TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRUTURA DE MERCADO DO SETOR SUPERMERCADISTA

Por:   •  13/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.407 Palavras (14 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 14

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

ADMINISTRAÇÃO

SIMONE OLIVEIRA DE SOUZA

ESTRUTURA DE MERCADO DO SETOR SUPERMERCADISTA

TOLEDO –PR

2015

SIMONE OLIVEIRA DE SOUZA

ESTRUTURA DE MERCADO DO SETOR SUPERMERCADISTA

Trabalho de Administração de Empresa 3º Semestre apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral nas disciplinas: Pesquisa de Mercado; Negociação; Marketing; Metodogia Científica e Seminário Interdisciplinar III.

Orientadores:

Profª(s): Emília Okayama e Gisleine Fregoneze;

Profª: Elisete Alice Zanpronio de Oliveira;

Profº(s): Marcos Marques e Henry Nonaka;

Profº: Vinícius P. Rincão.

TOLEDO –PR

2014

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 4

1. MICROECONOMIA E MACROECONOMIA 5

1.1 GRÁFICOS: 9

1.1.1 Gráfico 1 9

1.2.2 Gráfico 1. 9

2 MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS A GESTÃO MPRESARIAL 11

3. ÉTICA POLÍTICA E SOCIEDADE 14

CONCLUSÃO: 16

REFERENCIA .17

INTRODUÇÃO (introdução é o numero 1)

Esse trabalho tem como objetivo de demostrar de maneira clara e ampla as ideias pertinentes ao campo administrativo, relacionando a microeconomia e macroeconomia dentro das suas diferenças e inter-relações. Mostrando também uma relação aos métodos quantitativos a gestão empresarial e suas vertentes variados graus de complexidade que juntos se unem e forma-se um único conceito solido e fornece uma visão abrangente ao consumismo da população e a indução das empresas, e proporcionar uma visão geral dos fatores econômicos no ambiente social e empresarial expondo o posicionamento da sociedade no que concerne o ambiente capitalista e consumista, equiparando com as ações sociais que é realizada pelas empresas.

A economia gaúcha possui uma associação com os mercados nacional e internacional superior a média brasileira. Desta forma, a participação da economia gaúcha tem oscilado conforme a evolução da economia nacional e também de acordo com a dinâmica das exportações e importações.

Irá também Abordar a problematização do consumismo exacerbado da população e a indução das empresas, tendo como a Estrutura de mercado do setor supermercadista do Rio Grande do Sul e identificação do seu grau de concentração.

1. MICROECONOMIA E MACROECONOMIA

As empresas buscam maximizar seus lucros frente aos seus custos e os consumidores buscas a sua satisfação frente à sua restrição orçamentaria e propõe soluções para as dificuldades vigentes a sua época e no contexto que está inserida.

Para Mendes (2004, P. 124), o termo estrutura de mercado refere-se às características organizacionais de um mercado, as quais determinam as relações entre vendedores no mercado compradores no mercado, vendedores e compradores, vendedores estabelecidos e novos vendedores.

Riani (1998, p. 147), que dependendo das características dos bens e serviços que serão produzidos, as firmas irão atuar num sistema de mercado cuja características irão influenciar significativamente as decisões dos produtores sobre quantidade, qualidade, variedade e preço de venda, porém a uma série de fatores que dimensionam e dão forma às estrutura do mercado: Número de empresas que atuam no mercado, a capacidade de produção das instalações das empresas, quantidade e tipo de consumidor a ser atingido, as diferenciações ou a similaridades entre as empresas e os bens e serviços produzidos, informações tanto dos compradores quanto dos vendedores quanto às condições de mercado, e renda dos consumidores e o segmento de mercado (idade, sexo, classe social, pessoa física ou jurídica, etc.) a ser atingido pela produção.

A economia tem como conceito ser: “Ciência que estuda as formas de comportamento humano resultantes da relação existente entre as ilimitadas necessidades a satisfazer e os recursos que, embora escassos, se prestam a usos alternativos.” (MOREIRA, César Augusto B., 2011). Esta por sua vez é dividida em dois pontos de vista, a microeconomia e macroeconomia.

Microeconomia analisa a interação dos agentes econômicos no mercado, adotando o princípio organização do comportamento racional da pessoa, definindo de forma restrita a otimização das escolhas, que é realizada por cada indivíduo para alcançar os seus objetivos almejados. Este tem uma visão reducionista, reduz até alcançar o nível de um indivíduo. E agrega a soma do comportamento dos indivíduos para explicação dos movimentos sociais como um todo. É vista como pequenas unidades econômicas, como empresas e consumidores submetidos a frequentes mudanças. Efetivamente, a microeconomia tem como um foco de interesse, isto é, antes de tudo, o estudo das escolhas dos agentes económicos, de forma este procede a dado um conjunto de diferentes opções, comparando os benefícios e inconvenientes para seus objetivos ou para a satisfação dos seus interesses, pois ela compara os agregados da quantidade global demandada pelos compradores e a quantidade fornecida pelos vendedores, o que determina o preço.

Macroeconomia é uma das divisões da ciência econômica dedicada ao estudo, à medida e observação de uma economia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.6 Kb)   pdf (83.2 Kb)   docx (22.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com