mais profundamente a aquisição, qualidade e tratamento de dados J. Tuckey introduziu de técnicas estatísticas a que chamou “data analisys”. Na analise de dados reconhecem-se dois componentes uma mais próximas das estatísticas descritiva e outra da estatística indutiva.  A estatística indutiva analise confirmatória de dados pretende avaliar nomeadamente, através da recolha o analise de novas observações, a reprodutividade ou permanência das estruturas e padrões detalhados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (192.5 Kb)   docx (32.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com