TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRUTURA DE MERCADO DO SETOR SUPERMERCADISTA

Por:   •  15/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.918 Palavras (12 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

ADMINISTRAÇÃO – 7º SEMESTRE – ADAPTAÇÃO 1-2 SEMESTRE

SARA CRISTINA ALEME

TRABALHO INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

[pic 3]

Vespasiano

2015

SARA CRISTINA ALEME

ESTRUTURA DE MERCADO DO SETOR SUPERMERCADISTA

Trabalho Interdisciplinar Individual apresentado ao Curso de Administração Bacharelado à Universidade Norte do Paraná – UNOPAR VIRTUAL, para as disciplinas do 7º Semestre.

Disciplinas: Microeconomia e Macroeconomia, Métodos Quantitativos, Ética, Políitca e Sociedade e Seminário.

 

Vespasiano

2015

Sumário

1 Introdução        

2 Análise do Mercado “O Ponto do Café”.        

3 Questionário respondido pelo colaborador Igor Gonçalves de Oliveira        

4 Conclusão        

           5 Referências Bibliograficas ........................................................ 13


  1. Introdução

O presente trabalho foi elaborado com os dados da Cafeteria “Ponto do Café” através de entrevista com o administrador Rafael Henrique Costa de Oliveira de 37 anos.

No último ano o crescimento da produção e consumo de café torrado e moído no mercado brasileiro foi 2,6 vezes maior que a média mundial, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Café.

Analisando o mercado de Pedro Leopoldo, O Sr. Rafael Henrique identificou uma carência de empresas especializadas no setor e com isso instalou a cafeteria em um imóvel de 200 m² na região Sul especificamente na Avenida Comendador Antônio Alves no centro, pelo seu atual crescimento de atividades comerciais diversificadas já existentes.

A equipe gerencial é um dos pontos fortes da Cafeteria, contando com profissionais qualificados, com larga experiência administrativa em criação de novos negócios. 

  1. Análise do Mercado “O Ponto do Café”. [pic 4]

Enquanto o consumo da bebida cresce no Brasil, aumenta também a exigência por qualidade. Há espaço para novas combinações de grãos, redes de cafeterias e máquinas de expresso importadas.

O consumo de café cresceu no país nas últimas décadas e o brasileiro tem se tornado mais criterioso com a bebida. Em meio a conjuntura, o mercado está em expansão, como novas combinações de grãos, cafeterias mais modernas e o surgimento de cada vez mais estabelecimentos especializados na bebida.

O Brasil é o maior produtor e exportador do produto e está no segundo lugar no ranking do consumo de café no mundo. Perde apenas para os Estados Unidos. De acordo com o deputado federal Silas Brasileiro (PMDB/MG), presidente executivo do Conselho Nacional do Café (CNC), o consumo do grão no país pode chegar em breve ao primeiro lugar. "O consumo doméstico de café saltou de seis milhões de sacas, na década de 80, para cerca de 21 milhões atualmente. Dentre os principais fatores que permitiram essa alta no consumo, destacamos o investimento em qualidade que cativou o consumidor nacional", avalia o parlamentar.

Dados atuais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que o café é o alimento mais consumido pelos brasileiros, fato esse que tem estimulado muitos empresários a investir no setor. O hábito de tomar café no balcão e de pé tem diminuído. O consumo de grãos especiais, utilizados pelas cafeterias gourmet (cafeterias que utilizam grãos de café com qualidade superior – especial), representa 4% do volume consumido no mercado, mas gera uma receita de 6 a 7% do total. Consumo que deve aumentar, pois segundo pesquisa da Abic de 2010, 45% dos consumidores de café estão dispostos a pagar mais por grãos selecionados.

Seguindo uma tendência do mercado nacional, as cafeterias têm conquistado cada vez mais espaço e o gosto do consumidor, o que tem provocado novos investimentos no segmento e foi estudando esses dados que o administrador Rafael Henrique Costa de Oliveira decidiu investir juntamente com seus sócios em uma cafeteria na cidade de Pedro Leopoldo MG.

Analisando o mercado de Pedro Leopoldo, o administrador identificou uma carência de empresas especializadas no setor e com base nas pesquisas e muito estudo, foi tomada a decisão de montar uma cafeteria na cidade.

A Cafeteria está instalada em um imóvel de 200 m² na região Sul de Pedro Leopoldo, especificamente na Avenida Comendador Antônio Alves no centro, pelo seu atual crescimento de atividades comerciais diversificadas já existentes.

O Ponto do Café tornou-se um local refinado de encontro de pessoas que estão em busca de um café mais saboroso e um lugar agradável, unindo do rústico ao moderno. Tem como missão proporcionar um ambiente agradável e amistoso, garantindo total satisfação dos clientes. Sua visão é tornar-se referência no ramo de café e seus derivados, com qualidade nos produtos e no atendimento. No entanto seus valores são: Comprometimento, Compromisso, Responsabilidade, Fidelidade, Ética e Qualidade.

O diferencial do Ponto do Café está na escolha dos itens de seu menu, pois há uma seleção cuidadosa de pratos e combinações tradicionais, que incluem desde o café com leite, chocolate quente, salgados mais refinados e toda linha de doces, muffins e brownies, que podem ser acompanhados de sorvete, milkshake, e o irresistível petitgateau. São ingredientes rigorosamente selecionados, a rapidez e a cortesia no atendimento, limpeza das instalações, cuidados com a decoração do ambiente, tudo concebido para proporcionar uma refeição saborosa, nutritiva e higiênica num ambiente descontraído e alegre para se passar momentos agradáveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)   pdf (541.2 Kb)   docx (382.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com